dcsimg

Mercado de Trabalho e o Curso de Engenharia Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental está em alta devido à grande preocupação com a preservação dos recursos naturais e redução dos impactos ambientais causados pelas as indústrias.

O Mercado de Trabalho

A procura por novas oportunidades no mercado de trabalho é grande, mas antes de focar em alguma área torna-se importante analisar quais as profissões que estão em alta. O sucesso em alguns setores se dá pelo crescimento da economia brasileira e com isso a procura por mão de obra qualificada aumenta, fazendo com que muitas pessoas busquem o curso superior ou uma especialização.

Atualmente, são várias as áreas de trabalho em ascensão, como energia, tecnologia e meio ambiente. Focando no meio ambiente, encontra-se o curso de Engenharia Ambiental. O Engenheiro Ambiental irá garantir bons salários e possibilidades de crescimento dentro da empresa que estiver atuando, o que faz com que muitas pessoas comecem a se interessar por este curso.

O Engenherio Ambiental

O Engenheiro Ambiental atua tanto no meio urbano quanto no meio rural, procurando diagnosticar, manejar, controlar e tratar de problemas ambientais. Além do mais, ele pode analisar o problema e propor soluções, projetá-las, implantá-las e monitorá-las. Com estas funções, o Engenheiro Ambiental ganha maior destaque entre os outros profissionais desta área.

Grade curricular

As disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de Engenharia Ambiental incluem matérias direcionadas a Química, Biologia, Cálculo e também Monitoramento Ambiental, Estudo de Solo, Hidráulica, Cartografia, Sistemas de Gestão, Análise de Impacto Ambiental, Desenho Técnico, Estatística e Aulas Práticas de Campo.

Opções de atuação no mercado de trabalho

Ao abordar sobre as possíveis opções de trabalho deste profissional, encontram-se algumas atividades bem interessantes, como Controle de poluição, onde o objetivo é diminuir os efeitos negativos das indústrias e monitorar a qualidade da água, fiscalizando a liberação de gases prejudiciais ao ar.

A parte de Bioprocesso e biotecnologia, avaliam-se os efeitos de um processo ou produto no meio ambiente, buscando criar ferramentas para diminuir ou eliminar os impactos das indústrias. A Recuperação de áreas desenvolve e executa projetos para recuperar as áreas degradadas ou poluídas. O Planejamento e Gestão Ambiental elaboram relatórios e planos para garantir o uso correto dos recursos naturais, podem-se assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs.

Além disso, a parte de Saneamento é responsável por todo processo de abastecimento de água, realizando a coleta, tratamento e transporte de resíduos das indústrias, esgoto e lixos no geral. Outra opção é de Recursos Hídricos, onde se evita exploração dos rios e reservatórios, controlando a quantidade e a qualidade da água que será consumida.

Pós-graduação na área de Engenharia Ambiental

Para aquelas que já possuem uma graduação e desejam se especializar, existem vários cursos relacionados ao meio ambiente. Entre elas podemos citar:

  • Sustentabilidade Econômica e Ambiental;
  • Direito, Impacto e Recuperação Ambiental;
  • Mestrado em Engenharia Ambiental;
  • Saúde Pública e Meio Ambiente;
  • Doutorado em Meio Ambiente;
  • MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
  • Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social; entre outros.

Para todas as pessoas que sentem desejo de investir nessa área, agora é o momento, o mercado precisa de qualificação e meio ambiente é um tema fortemente abordado e cobrado por todos. Analise as informações do curso de Engenharia Ambiental, converse com amigos e familiares e faça a sua escolha com o sentimento de certeza. Pois assim, você irá obter grandes retornos profissionais e pessoais.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin