dcsimg

O que é Marketing?

Descubra o que é Marketing, as especialidades da carreira e as opções de curso para quem quer seguir esta profissão!

University students working together on project

Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas para compreender as necessidades dos clientes e do mercado e atendê-las da melhor forma.

Embora o conceito seja bastante ligado à área de vendas, o Marketing envolve diversas etapas que acontecem antes e depois da comercialização de um produto ou serviço.

Essa área do conhecimento também envolve a gestão da imagem de uma marca e o relacionamento de instituições com seus clientes, parceiros e sociedade. Os profissionais formados em Marketing têm uma rotina de trabalho bastante dinâmica e diferentes oportunidades de atuação.

Conheça melhor o conceito de Marketing, as principais características da carreira onde estudar!

Conceito de Marketing

A palavra Market, do inglês, significa mercado. O termo Marketing é utilizado para o estudo dos mecanismos que orientam as relações de troca de produtos, serviços ou ideias. Neste processo são considerados os benefícios de quem vende e também a satisfação de quem adquire.

O grande ideal da área de Marketing é buscar e promover o crescimento das vendas e a satisfação dos consumidores de forma conjunta. Uma das estratégias mais conhecidas da área para alcançar bons resultados no mercado é o estudo dos 4Ps: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Ao entender esses quatro elementos, fica mais fácil ainda entender o que é Marketing:

  • Preço

Define do valor a ser cobrado por um produto ou serviço. O preço precisa ser atraente ao consumidor, respeitar os parâmetros da concorrência e, ao mesmo tempo, garantir receita suficiente para quem fornece o produto ou presta aquele serviço.

  • Praça

Determina a cadeia de distribuição, desde a criação de um produto ou serviço até a entrega final ao comprador. O consumidor ou usuário precisa ter fácil acesso ao produto ou serviço. A logística da distribuição deve ser eficiente para garantir essa entrega de forma rápida, segura e com o menor custo possível.

  • Produto

É preciso conhecer a fundo as necessidades do consumidor para desenvolver um produto ou serviço que satisfaça seus desejos e se destaque entre os concorrentes.

  • Promoção

São as estratégias de divulgação de um produto ou serviço. O planejamento de Marketing precisa definir as campanhas, a periodicidade, as ferramentas e os meios de comunicação adequados para atingir o público-alvo.

Tipos de Marketing

O mercado cada vez mais diversificado tem possibilitado diferentes especializações na carreira de Marketing. Muitas instituições de ensino vêm oferecendo também cursos superiores com currículos focados em diferentes habilitações.

Conheça melhor as áreas em que este profissional pode atuar:

  • Marketing Estratégico: envolve o estudo de mercado e o desenvolvimento de produtos ou serviços.
  • Marketing Operacional: é o trabalho voltado para a elaboração de campanhas e estratégias de venda.
  • Marketing Digital: utiliza a internet e as mídias sociais para estabelecer, desenvolver e aprimorar o relacionamento com clientes.
  • Endomarketing: promove ações corporativas voltadas ao relacionamento com os colaboradores.
  • Marketing de Relacionamento: são os canais de comunicação pós-venda. Também é utilizado nas relações com fornecedores e parceiros.
  • Marketing Esportivo: voltado ao patrocínio de equipes e realização de eventos esportivos.
  • Marketing Político: promove a imagem de um político ou candidato junto ao seu eleitorado.
  • Marketing Social: promove uma causa ou conceito para conscientizar e informar a população.
  • Marketing Cultural: associa marcas, produtos e empresas a projetos culturais por meio de apoios e patrocínios.
  • Neuromarketing: estuda as reações dos consumidores quando estão expostos a imagens, vídeos e anúncios.
  • Marketing Antropológico: investiga o comportamento dos consumidores ao fazerem suas escolhas de compra.

Marketing é Publicidade?

Confundir Marketing com Publicidade é bastante comum. São áreas de igual importância e atuam em parceria, mas com funções diferentes. A Publicidade é mais voltada à divulgação de um produto ou serviço. Já o Marketing prevê o gerenciamento de um processo mais amplo.

Por exemplo: A criação do anúncio, adequado às diferentes mídias, e o acompanhamento de sua veiculação, são ações da área de Publicidade. Já o Marketing avalia o retorno desse anúncio publicitário, o peso do produto no mix de vendas da empresa, a satisfação dos clientes e as datas dos próximos lançamentos, entre outros aspectos que acontecem antes, durante e depois da atuação da Publicidade.

Onde estudar para seguir a carreira de Marketing

O curso superior de Marketing é oferecido nas modalidades presencial e a distância.

Na graduação em Marketing, os alunos têm contato com áreas do conhecimento bastante diversificadas, como por exemplo:

  • Matemática
  • Estatística
  • Comunicação
  • Gestão de Negócios
  • Comportamento do Consumidor
  • Pesquisa de Mercado

Existem dois tipos de curso superior para quem quer trabalhar com Marketing:

  • O bacharelado em Marketing tem duração média de quatro anos e grade curricular equilibrada entre aspectos teóricos e práticos da profissão.
  • O curso tecnológico em Marketing é mais curto, com duração de dois anos. As matérias são mais voltadas à parte prática, a formação é mais específica e voltada para as necessidades do mercado de trabalho.

Existem cerca de 400 instituições de ensino no Brasil autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer curso superior de Marketing. Conheça algumas:

Ficou interessado em seguir carreira na área de Marketing? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin