dcsimg

O Curso de Ciência da Computação

Trabalhando desde a criação de jogos até aplicações científicas, a área de atuação dos profissionais de ciência da computação está entre as mais amplas. Conheça mais sobre o curso de ciência da computação.

Curso de Ciência da Computação: Perfil do Profissional

Ciência da Computação: Produzindo softwares para todo tipo de aplicação

O Cientista da Computação ou Bacharel em Ciência da Computação ( profissional da área de Ciência da Computação ) é um profissional extremamente versátil.

Especializado em programação, na engenharia dos softwares e também em bancos de dados, o Cientista da Computação pode atuar em dezenas ( talvez centenas ) de áreas diferentes.

Hoje em dia, os programas de computador ( e os computadores em sí ) estão presentes em praticamente todos os lugares: desde as grandes empresas, passando por bancos chegando até as casas das pessoas comuns.

O sistema de saque de dinheiro que você usa no caixa eletrônico, os jogos instalados no seu computador, o programa de controle de estoque do supermercado da esquina, todos eles foram projetados por profissionais de Ciência da Computação.

Sem dúvida uma característica fundamental que os candidatos ao curso de ciência da computação devem ter é o dinamismo. É preciso ser muito dinâmico para acompanhar as novas tecnologias de computação e também as novas tendências e linguagens de programação de programação que estão sempre surgindo.

Entre as principais aplicações práticas que o profissional de Ciência da Computatação ajuda a desenvolver temos:

  • Estudo de problemas gerais e projeto de novos sistemas de software para solução destes problemas.
  • Engenharia de Software e Coordenação de equipes de programadores para a produção de sistemas de computador complexos.
  • Projeto e implantação de sistemas de bancos de dados.
  • Programação de games, atuando como programador avançado.
  • Projetos de softwares para laboratório e aplicação científica.
  • Planejamento e construção de novos sistemas operacionais para os computadores.

Os Tipos de Cursos de Ciência da Computação

Durante o curso de ciência da computação, o aluno vai adquirir grandes conhecimentos sobre programação, projeto de software, bancos de dados e fazer muitos projetos de programas interessantes. Confira abaixo os principais tipos de curso de ciência da computação e o enfoque de cada um deles:

Curso de Ciência da Computação de Nível Superior ( Bacharelado )

Com duração entre 4 e 5 anos o curso de bacharelado em Ciência da Computação é o principal e mais amplo tipo de curso de computação. Por ser um curso generalista, ele dá uma excelente base para que o aluno se especialize em qualquer área da computação posteriormente. Entre as principais disciplinas que serão estudadas durante o curso de ciência da computação bacharelado temos: Programação ( desktop e web ), Arquitetura de Computadores, Redes, Banco de Dados, Inteligência Artificial e também Engenharia de Software. O estágio para o curso de bacharelado em ciência da computação é sempre obrigatório, em algumas instituições ( especialmente as Escolas Federais ) o aluno também deverá produzir e apresentar um trabalho de conclusão de curso ( TCC ).

Curso de Ciência da Computação de Nível Tecnológico

Com duração média de 4 anos ( alguns podem ser 3 anos ) o curso de ciência da computação de nível tecnológico ao contrário do curso de bacharelado, é um curso menos amplo, geralmente focado em uma única grande área de conhecimento. Entre as áreas de conhecimento que podem ser abordadas no curso de computação tecnológico temos: Banco de Dados, Redes de Computadores, Processamento de Dados, Sistemas de Informação e também Webmastering.

Curso de Ciência da Computação de Nível Técnico

Os cursos de ciência da computação de nível técnico preparam o aluno para entrar diretamente no mercado de trabalho. Ao contário dos cursos de Nível Superior e Técnológico em que preparam uma certa base teórica, no curso técnico a principal preocupação é ensinar uma profissão para o aluno, são cursos basicamente profissionalizantes. Entre os principais tipos de cursos técnicos de ciência da computação temos: Técnico de Redes, Técnico Manutenção de Computadores, Técnico em Análise de Sistemas e também Técnico em Webdesign.

Tipos de Profissionais Formados nos Cursos de Ciência da Computação

Tipos de Profissionais de Ciência da Computação e Área de Atuação
Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Curso Tecnológico de Ciência da Computação Curso Técnico de Ciência da Computação
Tipos de Profissional Formado Engenheiro de Software, Programador Avançado, Engenheiro de Redes, Administrador de Banco de Dados, Webmaster Programador, Gerente de Redes, Gerente de Banco de Dados, Webmaster Analista de Sistemas, Técnico de Redes, Técnico de Manutenção, Webdesigner
Área de Atuação dentro da Empresa Engenharia e Gerência Gerência e Área Técnica Área Técnica

As Diversas Fases do Curso de Ciência da Computação

Confira as principais fases pelas quais passa o curso de ciência da computação ( baseado em um curso padrão de bacharelado de 4 anos ):

Primeiro Ano

Durante o primeiro ano do curso de Computação, basicamente o aluno fará a grade básica pela qual passam todos os cursos de engenharia. Apesar do curso de ciência da computação não ser uma Engenharia propriamente dita, muitos dos conceitos dela são aproveitados durante o curso. No decorrer deste ano o aluno terá os seus primeiros contatos com cálculo, física e programação.

Principais disciplinas estudadas durante este ano:

  • Cálculo I ( matemática )
  • Física I
  • Geometria Analítica
  • Introdução a Programação ( Programação I )
  • Lógica Matemática
  • Sistemas Digitais ( Eletrônica Básica )

Segundo Ano

Durante o segundo ano de Ciência da computação, o principal foco é o aprofundamento na programação, o aluno terá o seus primeiros contatos com técnicas avançadas de programação. Além da programação mais avançada, o aluno também terá contato com novos conceitos matemáticos e um pouco mais de eletrônica.

Principais disciplinas estudadas durante este ano:

  • Introdução as Redes de Computadores ( Redes I )
  • Cálculo II ( matemática )
  • Física II
  • Introdução a Programação Assembly
  • Estrutura de Dados ( Programação II )
  • Arquitetura de Computadores

Terceiro Ano

No terceiro ano de Ciência da Computação, o aluno passa a ver aluguns novos conceitos de computação mais avançados, finalizando também as disciplinas de matemáticas durante este período. Por apresentar uma série de novas matérias e também pelo nível de dificuldade das matérias de matemática este é considerado o ano mais difícil.

Principais disciplinas estudadas durante este ano:

  • Redes II
  • Análise de Algoritmos
  • Inteligência Artificial I
  • Cálculo Vetorial ( Cálculo III )
  • Sistemas Operacionais I
  • Banco de Dados I

Quarto Ano

No quarto ano, que encerra o curso de Ciência da Computação, o aluno finalizará o curso estudando algumas disciplinas mais gerais tais como economia e também produzindo o seu trabalho de conclusão de curso ( TCC ). Durante este ano o principal foco será a complementação da formação técnica do aluno, através de disciplinas de conteúdo mais variado.

Principais disciplinas estudadas durante este ano:

  • Computação Gráfica ( Programação III )
  • Inteligência Artificial II
  • Banco de Dados II
  • Economia
  • Direito
  • Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC )

Compartilhar

Facebook Twitter Google Linkedin