dcsimg

Como está o mercado de trabalho para Turismo?

Veja quais são as áreas mais quentes para quem quer trabalhar com Turismo no Brasil!

Turismo

Agências de viagens, hotéis, cruzeiros, eventos, empresas aéreas, clubes – quem trabalha com Turismo tem tanta área de atuação diferente que fica até difícil escolher.

A gente já sabe que um mercado amplo significa também mais oportunidades! Portanto, embora ainda não tenha desenvolvido totalmente seu potencial turístico, o Brasil tem muito a oferecer nesta área e isso só tende a se fortalecer.

Os grandes eventos esportivos dos últimos anos e a transformação radical na infraestrutura de aeroportos e cidades ajudaram a dar uma boa turbinada na carreira do profissional de Turismo.

Veja a seguir como está o mercado de trabalho para quem sonha em atuar na área de Turismo, as melhores oportunidades e algumas boas faculdades para ingressar nesta carreira!

Sobre a carreira em Turismo

Quando alguém fala que trabalha com Turismo, a gente imagina que aquela pessoa vive viajando, descobrindo novos mundos, frequentando as praias mais bonitas do planeta e se hospedando nos melhores hotéis.

Só que na prática não é bem assim. Trabalhar com turismo não significa apenas conhecer belas paisagens ou cenários históricos. A atividade exige muito gerenciamento, cuidado, planejamento e pesquisa. Para se dar bem nesse mercado será preciso investir bastante em estudos e pesquisas.

O profissional de Turismo pode atuar em muitos ramos. Isso inclui, por exemplo, visitar e negociar os locais de realização de determinados eventos (congressos, feiras, seminários, cursos, etc.), conhecer os hotéis que a organização irá recomendar aos participantes, definir a companhia aérea, a empresa que fará o traslado do aeroporto ao local de acomodação, a alimentação, os passeios turísticos e as confraternizações durante a programação.

E não para por aí. O profissional ainda tem que planejar o roteiro, a quantidade de pessoas, os horários de saída e chegada, a rota, dar explicações sobre a história e as particularidades do lugar, organizar o horário de retorno, conferir se todos estão presentes, conhecer bem locais que possam prestar pronto-atendimento, etc.

É um trabalho que exige tanto um espírito administrativo e organizador quanto o desbravador, aquele que gosta de explorar novos locais.

Falar mais de uma língua é indispensável para quem quiser se dar bem nesta profissão. Inglês é fundamental e o espanhol tem se tornado uma necessidade cada vez maior, dado que grande parte dos turistas que vêm ao Brasil são da América Latina.

Mercado de trabalho para Turismo

O mercado de Turismo tem um grande potencial no Brasil, mas ainda não é plenamente explorado. Para se ter uma ideia, a França recebe em média 83 milhões de turistas por ano. No Brasil esse número é de pouco mais de 6 milhões –muito abaixo de países como México (30 milhões), Malásia (28 milhões) e Arábia Saudita (19 milhões). Os dados são do Ministério do Turismo.

A boa notícia é que o número de visitantes vem aumentando ao longo dos anos. A desvalorização do real frente ao dólar deve atrair ainda mais turistas. Ou seja: podemos esperar também um aumento no mercado de trabalho para os turismólogos no Brasil.

Os empregadores mais comuns hoje são:

  • Agências de turismo
  • Hotéis e restaurantes
  • Empresas de transporte (avião, ônibus, navios, agências de traslado, etc.)
  • Empresas de produção e execução de roteiros turísticos
  • Coordenação de eventos
  • Consultoria a empreendimentos turísticos
  • Empresas de marketing de turismo

Algumas áreas têm se tornado especialmente interessantes no Brasil. A realização de grandes eventos esportivos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio abriram muitas oportunidades para quem trabalha com Turismo. A ampliação das redes de hotéis, dos aeroportos, a logística de transporte para levar e trazer tanta gente, os pontos turísticos, tudo isso tem contribuído para o salto da profissão.

Outra área quente é a de turismo de negócios, que ajuda a turbinar o fluxo de visitantes em cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Belém – que tradicionalmente não são consideradas cidades tão turísticas quanto o Rio de Janeiro e as praias do Nordeste, por exemplo.

Um ramo que está se desenvolvendo bem é o de consultoria. Muitas prefeituras de diversas regiões do Brasil têm contratado profissionais e agências para ajudar a identificar os potenciais turísticos da região. Aqui o turismólogo trabalha com uma equipe para definir o impacto das ações, como o meio ambiente e a cultura local devem ser tratados, o que deve ser trabalhado no marketing, as instalações a serem criadas, etc.

O ecoturismo também vem crescendo no País e já conta com muitas agências especializadas em roteiros alternativos.

Curso de Turismo

O curso de Turismo tem se tornado cada vez mais popular nas universidades brasileiras. É oferecido tanto em grau de bacharelado quanto tecnológico e pode ser feito presencialmente ou a distância.

Vamos entender a diferença entre eles:

Curso de bacharelado em Turismo – tem duração de quatro anos e forma profissionais com um perfil mais generalista. A graduação traz muitos fundamentos de Administração, Marketing, Sociologia, Geografia e Economia.

Curso Superior de Tecnologia em Turismo – tem duração de dois anos e é focado em aspectos mais práticos da profissão. É encontrado mais facilmente em universidades privadas. O curso trata de atividades de planejamento, execução e gerenciamento de atividades turísticas. O diploma também é de nível superior.

Curso a distância de Turismo – se você se interessa em fazer um curso a distância em Turismo, deve observar as opções oferecidas em cada universidade. Tem de bacharelado, de tecnologia e até de licenciatura (para dar aulas). Ah, a instituição precisa oferecer polos de apoio presencial na sua cidade, já que o MEC exige uma certa frequência de encontros presenciais. O diploma de Turismo a distância obtido em faculdade reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial!

Onde estudar Turismo

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Turismo.

Veja também:

Saiba mais sobre o curso de Turismo

Gostou das opções de trabalho em Turismo? Está pensando em seguir esta carreira? Fale com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin