dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Psicologia da Anhanguera

Quer estudar Psicologia? Então descubra como é este curso na Anhanguera, o que se estuda, quanto custa e como ingressar!

Psicologia

A Psicologia estuda o comportamento humano. A principal função do psicólogo é atuar no diagnóstico, tratamento de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

Mas a carreira vai muito além do atendimento clínico. O profissional pode, por exemplo, acompanhar atletas em competições esportivas preparando-os psicologicamente, elaborar pareceres para serem usados em processos jurídicos, auxiliar estudantes a escolherem um caminho de carreira e muito mais.

Para exercer suas atividades, o psicólogo deve ter um diploma de bacharelado em Psicologia em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Com o diploma em mãos, deve obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) do estado onde trabalha.

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) tem autorização do MEC para oferecer a graduação em Psicologia. Além disso, é uma das maiores universidades do País e tem um ensino de qualidade.

Ficou interessado? Então saiba tudo sobre o curso de Psicologia da Anhanguera, o que se estuda, em quais cidades é oferecido e como garantir uma vaga!

Como funciona o curso de Psicologia da Anhanguera

Todos os cursos de graduação no Brasil devem seguir as diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC. Elas tratam dos conteúdos que devem ser vistos nas disciplinas, carga horária mínima, obrigatoriedade ou não de estágio, entre outros.

Veja como a Anhanguera organizou o curso de Psicologia conforme as exigências do MEC.

Quanto tempo dura o curso de Psicologia da Anhanguera?

Na Anhanguera a graduação em Psicologia tem duração de cinco anos e é oferecida em meio período. Existem vagas para os turnos da manhã e noite na maioria das unidades.

O curso é do tipo bacharelado e está disponível apenas no formato presencial.

Objetivo do curso de Psicologia da Anhanguera

O curso proporciona uma sólida formação na área das ciências psicológicas e suas aplicações. O objetivo é fazer com que o psicólogo seja capaz de tratar de distúrbios de personalidade, doenças mentais e também ajudar pessoas a encontrarem equilíbrio emocional.

As disciplinas oferecidas ajudam o futuro psicólogo a desenvolver senso crítico, ser eticamente responsável e conhecer técnicas para trabalhar com questões relacionadas ao comportamento humano.

O que se estuda no curso de Psicologia da Anhanguera

As disciplinas de Psicologia são em sua maioria teóricas e pertencem às Ciências Humanas. Nos primeiros semestres são apresentadas algumas matérias de formação geral, como:

  • Ciências Humanas e Sociais
  • Direitos Humanos
  • Filosofia
  • História da Psicologia

Boa parte do trabalho do psicólogo é entender como pensamos, nos relacionamos com outras pessoas e lidamos com nossos sentimentos. Observar o comportamento humano e tirar conclusões a partir daí é um dos grandes desafios da profissão. Este assunto ocupa boa parte da carga horária e é tratado nas seguintes matérias:

  • Análise do Comportamento
  • Análise Experimental do Comportamento
  • Avaliação Psicológica
  • Bases Biológicas do Comportamento
  • Dinâmica dos Grupos e Relações Humanas
  • Técnicas de Observação e Registro de Comportamento

Quem faz Psicologia deve estudar ainda o desenvolvimento psicológico das pessoas em diferentes etapas de vida (infância, adolescência, fase adulta, envelhecimento), os tipos de doenças mentais e suas características, técnicas para prevenir e tratar estas patologias, entre outros. Estes conteúdos fazem parte da formação específica do profissional e são abordados nas seguintes disciplinas:

  • Neurociência Básica
  • Práticas Emergentes
  • Processos Psicológicos Básicos
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia da Saúde e Hospitalar
  • Psicologia do Desenvolvimento – Adolescência, Adulto e Envelhecimento
  • Psicologia do Desenvolvimento – Infância
  • Psicologia e Pessoas com Necessidades Especiais
  • Psicologia Escolar e Educacional
  • Psicologia Social
  • Psicopatologia
  • Teorias Existencial-Humanistas
  • Teorias Psicodinâmicas

O curso conta ainda com matérias como:

  • Código de Ética do Psicólogo e a Prática Profissional
  • Estatística Descritiva
  • Políticas Públicas de Saúde e Educação

Para se formar em Psicologia é obrigatório realizar um estágio supervisionado e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes da Anhanguera têm a oportunidade de fazer parte de programas de iniciação científica e participar de projetos e ações sociais promovidos pela universidade.

Estas atividades são opcionais e proporcionam ao aluno uma vivência da prática profissional. É uma pequena amostra do que eles vão encontrar no mercado de trabalho depois de formados.

Onde encontrar o curso de Psicologia da Anhanguera

Veja em quais cidades a Anhanguera oferece o curso de Psicologia:

  • Distrito Federal – Taguatinga
  • Goiás – Anápolis
  • Mato Grosso do Sul – Campo Grande e Dourados
  • Paraná – Cascavel
  • Rio de Janeiro – Niterói
  • Rio Grande do Sul – Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande
  • Santa Catarina – Joinville e São José
  • São Paulo – Bauru, Campinas, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Leme, Limeira, Osasco, Pindamonhangaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Sorocaba, Sumaré, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, Taboão da Serra, Taubaté

Quanto custa estudar Psicologia na Anhanguera

O valor das mensalidades de Psicologia depende muito da cidade onde o curso é oferecido. De modo geral, varia entre R$ 780 e R$ 1.120.

Para saber exatamente qual será o seu investimento procure uma das unidades da Anhanguera.

Bolsas e créditos estudantis para estudar na Anhanguera

Se você não tem condições de arcar com as mensalidades de Psicologia, não se preocupe! A Anhanguera participa dos maiores programas de bolsas de estudo e créditos estudantis do País. Confira:

ProUni – O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%). É isso mesmo! Você tem a chance de fazer a faculdade dos sonhos sem pagar nada, ou pagando apenas metade das mensalidades. Para isso é preciso ter feito a edição mais recente do Enem e ter tirado uma boa nota. O mínimo exigido para se inscrever no processo seletivo é de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso cumprir requisitos de escolaridade e renda. O ProUni acontece duas vezes por ano, em janeiro e junho. As inscrições são gratuitas.

FIES – O FIES é a linha de crédito estudantil do Governo Federal. Ela permite financiar o curso em parcelas bem acessíveis e a perder de vista. Os juros são baixos e o estudante só começa a quitar a dívida depois de formado. O FIES exige a participação em qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Além disso, o candidato deve cumprir requisitos de renda. O FIES também acontece duas vezes por ano, em janeiro e junho, e as inscrições para o processo seletivo são gratuitas.

A Anhanguera também tem convênios com diversas empresas e oferece excelentes condições de parcelamento para seus funcionários. Antes de fazer a matrícula vale a pena se informar no setor financeiro para saber quais as possibilidades de desconto e parcelamentos que a instituição oferece.

Como ingressar na Anhanguera

Para conseguir uma vaga no curso de Psicologia da Anhanguera existem três caminhos:

Vestibular – as inscrições são realizadas pela internet e é preciso pagar uma taxa. O candidato escolhe qual a melhor data dentre as opções disponíveis para realizar a prova. O resultado sai em poucos dias e fica disponível no site da universidade. Se você atingir a pontuação necessária, basta levar a documentação na unidade escolhida.

Nota do Enem – quem fez o Enem tem chances de entrar na Anhanguera sem fazer vestibular. Para saber se tem vagas para Psicologia você deve preencher um formulário online, informar em qual ano fez o Enem e seu endereço atual. O sistema vai apresentar uma lista com todas as opções de cursos que aceitam a nota do Exame.

Transferência – Se você já começou a fazer Psicologia em outra universidade, pode transferir sua matrícula para a Anhanguera. Basta ficar atento ao prazo divulgado em cada semestre, preencher um formulário online e apresentar a documentação até a data final estipulada.

Onde encontrar mais informações sobre o curso de Psicologia da Anhanguera

Se você quer saber mais detalhes sobre a graduação em Psicologia, consulte o site da Anhanguera.

Veja também:

Quanto ganha um Psicólogo?

Está interessado em fazer Psicologia? Gostou de saber como funciona o curso na Anhanguera? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin