dcsimg

Confira como conseguir bolsa para enfermagem

Não faltam opções de bolsas para quem quer ser enfermeiro. Conheça algumas delas!

Enfermagem é uma carreira muito bem vista no Brasil. Com um campo de trabalho aberto e em constante expansão, já é o curso preferido de mais de 260 mil estudantes em todo o país.

Conforme cresce a demanda por enfermeiros, novas faculdades vão oferecendo a graduação. Pelo Brasil já são mais de 700 – e com uma novidade interessante: é possível também estudar Enfermagem a distância.

Com tantos fatores a favor, é normal que a graduação se torne bastante visada – e concorrida. Por isso é natural que conseguir uma bolsa para estudar Enfermagem exija um tanto de dedicação e pesquisa. Mas a gente já adianta: dependendo do tipo de benefício que você busca, pode ser mais fácil do que se imagina.

Confira a seguir como conseguir bolsa para Enfermagem em diversas modalidades e, de quebra, conheça lugares legais onde fazer o seu curso e turbinar a carreira!

Como conseguir bolsa para Enfermagem

Existem mais formas de conseguir bolsa em Enfermagem do que você possa imaginar. Além dos processos seletivos tradicionais, é possível obter o benefício por meios mais simples e nada burocráticos.

Vamos conhecer alguns dos principais:

Como conseguir bolsa para Enfermagem com o ProUni

O ProUni é o maior e mais disputado programa de bolsas do Brasil. Todos os anos, mais de 300 mil benefícios são distribuídos em cursos de todas as áreas de conhecimento, incluindo Enfermagem. O critério de classificação dos candidatos é a pontuação obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para concorrer a uma bolsa do ProUni você precisa:

  • Ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.
  • Apresentar renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a uma bolsa integral, que banca toda a mensalidade do curso, ou de até 3 salários mínimos por pessoa para tentar a bolsa parcial, que paga metade das mensalidades durante todo o curso.
  • Não ter diploma de nível superior.

Enfermagem não está entre os cursos mais difíceis de conseguir bolsa, mas também não está entre os mais fáceis. A nota de corte mais alta registrada está na casa dos 710 pontos – o que é bastante. As mais baixas, por outro lado, ficaram próximas ao mínimo exigido pelo ProUni: 450 pontos.

Os cursos mais concorridos são os presenciais. Na lista das 40 faculdades que tiveram nota de corte mais altas, todas ofereciam cursos tradicionais, especialmente no turno da noite.

Se você está pensando em tentar vaga em um curso de Enfermagem a distância pelo ProUni, vai se deparar com uma nota de corte média de 550. As opções ainda não são tão amplas quanto as dos presenciais, mas a tendência é que aumentem nos próximos anos.

O ProUni abre inscrições duas vezes ao ano, normalmente no início de cada semestre letivo. A quantidade e a distribuição de vagas para Enfermagem podem variar a cada edição.

Como conseguir bolsa para Enfermagem com a ajuda da internet

Essa é uma das dicas mais legais. Pela internet é possível conseguir, de forma rápida e descomplicada, bolsas parciais para estudar Enfermagem em diversas faculdades e cidades brasileiras.

Os descontos podem chegar a 70% em cima do valor da mensalidade. Com isso, é possível fazer a graduação pagando pouco mais de R$ 300 por mês – o que faz com que o curso se torne bastante acessível!

O benefício está disponível tanto para quem busca cursos presenciais como a distância.

Os dois principais sites que oferecem esse tipo de bolsa são o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil.

A grande vantagem aqui é a facilidade de obter o desconto. Os sites não têm os mesmos requisitos do ProUni, por exemplo. Não é necessário se encaixar em critérios de renda familiar ou desempenho no Enem.

Basta acessar o site, buscar o curso ou a faculdade desejada, verificar se o valor da mensalidade cabe no seu bolso e se inscrever.

Você só vai precisar informar alguns dados pessoais, criar um nome de usuário e senha e, na sequência, seguir as orientações apresentadas. Normalmente é preciso pagar uma taxa referente à pré-matrícula como forma de garantir a bolsa – mas nada muito caro, não se preocupe.

Depois disso pode ser necessário passar por um processo seletivo na faculdade desejada. As regras variam e você poderá consultá-las quando fizer sua busca no site.

O benefício é válido até o final do curso, desde que o estudante cumpra com sua parte (pagar as mensalidades em dia, por exemplo).

Como ganhar bolsa de estudo para Enfermagem com a ajuda da empresa onde você trabalha

Se você já trabalha na área de Saúde, provavelmente vai se dar bem se quiser fazer um curso superior de Enfermagem. É que muitas empresas têm convênio com faculdades que podem se reverter em descontos bem interessantes para os futuros estudantes.

Em alguns casos bem específicos, em vez de um desconto o funcionário pode encontrar uma bolsa integral para fazer o curso sem pagar nada – já pensou?

Nesse caso, tudo o que você tem que fazer é consultar a empresa onde trabalha para saber se existem esses convênios e quais são as regras. Geralmente o benefício se aplica somente aos empregados, e pode ser encerrado caso o funcionário peça demissão ou seja demitido.

Como ganhar bolsa de estudo para Enfermagem da própria faculdade

Antes de se inscrever para o vestibular de Enfermagem, verifique se a faculdade oferece algum programa de bolsa de estudos. Muitas concedem facilidades aos alunos mais bem colocados no processo seletivo.

Em algumas instituições, o primeiro e o segundo colocado no vestibular ganham bolsa integral e parcial, respectivamente.

Fora isso, muitas universidades possuem outros programas de bolsas – geralmente direcionadas a estudantes de baixa renda, a quem apresenta bom desempenho ao longo do curso ou tirou uma nota super alta no Enem.

O ideal mesmo é informar-se sobre todas as opções no local onde você está pensando em estudar.

Outros tipos de bolsas para estudar Enfermagem

Pensa que acabou? Nada! Tem muito mais!

Existem diversos outros programas locais, estaduais ou patrocinados por organizações sociais que podem representar uma oportunidade interessante para alunos que preenchem certos pré-requisitos.

Muitas secretarias estaduais de educação, por exemplo, concedem o benefício a alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas, vivem em determinadas regiões e se encaixam em determinadas faixas de renda familiar. As bolsas podem ser integrais ou parciais e muitas delas estão disponíveis para cursos como Enfermagem.

Para saber se o governo do estado onde você mora oferece bolsas, entre em contato com a secretaria de educação.

Outra oportunidade interessante podem ser as organizações sociais sem fins lucrativos. Muitas delas trabalham em parceria com faculdades para oferecer formação de alto nível para alunos carentes. Uma pesquisa detalhada na internet pode ajudar a abrir o caminho.

Se não conseguir uma bolsa, considere fazer um financiamento

Quem está muito a fim de estudar Enfermagem mas não tem condições financeiras para isso no momento pode optar por um financiamento estudantil.

Nessa modalidade, o estudante faz o curso agora e só paga as mensalidades (ou parte delas) depois que se formar.

O mais conhecido programa de financiamento é o FIES, que distribui milhares de vagas todos os anos. Administrado pelo Governo Federal, é direcionado a estudantes de baixa renda. As regras podem variar a cada edição e as inscrições abrem duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo.

Outras alternativas podem ser encontradas nas próprias faculdades. Algumas contam com financiamento próprio, com processo simplificado e menos requisitos para participar.

Onde estudar Enfermagem com bolsa de estudos

Existem diversas faculdades onde você pode conseguir bolsa para estudar Enfermagem. O importante é verificar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se o curso é bem avaliado. Isso irá ajudar a garantir uma bela entrada no mercado de trabalho.

Separamos a seguir algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Enfermagem que trabalham com diversas modalidades de bolsas de estudos e ainda por cima aceitam financiamentos diversos. Conheça:

Veja também:

Vale a pena fazer Enfermagem? Descubra

Vai tentar uma bolsa em Enfermagem? Conte para a gente em qual faculdade você quer estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin