dcsimg

Tenho perfil para trabalhar em multinacional?

Conheça as principais características das empresas multinacionais e veja quais as características um profissional deve ter para ingressar nas mesmas.

multinacional

Empresas multinacionais, ou transnacionais, como também são conhecidas, são corporações comerciais e industriais que possuem sua matriz em um determinado país e atuam em outros países, ultrapassando seus limites territoriais em busca de novos mercados consumidores, matéria-prima e mão de obra.

É bastante comum que as empresas multinacionais produzam cada parte de seus produtos em filiais diferentes, ou seja, cada etapa da produção da mercadoria dessas indústrias é realizada em um país, com o objetivo de reduzir os custos da produção. Devido à grande importância das transnacionais, para trabalhar nessas empresas é necessário que o profissional esteja alinhado às necessidades e a cultura das mesmas, ou seja, ele deve ser sempre mais proativo do que reativo.

Também é importante que os profissionais que desejam trabalhar em transnacionais estejam informados sobre a economia mundial, pois essas empresas possuem filiais em diversos países do mundo. Além disso, os mesmos devem ser flexíveis e ter disponibilidade para atuar em outras filiais da empresa.

As empresas multinacionais estão à procura de profissionais que se destaquem em relação aos demais e, para isso, é importante que estes estejam devidamente capacitados. Conheça alguns tipos de cursos de pós-graduação que podem auxiliar esses profissionais!

multinacional

Master Convencional

Neste tipo de pós-graduação, o aluno se torna um profundo conhecedor na área escolhida. Essa especialização tem como foco o mercado de trabalho, pois o profissional terá um amplo conhecimento de uma determinada área. O Master Convencional é considerado um MBA júnior.

Master of Business Administration (MBA)

O curso de MBA é direcionado para profissionais que desejam ter uma intensa especialização em um determinado campo do mercado de trabalho. Ele é voltado para alunos que já terminaram a graduação e possuem certa experiência profissional, pois este tem uma visão mais abrangente do mercado de trabalho onde estão inseridos. Algumas empresas oferecem cursos de MBA, onde o profissional irá estudar e se especializar na área escolhida dentro da própria organização.

Cursos de Idiomas

É importante também que o profissional seja fluente na língua inglesa, pois é o idioma universal utilizado nas multinacionais. Profissionais que possuem fluência em outros idiomas se destacam dos demais.

Por isso é importante que profissionais que ainda não tem fluência na língua inglesa busquem por cursos de idiomas. Ao procurar um curso é importante que o candidato tenha em mente escolas que auxiliam na hora de falar inglês, e não apenas escrever, pois no mercado de trabalho é necessário participar de reuniões e ligações em inglês. Algumas empresas inclusive fazem as entrevistas totalmente em inglês.

Para escolher o curso de inglês ideal lembre-se de verificar os horários, métodos e tipos de aulas para que seja possível levar o curso até o fim sem desistências por causa de horários ou outros problemas. Para evitar problemas com flexibilidade de horário o candidato pode optar por um curso de inglês a distância.

Certifique-se que o ensino é realmente eficaz e o método estuda tanto a escrita quanto a conversação. É importante que você analise as opções e busque por instituições que lhe ofereçam o melhor benefício: seja a flexibilidade de horário, eficiência no ensino ou rapidez na aprendizagem.

Além disso, os profissionais que já tenham feito o curso de idiomas, devem possuir o Certificado de Idiomas. Os Certificados de Idiomas são utilizados pela maioria das empresas de todo o mundo, pois eles comprovam o nível de conhecimento do aluno em determinada língua. Essas certificações fazem uma avaliação geral, sem levar em conta qual o curso frequentado.

Profissionais que possuem esses certificados se destacam dos demais, pois é possível comprovar a fluência no idioma, independentemente do diploma ofertado pelo curso de línguas. Grande parte das empresas multinacionais exigem certificação.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin