dcsimg

Vale a pena ser trainee?

Você sabe o que é um trainee? Conheça mais sobre esse programa oferecido pelas empresas e veja quais são suas vantagens e desvantagens!

trainee

Participar de programas de trainee é a vontade da grande maioria dos jovens recém-formados. Porém, mais de 20% das vagas oferecidas no mercado de trabalho para processos de trainees não são preenchidas. O Brasil possui cerca de 180 programas de trainee, que possuem atraente salário inicial, em média, de R$ 3.000,00. Conheça as principais características de um programa de trainee!

O que é o processo de trainee?

O trainee é um termo utilizado para fazer referência a um cargo ocupado por candidatos que estejam fazendo um curso superior ou por alunos recém-formados em um curso de graduação. O cargo de trainee possui duração de 3 a 5 anos, onde o funcionário recebe treinamentos através de um tutor e faz cursos que estejam relacionados à sua carreira. O trainee não é um estagiário. Ele é um funcionário que participa de um programa estruturado pela empresa. Ao término do período de treinamento, o trainee passa a ocupar cargos mais altos, como gerente sênior.

Processo seletivo para o trainee

Cada empresa possui uma maneira diferente para escolher o candidato que se adeque melhor a vaga de trainee. Separamos um guia com as 5 etapas do processo seletivo de trainee, realizado pela maioria das organizações:

Avaliação Curricular

Nesta primeira etapa, as empresas fazem uma avaliação do currículo do candidato à vaga de trainee. Por isso, é de extrema importância que os alunos se qualifiquem durante o curso de graduação, através das empresas juniores, trabalho voluntário, centros acadêmicos, ou qualquer outro programa oferecido pela instituição de ensino superior e que irá se tornar um diferencial no currículo deste aluno.

Provas

Após a avaliação curricular, os candidatos realizam uma prova para testar seus conhecimentos. Essa avaliação pode ser realizada virtualmente, através do e-mail, ou presencialmente, sendo que neste caso os candidatos realizam a prova na empresa onde estão concorrendo a vaga. Os tópicos da prova variam de acordo com a vaga a ser preenchida. As avaliações, em geral, são de múltipla escolha e os candidatos possuem um determinado tempo para realizá-las.

Dinâmica de Grupo

Essa é uma das etapas mais complicadas para os candidatos à vaga de trainee. Esta terceira etapa tem como objetivo identificar as características específicas de cada candidato e identificar quais são os potenciais profissionais para preencher a vaga. Esta é a etapa chave para o ingresso do candidato na empresa. Por isso, é importante que o mesmo se destaque, mostre suas principais características e saiba se relacionar com as demais pessoas do grupo, pois essa característica é essencial para quem deseja trabalhar em uma empresa.

Entrevista Individual

Após ser aprovado na etapa da Dinâmica de Grupo, o candidato será convocado para realizar uma entrevista individual, que será provavelmente com o seu tutor. Nesta 4ª etapa, são avaliados os conhecimentos do profissional na área por ele desejada. Todas as experiências do candidato são discutidas. Por isso, é importante que o candidato à vaga de trainee mostre o seu diferencial, se destacando dos demais candidatos.

Exames e Resultado

O candidato que chega nesta 5ª e última etapa será o futuro trainee da empresa. A partir daí, o candidato irá se tornar um funcionário da organização, e como trainee, deverá mostrar que está apto para assumir o cargo que o espera ao término deste processo.

Vantagens em ser um trainee

Oportunidade de atuar em todos os setores da empresa

Na maioria dos programas de trainee, antes de ser alocado na área para a qual foi contratado, o profissional desempenha diversas funções na organização, trabalhando em todos, ou em grande parte, dos setores da empresa. O objetivo dessa rotatividade de funções é fazer com o que o jovem tenha uma ampla visão da organização, podendo conciliar funções de setores diferentes ou resolver problemas que não sejam somente da função que está exercendo.

Melhores chances de alavancar a carreira

Os programas de trainee oferecem um treinamento diferenciado para os profissionais, onde os mesmos passam a ter uma formação técnica e para assumir cargos superiores. Além disso, o jovem que faz parte de um programa de trainee passa por um caminho mais curto até chegar no cargo de gestor.

Contato contínuo com a liderança da organização

Os jovens que participam dos programas de trainee estão sempre em contato direto com seus chefes, já que estes são seus tutores. Além disso, os trainees recebem uma atenção redobrada, pois futuramente irão ocupar cargos importantes na empresa.

Desvantagens em ser um trainee

Exigências do processo seletivo

Além de ser longo e exigir muita dedicação dos candidatos a vaga, os processos seletivos dos programas de trainee são considerados como um segundo vestibular, devido a elevada concorrência.

Mobilidade é quase sempre uma exigência

Grande parte das empresas que contratam os trainees, exigem que os mesmos mudem de cidade, estado ou até mesmo de país. Devido a isso, o candidato deve estar preparado para esta situação.

Cobrança por resultados

As empresas investem em grande escala nos trainees, com treinamentos de elevada qualidade. Porém, elas esperam ver resultados práticos destes treinamentos. O trainee é considerado um funcionário em potencial e a organização espera resultados rápidos e satisfatórios do mesmo.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin