dcsimg

Saiba as metodologias de ensino disponíveis nas aulas de inglês

Conheça as principais metodologias de ensino utilizadas nas aulas de inglês e veja qual se adequa melhor as suas preferências e expectativas!

Ter fluência na língua inglesa se tornou um requisito essencial para profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho ou que almejam melhor qualificação profissional. Esse fato é recorrente da necessidade em ter um idioma universal para a comunicação no mundo globalizado – o inglês. Devido este fato, ter conhecimento na língua inglesa se tornou uma necessidade básica para qualquer tipo de profissional. Ter domínio no idioma é sinônimo de crescimento pessoal e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

inglês

O inglês se tornou a língua oficial do mundo dos negócios, tornando a comunicação mais rápida e homogênea entre empresas de todo o mundo. Ter fluência neste idioma pode significar uma oportunidade em ter salários maiores, além de que, profissionais com conhecimento na língua inglesa possuem o dobro de chances de ascensão no mercado de trabalho quando comparados com colegas que não possuem fluência.

Atualmente são inúmeros os cursos de inglês, aumentando as chances de profissionais que desejam aprender o idioma. Antes de escolher qual curso fazer, é importante verificar qual a metodologia de ensino utilizada pelo mesmo. Veja algumas das principais metodologias de ensino utilizadas nas aulas de inglês:

Tradicional

É a metodologia de ensino mais antiga. Surgiu a partir do iluminismo e tinha como objetivo ensinar o latim e o grego aos alunos. As aulas de inglês que são ministradas com este tipo de ensino incentivam os alunos a utilizar a tradução literal das palavras, através do ensino da gramática normativa. As aulas são expositivas e possuem uma grande carga de teoria, com exercícios para memorização do conteúdo ministrado. O aprendizado do aluno na língua inglesa é feito através da tradução de palavras ou de um texto inteiro e da memorização do vocabulário e das regras gramaticais da língua inglesa. Utiliza as avaliações, e o professor é considerado o detentor do saber.

Direta

É uma metodologia de ensino que tem como principal objetivo a integração social dos alunos. Nela, os alunos compartilham os conhecimentos que possuem. É oposto ao método de ensino tradicional. As aulas de inglês, através desta metodologia de ensino, são ministradas com o contado direto com a língua. Além disso, os alunos só podem se comunicar em inglês durante as aulas. São usados gestos, imagens e simulações para a comunicação, sempre na língua inglesa.

Audiolingual

Este método de ensino possui foco na fala e na audição do inglês, ao invés de utilizar da escrita e da leitura. As aulas são ministradas somente na forma oral, através de um processo mecânico de perguntas e respostas, onde são reforçadas as respostas corretas. Possui grande ênfase nas estruturas linguísticas. As aulas de inglês são ministradas por um processo de imitação e de repetição, onde os alunos repetem frase a frase, até que o diálogo seja memorizado. Nesta metodologia de ensino da língua inglesa os alunos não são expostos a gramática do idioma, pois os mesmos aprendem pela repetição e não por explicações e análises gramaticais.

Sociointeracionista

É a metodologia de ensino mais recente. É o método defendido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nela o ensino do inglês se dá através da comunicação entre os alunos, ou seja, da troca de experiências. As aulas são ministradas apoiadas no convívio social dos alunos, com ênfase em situações reais. Além disso, utiliza a reflexão, se utilizando de diversos gêneros textuais.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin