dcsimg

Como é o mercado de trabalho para Engenharia Civil?

Descubra como é o mercado de trabalho de Engenharia Civil e entenda por que este engenheiro está entre os profissionais mais disputados!

Engenharia Civil

A Engenharia Civil está entre as profissões mais requisitadas no mercado de trabalho brasileiro. É também uma das que registram os melhores salários entre os profissionais de nível superior e, além de tudo, ainda oferece uma alta taxa de ocupação, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A área é vital para a economia de um país. Com o investimento público em infraestrutura e o aumento do poder aquisitivo da população, principalmente da chamada Classe C, cresceu o ritmo de construção de prédios, estradas, portos, barragens, pontes, plataformas, shopping centers, túneis e viadutos.

Mesmo em tempos de economia incerta, o volume de empregos desse tipo de engenheiro se mantém em alta, com possibilidades de atuação em construtoras, escritórios de engenharia, indústrias, gestão de empresas e até mesmo no mercado financeiro.

Conheça em detalhes como está o mercado de trabalho para Engenharia Civil e que caminhos você precisará percorrer para ingressar nesta carreira!


O mercado de trabalho para Engenharia Civil

Tente fazer uma conta rápida de quantos edifícios residenciais estão subindo no seu bairro, na sua cidade. Também tente lembrar quantas estradas foram criadas, pontes erguidas, a quantidade de supermercados e shopping centers que surgiram perto de você.

É difícil encontrar uma cidade brasileira que não esteja vivendo um crescimento exponencial da construção civil. Por trás de cada um desses empreendimentos, em cada uma desses locais, está o talento de um engenheiro civil. E por trás do talento desse profissional está um mercado ávido por novos engenheiros, especialmente aqueles que possuem habilidades em gestão, além, é claro, de conhecimento técnico.

O engenheiro civil é responsável por projetos, análise, gerenciamento, execução, fiscalização e acompanhamento de todas as etapas de uma obra de construção.

Embora a economia brasileira tenha reduzido o ritmo de crescimento, o setor da construção civil ainda segue em alta no Brasil. O aumento do poder aquisitivo da população, investimentos dos governos federal, estaduais e municipais em infraestrutura, os grandes eventos esportivos (Copa e Olimpíadas) e a exploração do pré-sal são alguns dos fatores que mantêm o mercado aquecido.

Se você pretende ingressar no mercado de Engenharia Civil, é interessante conhecer alguns fatos:

1. É uma profissão que paga valores similares em todas as regiões do Brasil. Ou seja: o engenheiro civil não precisa migrar para os grandes centros urbanos para ter acesso a bons salários. Muito disso é devido, em parte, ao grande desenvolvimento do país como um todo nas últimas décadas.

2. A construção civil não é o único campo de atuação desse profissional. Pelo contrário, há uma ampla gama de opções que inclui:

  • Mineração
  • Equipamentos industriais
  • Consultoria
  • Materiais de construção
  • Telecomunicações
  • Setor financeiro
  • Administração
  • Docência de nível superior

3. Esse profissional é tão disputado no Brasil que antes mesmo de se formarem na universidade os estudantes de Engenharia Civil já encontram boas oportunidades em estágios e programas de trainee.

4. Há uma grande oferta de cargos públicos para engenheiros civis em prefeituras, empresas públicas, universidades e forças armadas.

Melhores oportunidades em Engenharia Civil

O perfil do mercado de Engenharia tem mudado bastante nas últimas décadas. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, o engenheiro civil consultivo e integrado ao negócio vem sendo cada vez mais demandado em diferentes segmentos.

Isso acontece, em parte, pelo modelo empresarial adotado ultimamente, que contempla a máxima produtividade com menor volume de recursos. Resumindo: o engenheiro que reunir o maior número de habilidades além das técnicas, vai se dar bem no mercado.

Uma segunda pesquisa, elaborada pela empresa de recrutamento executivo Michael Page mostra que, embora as oscilações econômicas possam afetar a expansão da área no país, os engenheiros civis brasileiros continuam a receber salários mais altos do que os mesmos profissionais no Canadá, na França ou na Alemanha.

Para quem quer entrar no mercado de Engenharia Civil pensando grande, os cargos de alta gestão em indústrias e grandes empresas são os que oferecem as melhores remunerações.

Mas para receber salários que podem chegar a valores equivalentes a 60 salários mínimos você vai precisar estudar muito, obter bastante experiência e desenvolver bem as habilidades mais cobiçadas deste mercado: técnica, gestão, visão estratégica e comunicação. É um ambiente extremamente competitivo e de altíssimo nível.

Como ingressar no mercado de Engenharia Civil

Para ingressar neste mercado é necessário, antes de tudo, fazer o curso superior de Engenharia Civil, com duração média de cinco anos. Em seguida, o profissional formado precisará obter registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). A profissão é regulamentada no Brasil desde 1933.

A faculdade de Engenharia Civil está entre as mais disputadas do Brasil, figurando com frequência entre Medicina e Direito no ranking das mais concorridas.

É possível fazer esta graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância.

A faculdade irá habilitar o profissional a atuar em todas as etapas de uma obra, do planejamento e desenho da planta até a definição dos materiais de acabamento, passando por um estudo rigoroso do solo, cálculo de custos, análises de viabilidade, coordenação de equipes e planejamento das instalações elétricas e hidráulicas.

No total, o Brasil tem mais de 310 mil engenheiros civis registrados em atividade. Os estados de São Paulo e Minas Gerais concentram a maior quantidade de engenheiros civis. Todos os anos, 40 mil novos engenheiros civis se formam, mas ainda é preciso mais profissionais para suprir as necessidades do mercado.

 

Onde estudar Engenharia Civil

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Engenharia Civil:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

E aí, ficou animado para ingressar no mercado de Engenharia Civil? Compartilhe suas ideias conosco!

Veja também:

A carreira em Engenharia Civil

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin