dcsimg

Administração é Humanas ou Exatas?

Descubra se o curso de Administração pertence às Ciências Humanas ou às Exatas!

thinking_home

Escolher qual profissão seguir pode ser simples para alguns jovens, mas para a grande maioria é um processo que necessita de tempo e muita reflexão. Um dos artifícios utilizados para facilitar essa escolha são os testes vocacionais. Eles são úteis para descobrir em qual área do conhecimento seu perfil se encaixa: se são as Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas.

Saber qual destas ciências tem mais a ver com você é o primeiro passo. Em seguida, deve-se pesquisar sobre as carreiras que fazem parte desta área do conhecimento e selecionar as que mais interessam.

Neste momento podem surgir dúvidas, pois alguns cursos possuem características próximas a mais de uma dessas áreas. Quem pretende fazer o curso de Administração, por exemplo, pode ficar em dúvida se ele pertence às Ciências Humanas ou às Exatas.

Para responder a esta pergunta, vamos conhecer as características de cada uma destas ciências e entender os principais objetivos do curso de Administração.

Características das Ciências Humanas e Exatas

Antes de enquadrar o curso de Administração em uma destas áreas, veja o significado e as principais características destas duas ciências:

Ciências Exatas

São as ciências que utilizam métodos rigorosos e precisos para testar hipóteses. Elas possuem como matérias fundamentais Matemática, Física ou Química. O raciocínio lógico é uma das principais características de profissionais desta área.

Dentre os cursos de Exatas podemos citar: Estatística, Engenharia, Computação, Agronomia, Astronomia, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, etc.

Ciências Humanas

São aquelas que têm como objeto de estudo o ser humano. Elas investigam todos os aspectos relacionados ao homem: como ele vive em sociedade, sua cultura, costumes, crenças, linguagem, sistemas políticos, etc.

Alguns dos cursos que pertencem às Ciências Humanas são: Antropologia, Ciências Sociais, Jornalismo, Filosofia, História, Ciência Política, Música, Moda, entre outros.

As Ciências Humanas são consideradas “não exatas”. Apesar disto, alguns cursos possuem em suas grades curriculares disciplinas de Matemática, Física ou Estatística, por exemplo. Isto significa que este conhecimento na área de Exatas é útil na vida do profissional, mas não é o foco do seu trabalho.

O curso de Administração é Humanas ou Exatas?

Um dos principais objetivos do curso de Administração é formar profissionais capazes de planejar e gerenciar os recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa. Quem segue carreira nesta área se preocupa em melhorar o desempenho das organizações onde trabalha. Para isto, ele acompanha as atividades da empresa, coordena equipes e traça estratégias para maximizar os lucros.

As teorias da Administração são baseadas no comportamento humano. As organizações são formadas por pessoas e são elas que desenvolvem produtos ou serviços. O papel do administrador é coordenar as atividades realizadas por quem faz parte de uma empresa, para que sejam atingidas as metas estabelecidas. Por esta razão, o curso de Administração pertence às Ciências Humanas.

O foco da carreira de um administrador é manter a empresa funcionando e com bom desempenho. Ou seja, é fazer com que as pessoas trabalhem da melhor forma possível a fim de atingir um objetivo em comum. É uma carreira que trata dos agrupamentos humanos e que busca um perfeito entrosamento entre pessoas, estrutura e recursos.

A grade curricular do curso de Administração apresenta algumas disciplinas da área de Ciências Exatas, como Matemática Financeira. No entanto, a maior parte do curso é dedicado à área de Humanas, em matérias como:

  • Ciências Sociais
  • Comportamento Organizacional
  • Direito Humanos
  • Ética e Relações Humanas no Trabalho
  • Filosofia e Cidadania
  • Legislação Social
  • Recursos Humanos

O curso de Administração é bastante generalista e forma profissionais capazes de atuar em qualquer departamento dentro de uma empresa. Um administrador pode integrar equipes e até mesmo liderar setores variados como Marketing, Financeiro, Recursos Humanos e Vendas, apenas para citarmos alguns.

É desejável que o estudante de Administração tenha responsabilidade social e espírito empreendedor.

Onde estudar Administração

Se você já decidiu que quer fazer Administração, o próximo passo é escolher uma instituição de ensino de qualidade e com boa infraestrutura. É possível fazer este curso também na modalidade a distância. Seja online ou presencial, o curso precisa ser reconhecido pelo MEC para que seu diploma tenha validade.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Administração:

Veja também:

Vale a pena fazer Administração? Descubra

Você se identifica mais com a área de Humanas ou Exatas? Já escolheu qual carreira seguir? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin