dcsimg

As oportunidades com os cursos de Pós-Graduação

As diversas oportunidades com os cursos de pós-graduação e as estratégias de atuação dos mesmos. Entendas as vantagens de curso para reposicionamento em sua carreira.

MBA, Especialização ou Mestrado?

Muitos profissionais e até mesmo os recém formados querem se aprofundar ainda mais em algum assunto específico visando em muitas vezes o reposicionamento profissional. Nesse momento, surge a grande dúvida: dentre as diversas opções nas instituições de ensino superior, qual curso ou modalidade de pós-graduação é a mais indicada?
Pós-graduação, como o próprio nome diz, é um curso feito após a conclusão da graduação. Tais cursos de pós-graduação são separados, segundo o Ministério da Educação (MEC), em dois tipos distintos: stricto sensu (do latim, indicando sentido estrito) e lato sensu (também em latim, indicando sentido amplo).
Para que um aluno seja bem sucedido em um curso de lato sensu, é necessário que seja aprovado nas avaliações das disciplinas e escrever uma monografia de conclusão. Já os cursos de stricto sensu são mais longos e com uma profundidade maior na especialização do aluno, exigem uma tese para que sejam concluídos com sucesso, além da aprovação nas disciplinas do curso.
De forma objetiva, a pós-graduação latu sensu engloba os cursos de especialização, e a pós-graduação strictu sensu os cursos de mestrado (e também doutorado).

O que é o MBA?

O MBA é a sigla para Master in Business Administration (em português: Mestre em Administração de Negócios), sendo o curso de pós-graduação focado especificamente na área de gestão e administração.
O curso de MBA surgiu nos Estados Unidos da América, onde é considerado mestrado, há mais de 30 anos. No Brasil há grande popularização, tendo esta início a cerca de dez anos. Devido ao grande sucesso da implantação destes cursos no exterior, houve grande interesse também que o mesmo fosse ministrado no Brasil, visando explorar todo o potencial de empreendedorismo e negócios, além de ser um curso muito visado para reposicionamento na carreira e sobretudo necessário aos carros de diretoria.
De forma objetiva, o MBA é um curso focado em mercado e normalmente seus alunos são profissionais que já tem uma posição e estão buscando cargos mais altos, principalmente se o alvo é a diretoria de alguma área específica. Uma das grandes vantagens destes cursos ainda é o networking formado dentro de sala de aula com as experiências de diversos profissionais de empresas distintas.

Para informações sobre MBA online: MBA EAD em São Paulo

O que é a especialização?

Quando há uma citação pouco específica de um estudando ou profissional indicando que está focado em um curso de pós-graduação, geralmente está referência é ligada a um curso de especialização. Lembrando que esta modalidade de curso é lato sensu e, segundo a legislação brasileira, deve ter duração mínima de 360 horas. Cursos de especialização feitos a distância, na modalidade de educação a distância (EAD) tem a mesma validade de cursos presenciais, desde que reconhecidos pelo MEC.
As universidades brasileiras tem liberdade para gerenciar seus cursos de pós-graduação, havendo certa autonomia. Usualmente o requisito sempre necessário é o aspirante já ter concluído curso de graduação, sendo que em alguns casos é indicado atuação e experiência na área.
Os cursos de especialização são direcionados a atuação do profissional em sua área e a atualização do graduado que busca estar sempre em contato com o estado da arte em seu campo de atuação.

O que é o mestrado?

O mestrado é considerado, no Brasil, como o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu. É uma preparação mais profunda que tem por objetivo a área acadêmica, ou seja, formar professores para lecionar em universidades públicas e privadas, além de atuar em áreas de pesquisa.
O processo seletivo de um mestrado é muito mais concorrido do que das demais pós-graduações. Durante o programa o aluno desenvolve um projeto, que no final vira uma tese a ser defendida perante uma banca. O trabalho do mestrando é sempre discutido e acompanhado por um professor, conhecido também como orientador do aluno.
Alguns alunos conseguem bolsa pelas instituições fomentadoras de pesquisa, como a CAPES e a CNPq, tais bolsas são geralmente muito disputadas, sendo que os alunos beneficiados devem cumprir algumas tarefas extras, como o estágio de docência. É interessante ressaltar que os programas de mestrado estão presentes tanto em instituições particulares, quanto públicas.

Qual o próximo passo?

A decisão de qual das linhas de pós-graduação seguir depende de quais são os objetivos profissionais. Todo tipo de programa de pós-graduação é bem visto, porém é interessante que o profissional possua uma estratégia de atuação.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin