dcsimg

Mude de carreira em 2014!

Mudar de carreira nem sempre é uma decisão fácil. Conheça algumas dicas que podem ajudar nesta nova etapa profissional!

Escolher a profissão certa é sempre uma dúvida para grande parte dos estudantes. Mas esta questão não está presente somente entre os alunos. Esta é uma dúvida que ocorre com freqüência também entre os profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho. Porém, decidir mudar de carreira pode ser uma decisão difícil.

carreira

Trocar de profissão é uma decisão que deve ser feita com calma. O profissional deve analisar com cautela os motivos desta necessidade aparente, além de avaliar os pontos positivos e negativos. Mudar de carreira poderá gerar também um impacto financeiro. Por isso, é importante refletir sobre os objetivos almejados para esta nova etapa.

Para os profissionais decididos na busca da felicidade diante o mercado de trabalho, é interessante verificar algumas dicas imprescindíveis!

Avalie suas opções

Avaliar as opções que possui é um dos primeiros passos para decidir que deseja mudar de carreira. Busque pelas áreas com as quais você se identifica. Também é importante considerar o porquê dessa mudança, e buscar por carreiras que lhe tragam satisfação profissional. Um outro ponto importante a ser destacado é nunca deixar de ser profissional, sempre faça o melhor que puder, mesmo que você esteja insatisfeito com o rumo atual da carreira.

Faça novos cursos e atualize-se!

Ao decidir mudar de carreira, é importante que você recicle cursos já feitos e se atualize, sempre buscando ser o melhor profissional. Cursos de pós-graduação sempre são uma ótima escolha. Além de serem direcionados para uma área específica, atualizam seus conhecimentos. Ler artigos sobre o campo no qual deseja ingressar também é uma ótima escolha.

Coaching!

A expressão coaching é conhecida como um conjunto de metas a serem cumpridas para se atingir um determinado objetivo. Fazer coaching da sua carreira poderá ser um ótimo estímulo, pois proporcionará o autoconhecimento necessário para entender os reais motivos da decisão de mudar de carreira. Além disso, através do coaching você poderá definir suas metas, iniciando esta nova etapa de maneira estruturada.

Avalie os pontos negativos

Uma mudança não acontece do dia para a noite. Ao decidir mudar de carreira lembre-se que isto poderá ser um processo lento, seja paciente! Além disso, a remuneração pode ser menor do que o esperado, já que você não possui experiência nesta nova área. Levará algum tempo para que você ganhe a confiança de seus superiores. Seja perseverante e não desanime!

Faça uma análise do mercado

Analise como está o mercado de trabalho para a área na qual você deseja ingressar. Mapeie quais as oportunidades de emprego você terá neste campo. É importante também verificar se esta área já não está saturada. É necessário avaliar se a sua mudança será promissora, se você terá oportunidades de emprego e se fará uma boa transição.

Seja paciente!

Como já foi dito anteriormente, uma mudança não ocorre repentinamente. Ao decidir qual será o seu novo rumo profissional, pesquise quais serão os possíveis desafios e tempo necessário para adaptação. Não se esqueça que em qualquer área você terá muitas pedras pelo caminho.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin