dcsimg

Publicidade ou Marketing: qual a melhor opção?

Em dúvida entre Publicidade e Marketing? Descubra a carreira que mais combina com você e veja onde estudar para se destacar no mercado!

redesocial-peq

Se você perguntar para as pessoas qual a diferença entre Publicidade e Marketing, a maioria provavelmente não vai saber explicar. Essas duas áreas trabalham em conjunto e são de fato muito próximas – mas no dia a dia são bem diferentes!

A Publicidade trabalha com técnicas de divulgação de produtos, serviços e ideias. É uma atividade que normalmente envolve bastante criatividade.

Já o Marketing tem uma pegada mais estratégica. É a área que desenvolve estudos de mercado, analisa tendências de consumo e define o posicionamento comercial de uma empresa, por exemplo.

Mas as diferenças não param por aí. Se você ainda não conseguiu se decidir, confira o guia que preparamos para você!

Diferenças entre Publicidade e Marketing

A Publicidade trabalha com todo o processo de divulgação de produtos e serviços – desde a ideia inicial até a confecção de um anúncio. É a profissão que dá corpo à famosa frase: “a propaganda é a alma do negócio”.

O trabalho do publicitário está onde quer que a gente olhe: na TV, num ônibus, nas rádios, nas camisetas dos times de futebol, na internet… até no celular já recebemos anúncios, banners e vídeos tentando vender produtos ou serviços.

Se você se considera uma pessoa criativa, que gosta de pesquisar o que há de novo no mundo do design, da propaganda e do consumo, pode ter certeza que já deu o primeiro passo para entrar no ramo publicitário.

Já no Marketing, as atividades vão além de criação e divulgação. É uma atividade estratégica, que exige do profissional um estudo intensivo de mercado para conseguir desvendar o perfil do consumidor e definir ações adequadas de comunicação e venda.

Os profissionais de Marketing têm a missão de zelar pela imagem da organização para a qual trabalham e posicionar seus produtos e serviços de forma a gerar um impacto positivo junto ao público-alvo.

Se você gosta de atividades que envolvam estudos de mercado, perfil do consumidor, estratégias de comunicação, então o Marketing pode ser uma boa escolha para você!

O que se estuda em Publicidade e em Marketing

A formação em Publicidade envolve estudos nas áreas de Sociologia, Economia, Comunicação, Ética, Mercado, Fotografia, Redação Publicitária, Produção Visual, Vendas e Planejamento Publicitário.

Já as disciplinas de Marketing trazem conteúdos de Lógica, Estatística, Administração, Psicologia, Comportamento do Consumidor, Gestão, Finanças, Estratégia, Marcas e Economia.

Mercado de trabalho

O mercado para Publicidade está em expansão, principalmente para aqueles que estão por dentro dos novos formatos de publicidade em plataformas móveis (celulares e tablets) e serviços diferenciados via internet. É uma área bastante concorrida. Se você for encarar a profissão, é bom investir em cursos complementares sobre tendências de mercado, arte, design e propaganda.

Os maiores empregadores do publicitário ainda são as agências de propaganda, mas também é possível encontrar trabalho em prestadoras de serviço (produtoras de vídeo, áudio e internet), grandes empresas, consultorias, organizações não governamentais e no setor público.

O Marketing também é uma carreira em expansão. Seja em tempos de economia vibrante ou de recessão, o trabalho do profissional da área é sempre necessário. Aqueles que desenvolvem habilidades de gestão e visão de negócio são mais procurados e tendem a receber salários mais altos. A carreira foi apontada por consultorias em Recursos Humanos como uma das mais promissoras do mercado, junto a Finanças, Engenharia e Logística.

As empresas precisam se antecipar à concorrência e satisfazer os desejos de seus clientes, lançando produtos ou oferecendo serviços inovadores antes dos demais – o que é, basicamente, o trabalho da área de Marketing. O mercado valoriza profissionais capazes de desenvolver estudos para saber exatamente qual é esse produto e esse serviço e definir a melhor forma de vendê-lo.

Onde estudar

Veja algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC onde você poderá encontrar as graduações em Publicidade ou Marketing:

Publicidade

O curso de Publicidade e Propaganda (às vezes também encontrado como Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) é um bacharelado de quatro anos. É fácil encontrá-lo nas principais instituições de ensino públicas e privadas por todo o Brasil.

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Marketing

O curso de Marketing (geralmente encontrado como Comunicação e Marketing) também é oferecido em grau de bacharelado e tem, em média, quatro anos de duração. Porém, é encontrado principalmente em universidades privadas – apenas uma universidade pública tem essa graduação.

Veja também:

Quanto ganha um profissional de Marketing?

Já sabe qual dessas carreiras se encaixa melhor em seu perfil? Prefere trabalhar com Publicidade ou Marketing? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin