dcsimg

Arquitetura é Humanas ou Exatas?

Descubra se o curso de Arquitetura pertence às Ciências Humanas ou Exatas!

arquitetura_indice

Os cursos de graduação são divididos em três grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Cada uma destas ciências tem características próprias e costuma atrair um determinado perfil de estudante.

De modo geral, quem gosta muito de ler e tem senso crítico pode se dar muito bem na área de Humanas. Já aqueles que possuem um raciocínio lógico bastante aguçado, adoram números e tecnologia costumam escolher cursos na área de Exatas.

Se você já fez algum teste vocacional, provavelmente o resultado indicou qual destas ciências combina mais com sua personalidade. A partir daí você pode pesquisar sobre os cursos que pertencem a esta área do conhecimento e escolher o que tem mais a ver com você.

Porém, existem alguns cursos em que ficamos na dúvida se são de Humanas ou Exatas. É o que acontece, por exemplo, com Arquitetura. O fato de existirem disciplinas destas duas ciências na grade curricular do curso gera dúvidas sobre a qual área ele pertence.

Se você está pensando em fazer Arquitetura, descubra se o curso é de Humanas ou de Exatas. Saiba também onde estudar para começar sua carreira com o pé direito!

Diferenças entre Humanas e Exatas

Antes de saber se o curso de Arquitetura é de Humanas ou de Exatas, vamos entender o significado e algumas características destas duas ciências. De forma bastante resumida, podemos afirmar que:

Ciências Humanas

São aquelas que têm o ser humano como principal objeto de estudo. As carreiras relacionadas a esta área têm como foco os aspectos humanos e tentam compreender como o homem vive em sociedade, qual sua história, costumes, crenças, linguagem, sistema político, etc.

Elas são comumente definidas como “não exatas” e subjetivas. No entanto, são bastante profundas, abordam questões complexas e de grande importância para a sociedade.

Alguns dos cursos que pertencem às Ciências Humanas são: Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Artes, História, Moda, Filosofia, Direito e Psicologia, entre tantos outros.

Ciências Exatas

São todas as ciências que buscam resolver problemas e testar hipóteses através de métodos precisos e rigorosos, utilizando como base (e principal ferramenta) a Matemática, Física ou Química.

Uma das principais características de profissionais desta área é o raciocínio lógico. Desenvolver novas tecnologias e contribuir com o progresso da sociedade são objetivos comuns aos cursos de Exatas.

As carreiras pertencentes às Ciências Exatas estão bastante relacionadas com atividades industriais, comerciais ou de pesquisa.

Os principais cursos de Exatas são: Matemática, Física e Química. Além destes, existem os de Engenharia, Agronomia, Computação, Meteorologia, etc.

O curso de Arquitetura é de Humanas ou de Exatas?

Um arquiteto trabalha basicamente planejando e desenhando espaços urbanos. Para criar ambientes seguros para seus usuários, ele precisa entender sobre a estrutura dos materiais, tecnologias de construção, topografia, geometria, desenho, etc.

Faz parte de seu trabalho definir os materiais que serão utilizados em cada obra e como os espaços serão organizados de maneira a favorecer a ventilação, acústica e iluminação.

Projetar uma casa, loja, indústria, praça ou museu exige bastante conhecimento em Desenho Técnico, Matemática e Engenharia Civil. Por esta razão o curso de Arquitetura é considerado como pertencente às Ciências Exatas.

A grade curricular do curso é repleta de disciplinas sobre Desenho Arquitetônico, Tecnologias de Construção, Geometria, Cálculo e Sistemas Estruturais.

Como o arquiteto planeja espaços para a utilização do homem, ele também precisa entender quais as necessidades de cada cliente e levar em consideração aspectos como estética, conforto e funcionalidade dos ambientes criados.

Por isso, algumas disciplinas do curso são voltadas à área de Humanas, como História da Arte e Ciências Sociais. Porém, elas ocupam apenas uma pequena parte da carga horária total do curso.

Onde estudar Arquitetura

Se você está decidido a cursar Arquitetura, é importante escolher uma instituição de ensino de qualidade e com boa infraestrutura.

Esta profissão é regulamentada por lei. Isto significa que, para trabalhar como arquiteto, é preciso ter diploma de um curso superior de Arquitetura reconhecido pelo MEC e obter um registro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Confira algumas universidades credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Arquitetura:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Qual é o salário de Arquitetura?

Você já decidiu qual curso fazer? Seu perfil se encaixa melhor na área de Humanas ou Exatas? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin