dcsimg

Descubra como ganhar bolsa de estudo para Pedagogia

Conseguir estudar de graça ou pagando muito pouco é mais fácil do que parece. Conheça algumas opções para obter bolsa no curso de Pedagogia!

Pedagogia é um dos cursos queridinhos do Brasil. Com quase 700 mil matriculados, pode ser encontrado em um número impressionante de faculdades por todo o país.

Só para você ter uma ideia rápida:

  • A graduação é oferecida em mais de 1.000 instituições de ensino!
  • Todos os anos quase meio milhão de vagas são oferecidas nessas instituições.
  • O curso é campeão absoluto de número de alunos matriculados na modalidade a distância.

Deu para sentir a importância que o curso de Pedagogia tem no Brasil, não é? Mas não pense que é só isso. Com tamanha disponibilidade, mesmo quem está sem grana pode conseguir fazer uma formação de nível superior.

Quer saber como? Descubra agora mesmo como ganhar uma bolsa de estudo para Pedagogia!

Como ganhar bolsa de estudo para Pedagogia

Há uma oferta considerável de bolsas para Pedagogia no Brasil. Algumas podem ser bem complicadas de obter, mas para outras basta um pouquinho de pesquisa e uma pitada de sorte.

Aqui a gente vai mostrar para você as diversas maneiras de conseguir uma bolsa de estudos para Pedagogia. São benefícios parciais (pagam parte da mensalidade) ou integrais (pagam 100% da mensalidade).

Vamos mostrar como funciona o ProUni, as bolsas-convênio, as bolsas livres e várias outras.

Dá uma olhada a seguir:

Como ganhar bolsa de estudo para Pedagogia pelo ProUni

Vamos falar primeiramente do ProUni, por se tratar do maior programa de bolsas de estudos do Brasil. Todos os anos, o Governo Federal concede mais de 300 mil benefícios a alunos de baixa renda em todas as regiões do país.

Para ganhar bolsa de estudo em Pedagogia pelo ProUni você terá que, primeiramente, atender aos critérios de renda, escolaridade e desempenho no Enem definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

As bolsas integrais são concedidas àqueles que apresentam renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. As parciais, que cobrem metade das mensalidades, vão para quem apresenta até 3 salários mínimos por pessoa.

Um ponto muito positivo do ProUni é que há bolsas em todas as áreas do conhecimento – inclusive Pedagogia.

Só que para ganhar o benefício é preciso muita dedicação. Além de se encaixar nos critérios de renda, dos quais falamos acima, o aluno também precisa ter um bom desempenho no Enem mais recente. Quanto maior a nota, maiores as chances. O mínimo para participar é de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

No entanto, para conseguir entrar nas faculdades mais populares é preciso ter uma nota bem acima disso. Em edições mais recentes, as notas mais altas foram as seguintes:

Repare que a relação acima contempla também cursos a distância. Entre os grandes processos seletivos do Governo Federal, que incluem ainda o Sisu e o FIES, o ProUni é o único que distribui vagas nessa modalidade.

E se você achou as notas de corte muito altas, não precisa desanimar. Há várias faculdades onde dá para conseguir uma bolsa em Pedagogia com o desempenho mínimo: 450 pontos.

Ah, outro detalhe importante: só pode participar do ProUni quem ainda não tem diploma de nível superior.

Para concorrer a uma vaga, fique ligado nas datas de inscrição. O processo seletivo abre duas vezes ao ano, sempre um pouco antes do início de cada semestre.

Como ganhar bolsa de estudo para Pedagogia pela internet (é muito fácil!)

Todo mundo fica tenso quando lê sobre o nível de dificuldade e os requisitos para conseguir uma bolsa do ProUni.

Porém, existem várias outras modalidades de bolsa de estudos bem mais fáceis de conseguir – elas estão aqui, na internet, e você pode obter a sua em poucos minutos.

Existe, porém, uma diferença básica com relação ao ProUni – quase todas as bolsas desta modalidade são parciais. Ainda assim, os descontos podem chegar a 70% do valor do curso. É ou não é um bom negócio?

Existem vários sites que oferecem esse tipo de bolsa, mas dois deles são mais populares:

Neles, há centenas de cursos de Pedagogia na modalidade presencial ou a distância esperando seu clique.

Os sites permitem que o candidato busquem bolsas por faculdade específica ou por localização (cidade). Na lista, basta escolher o que melhor se encaixa em seus planos. Não tem prova, nem burocracia.

O processo é super simples. Ao localizar a bolsa desejada, clique no botão de inscrição, preencha seus dados pessoais, crie um nome de usuário e uma senha. Para garantir a bolsa é preciso pagar uma taxa referente à pré-matrícula. Não há requisitos de renda ou escolaridade, como no ProUni.

Uma vez obtido o benefício, o estudante poderá usufruir dele até o final do curso.

Como ganhar bolsa de estudo para Pedagogia na própria faculdade

Se você está pensando em prestar vestibular para Pedagogia em alguma faculdade privada, vai ficar contente em saber que muitas delas oferecem bolsas de estudos aos primeiros colocados (exceto no curso de Medicina). Vale a pena, portanto, reforçar os estudos para tentar ocupar um lugar no pódio.

As bolsas podem ser integrais ou parciais e a política de distribuição varia de acordo com cada faculdade.

Geralmente o benefício é válido apenas para o processo seletivo tradicional, mas algumas faculdades, a fim de atrair novos talentos, oferecem bolsa àqueles alunos que tiveram um desempenho exemplar no Enem mais recente. Informe-se sobre as opções no local onde você está pensando em estudar.

Como ganhar bolsa de estudo para Pedagogia com ajuda da empresa onde você trabalha

Muitas empresas firmam convênios com faculdades para promover o desenvolvimento de seus funcionários.

Desse acordo surge a concessão de descontos ou até bolsas integrais, dependendo da negociação ou da relevância do curso para a empresa.

A bolsa é exclusiva aos funcionários. Para saber mais, informe-se sobre as possibilidades junto ao departamento de Recursos Humanos do seu local de trabalho.

Como Pedagogia é um curso super versátil, pode ser útil a organizações da área de educação ou que contem com departamentos de educação corporativa, treinamento e desenvolvimento.

Um detalhe importante: o benefício aqui está atrelado à permanência do funcionário na empresa.

Como ganhar bolsa de estudo para Pedagogia com a ajuda do governo estadual

Fique de olho nos programas de concessão de bolsas da secretaria de educação do Governo do Estado. Alguns são bem pouco divulgados e chegam a oferecer bolsas integrais.

Geralmente o benefício é concedido a alunos de baixa renda, egressos do ensino médio. Informe-se no órgão correspondente em seu estado.

Como ganhar bolsa de estudo para Pedagogia por meio de organizações sociais

Muitas organizações não governamentais trabalham em parceria com faculdades para oferecer bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda.

Aqui o universo é um pouco mais restrito, mas não custa fazer uma pesquisa sobre as instituições presentes na sua cidade. Geralmente os benefícios são direcionados a alunos que atendem a certos critérios de condição social e escolaridade.

Boas faculdades onde conseguir uma bolsa em Pedagogia

Outro fator fundamental na hora de escolher uma bolsa de estudos é atentar para a qualidade da instituição de ensino. Isso vai fazer toda diferença mais adiante, quando você chegar ao mercado de trabalho e tiver que disputar uma vaga que exija nível superior.

Por isso a gente elegeu algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Pedagogia em diversas modalidades, por todo o Brasil. Elas participam do ProUni e oferecem bolsas pela maioria das modalidades que citamos acima.

Conheça:

Veja também:

Vale a pena fazer Pedagogia? Descubra

Vai tentar bolsa em Pedagogia? Qual modalidade melhor se encaixa naquilo que você procura? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin