dcsimg

O que faz um Engenheiro Mecânico?

Veja como é o dia a dia dos profissionais de Engenharia Mecânica e descubra onde estudar para ingressar nesta carreira promissora!

mecânico

O engenheiro mecânico é responsável por desenvolver máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria: automotiva, aeronáutica, eletrodomésticos, informática e afins.

É uma profissão muito dinâmica, que exige olho vivo para detalhes, capacidade de supervisionar processos produtivos e, principalmente, saber trabalhar em equipe.

Além de tudo, a Engenharia é uma profissão mais do que necessária no Brasil. O volume de profissionais existentes hoje não consegue preencher a demanda do mercado, que continua a crescer independentemente da situação econômica.

Saiba mais sobre o que faz um engenheiro mecânico e veja onde estudar para se destacar nessa área!

A profissão de Engenharia Mecânica

O trabalho fundamental do engenheiro mecânico é desenvolver, projetar, construir, supervisionar e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Aos poucos o campo de atuação deste profissional foi se expandindo até englobar todo o processo produtivo da área na qual trabalha. O engenheiro mecânico continua, sim, a pensar em máquinas, mas aprendeu a usar o dinamismo da sua formação em outras atividades.

Tem engenheiro mecânico trabalhando diretamente na linha de produção de indústrias, fazendo pesquisa tecnológica e trabalhando com testes de equipamentos. Também é possível encontrá-los ajudando a equipe de vendas, contribuindo com a área de marketing, dando apoio ao departamento de recursos humanos e estabelecendo uma relação mais sólida com fornecedores.

Quem desenvolve habilidades de gestão de pessoas e projetos, aliás, tem muito mais chances de se dar bem nessa profissão. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria em recrutamento Robert Half, os engenheiros com visão de negócios e que sabem lidar com funcionários e fornecedores tendem a receber os salários mais altos da profissão, algo em torno de R$ 45 mil mensais para cargos de diretoria.

Atualmente, quem mais emprega engenheiros mecânicos são:

  • Indústria Automobilística
  • Indústria Metalúrgica
  • Indústria Petroquímica
  • Bancos
  • Setor Público

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relevou que, até 2020, o Brasil irá demandar a mão de obra de mais de um milhão de novos profissionais da área!

O mesmo estudo revela que a área tem uma empregabilidade superior a 95% e um dos melhores salários do País. Por isso, não se espante se durante a faculdade você conseguir um bom estágio e já se formar com um emprego garantido.

A Engenharia Mecânica é uma profissão regulamentada. Por lei, só quem possui diploma de curso superior na área pode exercer a profissão. Também é preciso ter registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Como se tornar engenheiro mecânico

Para entrar na profissão de engenheiro mecânico, você vai ter que ralar um bocado mesmo antes de entrar na faculdade.

Conseguir uma vaga em um curso de Engenharia Mecânica não é tarefa fácil. A graduação nem sempre aparece entre as mais concorridas, mas certamente tem uma das notas de corte (nota mínima para conseguir uma vaga) mais altas.

Ou seja: não basta apenas dobrar o volume de estudos, tem que ficar entre os melhores. E para isso será necessário ter muita afinidade com matérias como Física e Matemática e fazer bonito na prova de seleção, seja ela qual for (ProUni, Sisu ou Vestibular).

O curso dura cinco anos, com um volume grande de disciplinas específicas e aulas em laboratório em tempo integral, que incluem:

  • Cálculo
  • Desenho Técnico
  • Dinâmica e Estática
  • Elementos de Máquinas
  • Eletricidade e Eletrotécnica
  • Física
  • Mecânica dos Sólidos
  • Metrologia e Instrumentação
  • Processos de Fabricação
  • Robótica
  • Soldagem e Fundição
  • Termodinâmica

Uma dica importante: antes, durante e depois da graduação, invista em aprender outros idiomas. A Engenharia Mecânica é uma profissão universal e o trabalho diário envolve ter acesso a muitos conteúdos em inglês, francês e alemão. Fora que saber mais de um idioma amplia muito as possibilidades de trabalho. Existem muitas oportunidades de estágio no exterior – o que pode ser um bom diferencial para a sua carreira.

Engenharia Mecânica a Distância

O curso de Engenharia Mecânica também pode ser feito na modalidade a distância. O tempo de duração é o mesmo e a grade curricular é bem semelhante, apenas com variações normais entre uma faculdade e outra. O que muda é a dinâmica de estudos.

Com mais flexibilidade de tempo, o aluno pode estudar algumas disciplinas em casa, com a ajuda de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – uma plataforma digital com videoaulas, textos, fóruns e apoio de monitores.

Vale lembrar que, como se trata de um curso com muitas atividades práticas, será obrigatório se deslocar com frequência para algum dos polos de apoio presencial mantidos pela faculdade.

Apenas duas universidades brasileiras oferecem este tipo de graduação:

Cursos de tecnólogo ligados à Engenharia Mecânica

Existem dois cursos superiores de tecnologia que podem ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho relacionado à engenharia mecânica mais rapidamente. Conheça-os:

Mecânica de Precisão

O tecnólogo em Mecânica de Precisão é treinado para projetar, montar e instalar sistemas mecânicos, integrando técnicas mecânicas e eletrônicas. Também pode trabalhar com controle de qualidade, testes de avaliação e segurança de produtos.

Manutenção Industrial

O tecnólogo em Manutenção Industrial faz o planejamento e a manutenção de sistemas elétricos e mecânicos na indústria. Agrega conhecimentos das engenharias Elétrica e Mecânica. Trabalha com controle de qualidade, gerencia equipes, faz manutenção de máquinas e equipamentos.

Os cursos de tecnólogo na área da Mecânica têm em média três anos de duração e são focados em uma área específica da profissão. São pensados para atender a demandas do mercado, o que aumenta as chances de conseguir emprego mais rapidamente.

O diploma é de nível superior, e o profissional pode usá-lo para concorrer a cargos mais elevados, fazer concurso público ou entrar em pós-graduação.

Onde estudar

O curso de Engenharia Mecânica é encontrado com facilidade nas principais faculdades públicas e privadas por todo o País. Para que seu diploma tenha validade, a instituição de ensino precisa ter autorização do Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia Mecânica:

Cursos de Tecnólogo:

Mecânica de Precisão

  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – Privada
  • Faculdade Educacional Araucária (FACEAR) – Privada
  • Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) – Pública
  • Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim (FATECMM) – Pública

Manutenção Industrial

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Pública
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Pública
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) – Privada
  • Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) – Privada

Veja também:

Quanto ganha um Engenheiro Mecânico?

Está interessado em seguir carreira na Engenharia Mecânica? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin