dcsimg

Tipo de Personalidade: Os Guardiões

Os guardiões são pessoas sensatas, trabalhadoras e realistas. Eles estabilizam e sustentam a nossa sociedade. Conheça mais sobre esse tipo de personalidade!

Guardiões: os defensores da nossa sociedade !

Personalidade: Guardiões

Pontos Fortes:
Seriedade e Estabilidade
Pontos Fracos:
Não aceitam bem as novidades
Objetivo de Vida:
Melhorar de Vida
Principais Medos:
Ser Esquecido, Perder o Controle
Categoria da Personalidade:
Sensoriais e Julgadores

Entre os 4 tipos de personalidade fundamentais, os guardiões são a personalidade mais séria e trabalhadora.

Os guardiões são pessoas que encaram sempre com muita seriedade as suas tarefas, sendo também a personalidade mais confiável entre as quatro.

Quem é do tipo de personalidade guardião valoriza muito a segurança e a estabilidade,  tanto do ponto vista pessoal como social.

Os guardiões enxergam o que precisa ser feito antes das outras pessoas e fazem tudo que for possível para que estas tarefas sejam cumpridas.

Quem é deste tipo de personalidade gosta muito de trabalhar. Como são sérios e decididos, muitas vezes são tomados pelos outros como líderes.

Quem é guardião, por ser uma pessoa mais séria, além de gostar de todas as coisas em seus devidos lugares, também gosta muito de fazer as outras pessoas se sentirem bem. Uma das principais habilidades do guardião, inclusive, é justamente essa: conseguir tirar das pessoas o que elas tem de melhor.

Para o guardião, a vida não é uma festa. Para quem é deste tipo de personalidade a vida deve ser levada a sério, é isso que os motiva e os faz querer serem melhores. Quem é do tipo de personalidade guardião e tem a sua personalidade bem desenvolvida sempre acaba atraindo as outras pessoas para perto, todos se sentem bem junto do seu apoio e seriedade. O guardião faz as pessoas se sentirem bem sobre si mesmas.

Pontos fortes do tipo de personalidade Guardião

Tipo de Personalidade: Guardiões

Quem é guardião tem uma grande capacidade de comunicar e interagir com as outras pessoas, não de um modo carismático como fazem as pessoas do tipo de personalidade artesão, mas de um modo mais sério e profundo, identificando as razões e sentimentos dos outros.

Os guardiões entendem bem a motivação das outras pessoas.

Outro ponto forte do tipo de personalidade guardião é a capacidade de apoiar os demais e fazer as coisas acontecerem.

Como tem um grande talento para observar e entender o outro, os guardiões sempre oferecem críticas positivas e que são muito bem recebidas pelas outras pessoas.

Por ter um perfil de personalidade sério e por passar confiança para as outras pessoas, a liderança é outro ponto positivo do guardião. Os guardiões são os líderes práticos. Quem é do tipo de personalidade guardião gosta de planejar, gosta de trabalhar sério e, principalmente, gosta de ver as tarefas e problemas resolvidos.

Devido a este talento natural para a organização e planejamento, são os guardiões que em geral acabam sustentando a organização e o dia a dia das empresas, tomando sempre a responsabilidade para si. Guardião é aquela pessoa que planeja, organiza e realiza.

Pontos fracos do tipo de personalidade Guardião

Um dos principais pontos fracos do tipo de personalidade guardião é sua resistência em aceitar novas ideias. Como gostam de rotina e estabilidade, sempre que um guardião se vê diante de uma situação nova, sobre a qual não tenha controle, ele se sente acuado.

Aliás, querer ter sempre o controle da situação também é uma das características fortes do tipo guardião. Esse traço de personalidade pode ser bom ou ruim, dependendo da situação. Em situações de rotina, manter o controle da situação é positivo. Porém,  durante situações novas e que fogem ao controle, ficar perseguindo esse controle pode causar stress e perda de energia sem necessidade.

Outra dificuldade que o guardião tem é em se adaptar a mudanças, principalmente se essa mudança não foi proposta por ele. Quem é do tipo de personalidade guardião, como gosta de liderar e controlar a situação, tem uma certa dificuldade para ouvir críticas negativas.

Outro aspecto negativo importante do tipo de personalidade guardião é que ele tem uma forte tendência a absorver os problemas alheios. Como gostam das coisas certas e bem organizadas, acabam pegando para fazer também parte das tarefas dos outros, para garantir que sejam bem feitas. Essa tendência a absorver os problemas dos outros acaba gerando um grande stress no guardião.

Por fim, outro ponto falho do tipo de personalidade guardião é o fato de ele constantemente necessitar ser reconhecido. Quando ninguém reconhece o seu empenho, apoio e trabalho sério, em geral o guardião se sente muito mal.

Ambiente de Trabalho Ideal para o Guardião

O ambiente de trabalho ideal para quem é do tipo de personalidade guardião tem as seguintes características:

  • Atmosfera amigável (sem intrigas) e em que todos possam se esforçar para gerar resultados.
  • Oportunidade de interação entre as pessoas e trabalho em equipe.
  • Propício à troca de críticas positivas.
  • Limpo e administrado de maneira organizada
  • Previsível e rotineiro.
  • Com estabilidade e reconhecimento pelo esforço das pessoas (meritocracia).

Habilidades de trabalho agregadas pelo tipo de personalidade Guardião

Quando um guardião entra para uma equipe, ele favorece os seguintes aspectos de trabalho no time:

  • Comunicação
  • Colaboração
  • Organização
  • Atenção a fatos e detalhes
  • Administração de tempo e de tarefas
  • Seriedade

Personalidades famosas que têm o perfil de Guardiões

Airton Senna e Rainha Elisabeth II: Exemplo de Guardiões Famosos

  • Juscelino Kubitschek (Presidente do Brasil)
  • Madre Teresa de Calcutá (Religiosa e Missionária)
  • Airton Senna (Piloto de F1)
  • Elizabeth II (Rainha da Inglaterra)
  • Thomas Edison (Inventor, inventou a lâmpada elétrica)
  • John D. Rockefeller (Empresário Americano)
  • Bill Gates (Empresário Americano)
  • Getúlio Vargas (Presidente do Brasil)
  • Abraham Lincoln (Presidente Americano)
  • Henry Ford (Empresário Americano)

Profissões Indicadas para Quem é do Tipo de Personalidade Guardião

Este conteúdo foi baseado nas informações dos sites:
http://www.myersbriggs.org/ e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung .

Veja também:

Tipos de Personalidade: Descubra o seu!

Você se encaixa na descrição de um Guardião? Deixe um comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin