dcsimg

Saiba mais sobre o curso de Biologia

Conheça a carreira do profissional formado no curso de Biologia, veja como está o mercado de trabalho e onde estudar!

ciencias-biologicas-2

A Biologia é a ciência que tem como objetivo estudar todas as formas de vida: fauna e flora, desde moléculas e micro-organismos até os seres humanos. Pesquisa a evolução e a origem das relações entre os seres vivos e o meio no qual estão inseridos.

Curso

O curso de Biologia tem como principal objetivo estudar os seres vivos e analisar as principais características das formas de vida, o seu papel na natureza e a interação com outros seres vivos. O curso de Biologia possui matérias das diversas áreas do ensino, inclusive de Ciências Exatas, como Matemática, Estatística e Física. Além disso, possui matérias específicas, que são a maioria na grade curricular do curso, como Genética, Zoologia e Botânica.

É uma graduação que conta com uma carga considerável de  aulas práticas em laboratórios.

O curso de Biologia é oferecido na modalidade de licenciatura e bacharelado. É um curso da área das Ciências Biológicas. Em algumas instituições de ensino o curso pode ser oferecido com diferentes nomes, como: Ciências Biológicas, Biologia Vegetal, Biologia Aquática e Ciências (ênfase em Biologia).

Quem pretende ingressar nessa área também tem a opção de fazer um curso superior de tecnologia (curso de tecnólogo), com formação direcionada para o mercado de trabalho.

Curso de Biologia de Nível Superior (Bacharelado)

O Curso de Biologia Bacharelado tem uma duração média de quatro anos. O estágio é obrigatório, e algumas universidades exigem também a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Boa parte da carga horária do curso de biologia bacharelado vai se passar em aulas práticas e também laboratórios (em geral os laboratórios são a parte mais interessante do curso).

Curso de Biologia de Nível Superior (Licenciatura)

O Curso de Biologia Licenciatura é bem parecido com o curso de bacharelado, tendo em geral a mesma duração (4 anos).
A principal diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em biologia é que no curso de biologia licenciatura é dado um enfoque menor na questão científica e um enfoque maior na questão pedagógica: quem faz licenciatura é formado para ser um professor.
Um profissional formado no curso de biologia licenciatura poder dar aula em diversos níveis de educação desde crianças até mesmo dentro de faculdades. Para poder dar aulas no nível superior (faculdades) o aluno graduado em biologia licenciatura deve obrigatoriamente fazer uma pós-graduação.

Curso de Biologia de Nível Tecnológico

O enfoque do curso de Biologia de nível tecnológico é formar profissionais especializados para entrar diretamente no mercado de trabalho.
Ao contrário dos cursos de licenciatura e bacharelado, que são mais gerais, o curso de biologia de nível tecnológico forma o aluno dentro de uma especialidade bem definida.
Um exemplo de curso tecnológico ligado à área de Biologia e a graduação em Sistemas Biomédicos.

Grade do curso

As disciplinas que aparecem com maior frequência na grade curricular básica do curso de Biologia são:

  • Introdução à Biologia
  • Cálculo I e II
  • Física I e II
  • Introdução à Ecologia
  • Morfologia e Taxonomia
  • Zoologia dos Invertebrados
  • Zoologia dos Vertebrados
  • Respiração, Circulação e Metabolismo
  • Neurofisiologia
  • Sistemas Endócrinos e Musculares

Melhores Faculdades

O curso de Biologia é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior. Conheça algumas das principais instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Biologia:

Privadas:

Públicas:

Profissão

O aluno formado no curso de Biologia possui diversas áreas de atuação, como a Biologia Econômica, a Botânica, a Genética e a Microbiologia. Além disso, o profissional licenciado neste curso pode atuar como professor em instituições de ensino. O curso de Biologia forma profissionais com um sólido conhecimento sobre a organização, a relação e a diversidade dos seres vivos. Também fornece conhecimentos para que o aluno esteja apto a analisar o ambiente e utilizá-lo da melhor forma possível, sempre de maneira produtiva e ética.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Biologia está em expansão, principalmente devido à grande importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

O aluno graduado no curso pode trabalhar em empresas privadas e em órgãos públicos, como prefeituras, órgãos federais e Organizações Não Governamentais (ONGs). Campos mais recentes, como a biotecnologia e os biocombustíveis apresentam carência de profissionais dessa área.

Já o aluno licenciado no curso de Biologia pode atuar em instituições de ensino, dando aulas, ou na área da educação ambiental. A carência por profissionais dessa área é grande, principalmente nas regiões Nordeste e Norte.

Veja também:

O que faz um biólogo?

Você pretende fazer o curso de Biologia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin