dcsimg

Quanto ganha a mais um profissional com Especialização

Conheça os principais motivos para fazer uma especialização e veja quais são as áreas mais promissoras para este tipo de curso!

epecialização

A necessidade de capacitação profissional tende sempre a aumentar diante a riqueza de novas informações em diversas áreas. É de extrema relevância dar continuidade aos estudos, mesmo depois de graduado, e isto se deve a vários motivos. Primeiramente as empresas têm tido um nível de expectativa muito alto em relação ao conhecimento que os recém-formados apresentam. Devido a este fator, aqueles profissionais que se especializam e aprimoram seus conhecimentos, têm mais chances de se manter no mercado.

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, é de extrema importância que os profissionais busquem aumentar seus conhecimentos e se tornem mais qualificados. Em algumas áreas, como a área da Tecnologia da Informação (TI) e de Recursos Humanos, a preferência é por profissionais que possuem uma especialização.

especialização

De acordo com uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), profissionais que possuem pós-graduação recebem cerca de 66% mais do que seus colegas que possuem somente graduação. Ter uma especialização aumenta em torno R$ 1.800,00 a mais no salário, sendo que em algumas carreiras esse valor pode ser triplicado. Porém, é importante que o profissional escolha com antecedência em qual área irá se especializar. Também é considerável escolher um curso que tenha reconhecimento do MEC, pois o mesmo precisa ser de qualidade. Conheças os principais cursos de pós-graduação e qual o aumento salarial com cada um deles!

Medicina

São inúmeros os cursos de especialização em Medicina. A duração de cada um deles varia, alguns duram cerca de 2 anos, outros podem chegar a 4 anos. Profissionais que possuem uma pós-graduação em Medicina podem chegar a ter salários até 33% maiores.

Engenharia de Produção

O curso de especialização em Engenharia de Produção está voltado para a área da Gestão de Produção e de Serviços. O curso possui duração média de 12 meses, podendo possuir um tempo maior de duração. O salário para profissionais que possuem uma especialização em Engenharia é cerca de 27% maior do que dos profissionais que possuem uma graduação.

Administração

Existem inúmeras especializações na área da Administração. Elas visam o desenvolvimento de atitudes e habilidades desenvolvidas durante o curso de graduação do aluno, com ênfase no conhecimento teórico e prático. Os cursos buscam unir a teoria com a prática, sempre com foco na área escolhida pelo aluno. Possuem duração entre dois e três anos. Os profissionais de Administração que possuem uma especialização tem em média o dobro dos salários de seus parceiros.

Ciência da Computação

Profissionais ligados à área da Tecnologia da Informação (TI) são uns dos que mais necessitam fazer uma pós-graduação. Isso ocorre principalmente devido a necessidade de estar sempre atualizado, já que a área da tecnologia está em constante mutação. Os cursos de especialização na área da Ciência da Computação tem como principal objetivo tornar os alunos aptos a atuar na gestão, no planejamento e na implementação de projetos. Os cursos possuem duração média de um ano e meio a dois anos. Os profissionais da área da TI que possuem um curso de pós-graduação possuem salários cerca de 42% maiores do que seus colegas graduados.

Análise Financeira

O curso de especialização em Análise Financeira tem como principal objetivo formar profissionais que tenham habilidades e conhecimentos para a utilização de ferramentas técnicas. O curso possui duração média de dois anos. Os analistas financeiros que possuem uma especialização tem o salário cerca de 25% maior do que seus colegas.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin