dcsimg

Mudança de Carreira e Crescimento Profissional

As crescentes oportunidades diante o cenário brasileiro positivo e o reposicionamento profissional.

Cenário brasileiro positivo e as oportunidades profissionais

Nos últimos anos, o Brasil vem conseguindo se manter estável e até mesmo crescer frente as crises econômicas. Segundo dados do governo brasileiro, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 7,5% em 2010, enquanto as maiores economias do mundo tiveram um leve decrescimento. Ultimamente, a economia brasileira superou a inglesa, se tornando a sexta maior do mundo.
O crescimento traz junto com ele a necessidade de mão de obra qualificada. Em pesquisa realizada em 2009 (pelo Instituto Paulo Montenegro) mostra que o Brasil continua defasado na educação superior em 20% em relação aos países vizinhos, como Chile e Argentina.
Esse cenário traz projeções excelentes para quem já está no mercado. O aquecimento da economia e a entrada de capital estrageiro no país criam novas vagas, vagas melhores das que já existiam disponíveis.

Mudança de carreira – Oportunidades de Ascensão

Mudar siginifica sair da zona de conforto, envolve riscos grandes, assusta. Uma mudança também traz novos desafios, mais motivação e novas portas para o crescimento.
A escolha do novo rumo na carreira deve levar o auto-conhecimento em consideração. A escolha deve ser feita para um outro caminho que se encaixe melhor ao perfil da pessoa, garatindo assim a motivação para que a mudança seja feita por completa, sem desanimo frente aos percalços.
Com a escolha feita, deve-se procurar formas de atualização constante, aprender um novo idioma, fazer uma especialização na nova área, procurar aumentar o conhecimento e embasamento teórico. Quem deseja dar uma guinada na carreira deve se adequar as novas competências exigidas pelo mercado.
As modalidades desses cursos de especialização são infinitas. Desde os tradicionais mestrados das instituições de ensino até a modalidade mais moderna de educação a distância. Hoje em dia, já existem pós graduações, mestrados, MBA`s e cursos de especialização já são oferecidos em EAD (educação a distância), por preços razoáveis e acessíveis a quem está recomeçando.
O profissional que deseja se manter bem posicionado no mercado e deseja continuar crescendo deve se manter sempre atualizado, esses novos cursos a distância são uma boa maneira de manter a atualização constante também. O profissional deve procurar novas saídas e soluções para não ficar pra trás em conhecimento.
As empresas também devem prestar atenção ao profissional disposto a passar por uma mudança. A escassez de mão de obra especializada é um problema cada vez mais evidente e um profissional disposto a se capacitar para não cair na mesmisse deve ser valorizado dentro da organização ao invés de incentivado a manter a posição mesmo que insatisfeito.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin