Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Tipos de Liderança

11 de dezembro de 2014
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

LiderançaVocê sabia que o estilo de liderança dos gestores é responsável por 30% do lucro de uma empresa? Quem chegou a essa conclusão foi uma equipe da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, após pesquisar mais de 3 mil gerentes durante três anos. O objetivo do estudo foi revelar como o comportamento dos chefes pode afetar o clima e o lucro das empresas.

Daniel Goleman, psicólogo e autor de diversos livros sobre inteligência emocional,  encabeçou o estudo de Harvard e chegou a uma lista com os seis estilos de liderança mais comuns nas organizações.

Tipos de liderança

De acordo com a pesquisa  da Universidade de Harvard, existem seis tipos de líderes:

  • Coercitivos
  • Dirigentes
  • Democráticos
  • Afetivos
  • Modeladores
  • Treinadores

Cada um desses estilos tem um efeito diferente sobre a equipe e funciona melhor em algumas situações específicas.

Líder Coercitivo

Como é: O líder coercitivo exige obediência imediata. É um estilo mais “mandão”, que diz à equipe o que e como deve ser feito. Ele tende a ser controlador, criticar o que está errado e dificilmente elogia quando um membro do time se destaca.

Quando funciona: Pode ser usado em momentos de crise, naquelas situações que pedem um controle mais próximo de todas as atividades, como durante um processo de fusão, um período de corte de custos ou para “apagar um incêndio”.

Cuidados: Deve ser usado com cautela, pois tem impacto negativo na organização e pode desmotivar a equipe.

 

Líder Dirigente

Como é: Considerado o estilo de liderança com o impacto mais positivo nas organizações, o líder dirigente tem uma visão clara de longo prazo e consegue mobilizar o time na direção certa para alcançar os resultados. Esse líder costuma dar o rumo e focar no objetivo final, deixando que cada indivíduo decida o que precisa ser feito para chegar lá.

Quando funciona: Esse tipo de liderança estimula o espírito empreendedor e funciona bem quando é preciso comunicar uma nova visão após mudanças na empresa.

Cuidados: Não funciona bem quando é necessário dar instruções específicas sobre como a equipe deve atuar, em situações emergenciais ou de crise, por exemplo.

 

Líder Democrático

Como é: O líder democrático envolve seu time na tomada de decisões e divide a responsabilidade com a equipe, pedindo opinião sobre o que deve ser feito para alcançar os objetivos da área ou da empresa.

Quando funciona: Funciona bem nos momentos em que é preciso ouvir ideias do time para inovar ou reinventar um processo ou modelo, e quando o objetivo é fazer a equipe se apropriar de uma decisão, objetivo ou plano.

Cuidados: Não funciona em situações de emergência, ou quando os membros do time não têm a expertise necessária para emitir uma opinião consistente sobre a questão.

 

Líder Afetivo

Como é: Para o líder afetivo, as pessoas estão em primeiro lugar. Ele cria um ambiente de harmonia no time e trata bem os colaboradores, pois acredita que o desempenho é consequência de um bom clima de trabalho.

Quando funciona: É mais adequado em momentos de estresse, quando a equipe está sofrendo por alguma razão, ou precisa recuperar a confiança.

Cuidados: Deve ser combinado com outros estilos, pois sozinho pode resultar em falta de direcionamento e tolerância a desempenhos medíocres.

 

Líder Modelador

Como é: O líder modelador costuma ser inflexível e acredita que o seu jeito de trabalhar é o melhor. Por considerar-se um modelo, exige que o time trabalhe do seu jeito e não está aberto a ouvir opiniões.

Quando funciona: É um estilo que funciona quando é preciso entregar um trabalho de alta qualidade com rapidez.

Cuidados: Se usado com frequência, esse estilo pode oprimir a equipe e impedir a inovação.

 

Líder Treinador

Como é: O líder treinador dedica seu tempo e esforços no desenvolvimento de pessoas. Sabe exatamente onde estão os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de cada indivíduo da equipe e leva isso em consideração ao distribuir tarefas.

Quando funciona: Funciona bem quando o líder quer ajudar os membros de sua equipe a desenvolver seus pontos fortes para terem sucesso em longo prazo.

Cuidados: Não funciona bem quando os membros da equipe não estão dispostos a mudar ou aprender.

 

Qual o melhor estilo de liderança?

Vários especialistas, incluindo Goleman, acreditam que não existe um tipo de liderança ideal que funcione para todas as empresas, áreas e times. Segundo o estudo da Universidade de Harvard, quanto mais estilos um líder tiver na manga para aplicar na situação adequada, melhor será seu resultado.

Entre as combinações possíveis, a pesquisa destaca os líderes que dominam pelo menos quatro estilos de liderança: dirigente, democrático, afetivo e treinador.

Os estilos modelador e coercitivo, embora importantes em algumas situações bem específicas, podem ter efeitos negativos no clima e no desempenho da organização.

 

Veja também:

Os 7 tipos de inteligência
Que tipo de líder você é? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 Anos: Conheça os melhores cursos!

Faculdade de 2 Anos: Conheça os melhores cursos!

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.