dcsimg

Como está o mercado de trabalho para contadores?

Descubra onde estão as melhores oportunidades para quem faz Ciências Contábeis e conheça boas faculdades para entrar com o pé direito nesta carreira!

Ciências Contábeis

Independentemente do cenário econômico, o trabalho de um contador é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.

Seu papel é orientar a empresa na tomada de decisões estratégicas que envolvam custos, investimentos, tributos, ampliação ou redução da estrutura. Quando o mercado está favorável, sua presença é importante para orientar a expansão. Quando os tempos estão difíceis, o contador ajuda analisando riscos e os investimentos necessários para que a organização se mantenha competitiva.

Não é à toa que Contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil: 93,8%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Como consequência, o curso de Ciências Contábeis está os que têm mais alunos matriculados no País.

Veja a seguir como está o mercado de trabalho para contadores, onde estão as melhores oportunidades, as dicas para crescer na carreira e boas opções de faculdade para quem deseja estudar Ciências Contábeis!

Sobre a carreira de contador

O contador é parte da estrutura básica de qualquer empresa ou organização, sejam elas públicas ou privadas. Sua principal missão é fazer registros contábeis, análise de custos e investimentos, orçamentos e orientar os demais gestores na tomada de decisão.

Estas são as principais funções que os contadores podem desempenhar:

  • Análise contábil
  • Análise tributária
  • Perícia contábil
  • Auditoria contábil
  • Fiscalização
  • Atuarial (seguros)
  • Consultoria
  • Ensino
  • Pesquisa

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem mais de 318 mil contadores em atividade no Brasil. Temos também quase 200 mil técnicos em Contabilidade registrados.

Mercado de trabalho para contadores

De uns anos para cá a Contabilidade tem ampliado bastante o seu alcance. O mercado de trabalho está favorável para quem pensa em abrir seu próprio negócio, assessorar a abertura de pequenas e micro empresas ou é especializado em algumas áreas da profissão. Por lei, cada novo empreendimento deve contratar os serviços de um contador.

Embora a concorrência na área seja alta, com mais de 300 mil profissionais em atuação e outros 350 mil que devem ingressar no mercado nos próximos anos, especialistas afirmam que ainda falta qualificação no mercado, principalmente em auditoria, análise financeira, contabilidade e finanças corporativas.

Segundo uma pesquisa da consultoria Robert Half para o setor de Finanças e Contabilidade, as maiores demandas por contadores devem aparecer nas seguintes áreas:

  • Gerência financeira
  • Controladoria
  • Análise de tesouraria
  • Auditoria
  • Análise contábil e fiscal

As empresas estão buscando profissionais com:

  • Grande conhecimento técnico
  • Inglês fluente
  • Perfil multidisciplinar
  • Tino comercial e empresarial

As áreas que mais têm contratado são as de serviços, tecnologia, varejo de luxo e comércio exterior.

Em empresas de grande porte, os diretores financeiros, controladores, gerentes contábeis, gerentes financeiros, gerentes de finanças corporativas e gerentes de tesouraria têm os maiores salários!

Outros dois campos que também têm crescido bastante são o de auditoria fiscal e o de consultoria.

A perícia contábil também está em alta. Esta atividade é desempenhada por contadores altamente especializados, capazes de identificar fraudes, desvios ou má utilização de recursos em empresas, órgãos públicos e instituições em geral.

Dicas para se dar bem no mercado de contabilidade

  • Desenvolva habilidades de comunicação e gestão de pessoas. A crescente importância da Contabilidade nas empresas exige dos profissionais um perfil mais dinâmico e integrado à estrutura organizacional.
  • Invista em cursos de especialização. Nesta área, quanto mais conhecimento diferenciado, melhor. O mercado está carente de profissionais bem qualificados.
  • Contadores com habilidade em gerenciamento de crises são disputadíssimos no mercado de trabalho.

Cursos na área de Contabilidade

A graduação em Ciências Contábeis é uma das mais populares do Brasil. Ocupa o quarto lugar na preferência nacional, com 353 mil alunos matriculados. Perde apenas para Direito, Administração e Pedagogia. Os dados são do Censo da Educação Superior, realizado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC).

No ensino a distância o cenário é semelhante, com Ciências Contábeis no quinto lugar e 85 mil estudantes matriculados.

O curso é um bacharelado com quatro anos de duração. Durante a graduação, o aluno terá contato intenso com disciplinas como Matemática, Economia, Análise de Custos, Operações Financeiras, Administração, Direito Tributário e Estatística. Também terá uma boa formação humanística, com aprofundamento dos estudos sobre Liderança, Ética, Sociologia e Comportamento Organizacional.

Ao se formar, quem quiser atuar como contador ainda terá que prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para obter o registro profissional. A prova é de alto nível e sua dificuldade é muitas vezes comparada à do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No Brasil ainda existem duas outras opções de formação para quem quer trabalhar em áreas ligadas à Contabilidade. Conheça a diferença entre elas:

Curso superior de tecnologia em Gestão Financeira

Os cursos de tecnólogo têm formação mais rápida e são ideais para quem quer entrar mais rapidamente no mercado de trabalho com um diploma de nível superior.

Na área de contabilidade existe o curso de Gestão Financeira. Nele, o estudante aprende a planejar a captação de investimentos, atuar na controladoria, entender investimentos, analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade. A duração é de dois anos, o curso pode ser feito tanto presencialmente quanto a distância e a área de atuação é mais específica do que um bacharelado. Isso significa que um tecnólogo em Gestão Financeira não pode exercer todas as funções de um contador. Ainda assim, a graduação permite entrar rapidamente no mercado de trabalho e oferece boa empregabilidade.

Curso técnico de Contabilidade

O curso técnico de Contabilidade é de nível médio e ensina o aluno a entender as principais informações contábeis e gerenciais: balancetes, escrituração contábil, controle de impostos, etc. É bastante popular no Brasil, mas indicado apenas para quem quer entrar no mercado de trabalho em posições iniciais, como auxiliar e assistente, por exemplo. Para conquistar melhores salários é importante buscar uma formação de nível superior.

Onde estudar para ser contador

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Ciências Contábeis.

Veja também:

Quanto ganha um contador?

Está animado para entrar no mercado de Contabilidade? Compartilhe suas expectativas com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin