dcsimg

Curso de Comunicação Social

Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade são algumas habilitações do curso de Comunicação Social. Veja como funciona esta graduação e onde estudar!

comunicacao-social

O curso de Comunicação Social oferece uma variedade de habilitações, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Relações Públicas.

O ponto em comum entre elas é entender como a informação é percebida, transmitida e compreendida. É um campo que pesquisa cultura, política e sociologia, a fim de entender o impacto dos meios de comunicação na sociedade.

Em cada habilitação em Comunicação Social, o estudante aprende sobre os aspectos específicos da área e coloca em prática metodologias e técnicas de comunicação no setor em que irá atuar.

Saiba mais sobre as habilitações do curso de Comunicação Social, como funciona o curso e quais são as principais faculdades reconhecidas pelo MEC!

As habilitações em Comunicação Social

O curso de Comunicação Social é um bacharelado com duração média de quatro anos. É oferecido na modalidade presencial e a distância.

A principal característica é a variedade de habilitações que as instituições oferecem na área de Comunicação Social. Uma pesquisa rápida no site do Ministério da Educação revela nada menos do que 26 tipos de habilitação. As mais comuns são:

  • Cinema: O estudante aprende a fazer roteiros, planejar e produzir audiovisuais. A parte teórica aborda a estética, linguagem e história do cinema. A habilitação também pode aparecer como Cinema Digital, Cinema e Audiovisual, Cinema e Mídias Digitais e Cinema e Vídeo.
  • Jornalismo: prepara o aluno para atuar em meios de comunicação como jornais, emissoras de TVs e portais de notícias. Seu papel é apurar, selecionar e contextualizar informações relevantes para a comunidade. Há instituições que oferecem o curso como uma graduação desvinculada da Comunicação Social.
  • Produção Editorial ou Editoração, Multimídia e Mídia Eletrônica: prepara profissionais para criar publicações impressas ou eletrônicas, desde seleção de títulos, formato, materiais e distribuição. Na habilitação em Mídia Eletrônica, o estudante aprende a gerenciar e executar projetos de sites e publicações multimídia.
  • Publicidade e Propaganda: enfoca as etapas da comunicação e promoção de novos produtos e serviços. O estudante aprende a identificar a necessidade de comunicação, define públicos, escolhe canais para veicular as mensagens, cria as campanhas, produz os materiais e avalia o impacto da ações publicitárias. O curso pode aparecer de forma independente e desvinculada da área de Comunicação Social.
  • Rádio, Televisão e Internet: prepara o estudante para criar, produzir, editar e dirigir programas de rádio, TV e audiovisuais para internet. Aborda a grade de programação, roteiro, produção, edição de programas e coordenação de equipes.
  • Relações Públicas: aborda a gestão do relacionamento comunicacional de uma empresa ou instituição com seus diferentes públicos, internos ou externos. O estudante aprende a elaborar diagnósticos, estratégias e políticas que ajudem as empresas a aperfeiçoar sua relação com a sociedade.

Como funciona o curso de Comunicação Social

Ao se candidatar a uma vaga em Comunicação Social, o estudante deve primeiro escolher qual a habilitação que pretende seguir.

Em comum, os cursos de Comunicação Social fornecem uma base teórica ampla em teorias da Comunicação, Ciências Humanas e Políticas, Sociologia e Língua Portuguesa.

As disciplinas específicas de cada habilitação começam nos primeiros anos do curso. Muitas delas são atividades práticas em laboratórios. No curso de Jornalismo, por exemplo, os alunos têm aulas nos estúdios de rádio e TV. No de Publicidade e Propaganda, os alunos criam campanhas publicitárias. Em Cinema, uma das disciplinas é escrever roteiros para audiovisuais.

Embora o estágio não seja obrigatório para todas as habilitações, muitos cursos separam uma carga horária para esta prática, como forma de proporcionar contato com o mercado de trabalho.

Uma das exigências para que o estudante possa se formar é realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou projeto experimental.

Grade curricular dos cursos de Comunicação Social

O currículo dos cursos de Comunicação Social varia de acordo com a habilitação. E dentro de cada habilitação, as disciplinas podem mudar conforme a instituição que o oferece. No entanto, existe uma base comum que é o estudo teórico da Comunicação Social, em disciplinas como:

  • Comunicação em Língua Portuguesa
  • Comunicação Global, Regional e Local
  • Economia em Comunicação
  • Fotografia
  • Fundamentos das Mídias
  • Introdução ao Design
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • Pesquisa em Comunicação
  • Psicologia da Comunicação
  • Semiótica e Comunicação
  • Sociologia da Comunicação
  • Teoria da Comunicação
  • Teoria das Ciências Humanas
  • Teoria Política

Onde estudar Comunicação Social

Existem centenas de universidades em todo o Brasil que oferecem cursos de Comunicação Social. Veja onde estudar algumas das habilitações mais comuns desta área:

Jornalismo:

Publicidade e Propaganda:

Relações Públicas

Cinema

Você pode conferir a listagem completa das universidades que oferecem habilitações em Comunicação Social no portal e-mec.

Veja também:

O que é bacharelado?
Você se interessou por alguma habilitação da área de Comunicação Social? Conte nos comentários qual delas você planeja cursar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin