dcsimg

Vale a pena fazer Administração? Descubra

Conheça as principais características da profissão de administrador e descubra se vale a pena investir nesta graduação!

mensalidade_administracao_600

O curso de Administração é um dos mais procurados nos vestibulares de todo o país. No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), está com frequência no topo da lista dos mais concorridos.

Toda esta procura pode ser explicada pelo fato de que o curso de Administração oferece uma ampla gama de conhecimentos e, por causa disso, as possibilidades de atuação para quem se forma nesta área são muito variadas.

Um administrador pode trabalhar em empresas de diversos ramos e assumir cargos tanto na administração geral da organização quanto em departamentos específicos, como Recursos Humanos, Financeiro, Marketing, Vendas, Operações, etc.

Apesar de toda esta procura pelo curso, há quem fique em dúvida se vale a pena fazer esta graduação. Um dos motivos desta incerteza é justamente o fato de já haver muitos profissionais formados nesta área.

Para descobrir se vale a pena investir em um curso de Administração, é importante entender as características desta profissão, conhecer seus interesses pessoais e objetivos profissionais.

Vale a pena fazer o curso de Administração?

A resposta para esta pergunta é: depende! Cada caso é diferente. Fazer Administração pode ser uma boa opção para algumas pessoas, mas pode não ser tão interessante para outras. Para tirar essa dúvida, precisamos entender um pouco mais sobre essa profissão.

Se observarmos o mercado de trabalho veremos que ao mesmo tempo que existem profissionais formados em Administração ocupando cargos de alta gerência em grandes empresas, há aqueles que ganham pouco mais de um salário mínimo em cargos operacionais. Isto acaba gerando algumas dúvidas sobre se vale a pena ou não investir nesta graduação do ponto de vista financeiro.

É importante ter em mente que, muitas vezes, para conseguir um cargo de diretor ou presidente de uma empresa é preciso mais do que o diploma de Administração. Cursos de pós-graduação, fluência em outro idioma e, principalmente, experiência no ramo de atuação contam muito no momento de promover ou contratar um profissional.

Na maioria dos casos, é preciso começar a carreira por baixo, ocupando cargos com menores responsabilidades para então ir crescendo na empresa e ocupando patamares mais elevados. Mas esta situação não é regra. Você pode, por exemplo, abrir seu próprio negócio ou trabalhar em uma empresa pequena, com poucos funcionários, já assumindo a responsabilidade de gerenciar, coordenar ou dirigir.

O importante é saber que o curso de Administração é bastante generalista e forma profissionais capazes de atuar nos diversos setores de uma empresa. Se você tem interesse em conhecer o funcionamento de uma organização como um todo, saber como cada setor funciona e como interfere nos demais, então o curso de Administração é uma excelente escolha para você.

A profissão de administrador

O trabalho de um administrador envolve planejar, organizar e gerenciar os recursos de uma empresa, sejam eles financeiros, materiais ou pessoais. É uma profissão bastante estratégica, pois o administrador precisa analisar a situação da empresa como um todo, entender o mercado em que ela está inserida e tomar decisões sobre os mais diversos assuntos. O grande objetivo é melhorar o desempenho da organização, maximizar os lucros, reduzir custos e evitar desperdícios.

Um dos atrativos desta profissão é a possibilidade de atuar em diversas áreas. Existe vaga para administradores em todos os tipos de empresa: hospitais, indústrias, comércio varejista, escolas, montadoras de veículos e muito mais.

Se você tem interesse por gestão de empresas, mas ainda não sabe em qual departamento gostaria de trabalhar, o curso de Administração é uma excelente opção. Agora, se você já tem uma ideia sobre qual área pretende atuar (financeiro, por exemplo), talvez um curso tecnológico seja uma boa opção.

Cursos tecnológicos na área de Gestão e Negócios

Os cursos de tecnólogo também são de nível superior, mas possuem uma duração menor que os de bacharelado e licenciatura. Ou seja, quem se forma em uma dessas graduações também pode continuar os estudos através de uma pós-graduação ou ocupar cargos que exijam nível superior completo. A diferença é que o diploma pode ser obtido em menos tempo.

Enquanto um bacharelado em Administração tende a ser mais teórico e generalista, o cursos de tecnólogo ligados à área de Gestão e Negócios são mais específicos e voltados para as necessidades práticas das empresas. Ou seja, se você já tem uma ideia clara do setor que gostaria de atuar, com o curso tecnológico você poderá ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Os principais cursos de tecnólogo em Gestão e Negócios são:

  • Comércio Exterior
  • Gestão Comercial
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Cooperativas
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Gestão Hospitalar
  • Gestão Pública
  • Logística
  • Marketing
  • Negócios Imobiliários
  • Processos Gerenciais
  • Secretariado

Onde estudar Administração

Se você está decidido a cursar Administração, é importante buscar uma instituição de ensino renomada e de qualidade. Para que seu diploma tenha validade, a universidade que oferece o curso precisa ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas universidades credenciadas pelo MEC que possuem boas avaliações para o curso de Administração:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

O que se estuda em Administração?

Você acha que vale a pena cursar Administração? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin