dcsimg

O que é Formação Continuada?

Entenda o que são os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

professor-ead

Ensinar uma ocupação para quem precisa entrar logo no mercado de trabalho e aprimorar os conhecimentos de profissionais que já trabalham, são os objetivos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, os FIC. Eles são de curta duração, focam nos aspectos práticos da profissão e têm alta taxa de empregabilidade, pois atendem as necessidades do mercado em cada região do País.

A lista de cursos disponíveis de formação continuada é grande, com mais de 600 opções que atendem os mais variados setores, como tecnologia, informática, restaurantes, indústria petroquímica, cinema e TV, construção civil e transporte, apenas para citar alguns.

Oferecidos gratuitamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, os cursos FIC fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Desempregados, beneficiários de programas de transferência de renda (como o Bolsa Família) e pessoas de baixa renda têm prioridade para ocupar as vagas nesses cursos de formação profissional.

Saiba como funciona a formação continuada e onde encontrar os cursos que podem garantir uma carreira até para quem não terminou o Ensino Fundamental.

Como funciona a Formação Continuada

Focados nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro, os cursos de Formação Inicial e Continuada desenvolvem as competências necessárias para o aluno ter uma ocupação, possibilitando uma rápida entrada no mercado de trabalho, ou ajudam profissionais que já estão no mercado a atualizar seus conhecimentos, podendo assim atender as exigências das empresas contratantes e conseguir um salário maior.

Esses cursos são destinados a pessoas com diferentes graus de escolaridade.  Existem opções até mesmo para quem só conseguiu concluir a 4a série do Ensino Fundamental.

Onde encontrar cursos de Formação Continuada

Os cursos de Formação Continuada são oferecidos em todo o País por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e por instituições do Sistema S (Senac, Senai etc.).

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma das formas de ingresso nos cursos FIC. No portal oficial do Pronatec (pronatec.mec.gov.br) é possível consultar todos os cursos de qualificação profissional disponíveis, filtrando a busca por estados, municípios e grau de escolaridade exigido.

Lista de Cursos de Formação Inicial e Continuada

Os cursos FIC formam e qualificam profissionais para todos os setores da economia, desde indústria, e comércio até serviços. Além de cursos que ensinam uma profissão específica, como pintor, cabeleireiro e zelador, a qualificação profissional passa também por competências mais gerais, que podem ser utilizadas em diversas profissões, como os idiomas Inglês e Espanhol.

No site do Pronatec existe um Guia de Cursos FIC, atualizado periodicamente, com mais de 600 opções. O material está organizado em 12 áreas, chamadas de “Eixos Tecnológicos”:

  • Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Você pode consultar o catálogo dos cursos de formação inicial e continuada na página: pronatec.mec.gov.br/fic.

Formação Continuada para Professores

O Governo Federal tem também uma série de iniciativas de formação continuada na área de educação, principalmente para professores do ensino fundamental e do ensino médio. Conheça as principais:

  • Procampo: O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) oferece cursos superiores de licenciatura voltados para professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas públicas rurais. O processo de inscrição é feito nos institutos de educação participantes.
  • Parfor: O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) oferece cursos gratuitos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica. As inscrições são feitas na Plataforma Freire: freire.mec.gov.br.
  • UAB: A Universidade Aberta Brasileira (UAB) tem cursos a distância gratuitos para qualificação de professores. Saiba mais no site: uab.capes.gov.br.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin