dcsimg

As vantagens e desvantagens do trabalho no interior e na capital

Em dúvida se vai construir sua carreira no interior ou na capital? Conheça as vantagens e desafios de cada situação e veja o que se encaixa no seu perfil!

Os Desafios na Metrópole e a Qualidade de Vida do Interior

Existem inúmeras  vantagens e desvantagens de se trabalhar no interior ou na capital. Ambos, deixam a desejar em alguns aspectos e se destacam em outros, como a qualidade de vida, perfil de emprego, salário e contratação, tempo para se locomover e custo de vida. Muito depende do estilo de vida e do objetivo de cada pessoa.

Os grande centros possuem mais opções culturais, educacionais, restaurantes, boates, shopping, oportunidades de emprego, isso faz com que sejam mais atraentes. No interior as pessoas sociabilizam melhor, e possuem mais liberdade em uma rotina mais leve e livre.

A questão salarial é um forte quesito na escolha do trabalho e lugar para residir. Em grandes centros os salários são maiores, e são fortes atrativos. Existe uma quantidade exorbitante de pessoas ativas em comparação ao interior e enormes oportunidades de trabalho e de investimento em um futuro com maiores chances de crescimento econômico e profissional.
Os salários em grandes centros variam de acordo com a especialização e atualização dos profissionais, o que aumenta a concorrência entre os profissionais ativos e as obrigam a intensificar sua especialização cada vez mais.

Em interiores, devido ao baixo custo de vida e diversos outros fatores, há também uma menor oferta salarial, chances de crescimento e oportunidades dentro de uma empresa também são menores comparadas as oportunidades nas capitais. A atualização profissional é menor, decorrente da menor concorrência e do perfil de crescimento de carreira. As oportunidades oferecidas a um profissional e qualificação em grandes centros são mais acessíveis comparadas ao interior. Obviamente tais comparações são de acordo com a média geral, há grandes empresas, algumas multinacionais que possuem sede em cidades menores no interior. O interior oferece grandes vantagens, seja por incentivos fiscais das prefeituras, mão-de-obra mais barata, ou mesmo estar situada em pólos de tecnologia, como universidades públicas ou particulares de renome.

A vida em grandes centros é estressante. Depois de um longo dia de trabalho as pessoas ainda são obrigadas a conviver horas em engarrafamentos, filas para as mais simples tarefas, como ir ao supermercado, ao banco, à padaria  ou fazer um jogo de loteria. A dificuldade e o tempo que se leva para se locomover de um lugar ao outro, torna tarefas do cotidiano mais complicadas e cansativas.

O padrão de vida é alto, paga-se mais para morar, para comer, para vestir ou para se divertir. Ganhar um salário maior em grandes centros e ter regalias não é tão satisfatório o quanto parece ser. Enquanto ganha-se mais, paga-se mais para custear uma vida confortável. É interessante traçar a relação custo benefício afim de avaliar qual opção é a mais interessante.

A Vida no Interior e o Plano de Carreira

Em contra partida, o interior oferece mais tranquilidade e sossego, os acontecimentos do dia a dia são mais calmos e fáceis.  Não há engarrafemos de horas, ir à padaria e ao supermercado não parece ser tão cansativo e a interação com as pessoas é maior. As distâncias dos lugares e a quantidade de carros são menores. O tempo gasto devido ao trânsito e ao grande volume de pessoas pode garantir algumas horas a mais na semana das pessoas que vivem no interior comparadas as que vivem nos grandes centros.

Para ter uma qualidade de vida maior não é necessário ter um custo maior como em grandes centros. Paga-se menos pra viver, para morar e para se divertir. Os salários são menores decorrente ao custo de vida que o interior oferece. Vive-se melhor com menos.
A vida em ambos os lugares pode ser prazerosa e confortável, depende das preferências da pessoa. Adaptar-se às dificuldades de um grande centro não é impossível e pensar nas oportunidades torna o lugar tentador. Encontrar-se na vida calma do interior, pensando na vida pessoal e na qualidade de vida pode ser também um forte atrativo.

Há também grandes excessões e alternativas afim de garantir qualidade de vida nos grandes centros. Os condomínios fechados, garantem maior segurança para as crianças, garantindo um ambiente mais favorável para cuidar da família. As novas construções de apartamentos também estão investindo mais em área de lazer, afim de garantir maior conforto e se adequar as necessidades do perfil dos novos moradores. É interessante lembrar que todo este cuidado e conforto possui um preço, e este pode não ser acessível a todos. Desta maneira, de forma comparativa, é interessante refletir sobre os desafios a serem enfrentados a iniciar carreira em um grande centro, e a meta de crescimento afim de conquistar um mínimo de conforto para sua família. No interior, o início de carreira também apresenta desafios, porém o estresse é muito menor na execução das tarefas do cotidiano, proporciona maior tempo útil livre e muitas vezes há possibilidade maior de interação com a família e amigos. Como mencionado, no interior também há grandes oportunidades em empresas, que garantem um plano de carreira tão favorável quanto o dos grandes centros, porém muitas vezes envolve reuniões nas capitais, viagens internacionais como investimentos de treinamento em seus funcionários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin