dcsimg

A fim de fazer um curso de Direito a distância? Veja o que você precisa saber

Veja alternativas para quem quer estudar Direito e só tem disponibilidade para fazer um curso a distância!

Direito

Fazer uma graduação a distância tem várias vantagens: o aluno pode gerenciar melhor seu tempo, acompanhar as aulas de qualquer lugar do planeta, acessar o conteúdo sempre que quiser e, ao fim de tudo, ainda garantir um diploma de nível superior.

A modalidade tem crescido rapidamente no Brasil. Hoje são mais de 1,3 milhão de estudantes a distância fazendo cursos superiores em diferentes áreas do conhecimento.

Agora imagine poder fazer Direito, um dos mais tradicionais e concorridos do Brasil, totalmente nesta modalidade!

E você, está a fim de fazer um curso de Direito a distância? Veja tudo o que é preciso saber para entrar nesta graduação!

Tem curso de Direito EAD?

O Ministério da Educação (MEC) ainda não autorizou o funcionamento de cursos de bacharelado em Direito a distância.

Portanto, quem pretende atuar como bacharel em Direito ou advogado terá que fazer o curso de forma tradicional, presencialmente.

A graduação tem duração de cinco anos e é oferecida em apenas um turno (matutino ou noturno). O Brasil possui mais de 1.000 instituições de ensino autorizadas a oferecer o curso, distribuídas de Norte a Sul do País.

É um dos mais concorridos e o que, atualmente, tem mais estudantes matriculados no Brasil, superando Administração: são mais de 800 mil graduandos, segundo o Censo da Educação Superior mais recente.

Se você só pode estudar a distância, saiba que existem alternativas de cursos nessa modalidade para quem quer trabalhar na área jurídica.

Conheça as opções a seguir!

Alternativas ao curso de Direito a distância

Quem quer trabalhar em alguma área relacionada ao Direito e não abre mão de fazer uma graduação a distância encontra algumas opções interessantes de cursos superiores de tecnologia – aqueles que têm um tempo de duração mais curto.

Os tecnólogos, como também são conhecidos, habilitam o profissional para atuar em áreas específicas do mercado.

Na área de Direito existem cursos superiores de tecnologia para quem quer trabalhar com serviços penais, segurança pública e gestão ambiental. E o melhor: todos podem ser feitos a distância!

Veja detalhes de cada um:

Serviços Penais – Com dois anos de duração, prepara o aluno para atuar na gestão de serviços penitenciários. Esse profissional tem a responsabilidade de pensar em ações de reinserção social, formular políticas públicas e implementar projetos de melhoria de condições de vida dos encarcerados. O tecnólogo em Serviços Penais conhece a legislação penal de cima a baixo, Direitos Humanos, segurança pública e o sistema prisional.

Gestão Ambiental – É um dos cursos superiores de tecnologia mais populares do Brasil, oferecido em centenas de universidades públicas e privadas. Durante os dois anos da graduação, o aluno irá aprender a planejar, gerenciar e executar atividades relativas à preservação e recuperação do meio ambiente. Também irá lidar com questões administrativas, elaborar diagnóstico e análise de determinadas situações, propor soluções para problemas na área e monitorar a qualidade ambiental. Na parte jurídica, o foco é na avaliação de conformidade legal do uso de recursos ambientais, formulação de análises de impacto, elaboração de laudos e desenvolvimento de políticas e programas de educação ambiental. Tem dois anos de duração.

Segurança Pública – Prepara o aluno para atuar nas áreas de gestão, planejamento e aplicar técnicas que dizem respeito a todo o sistema de segurança pública. Esse profissional tem a função de pensar em políticas públicas que envolvam a melhoria das condições de segurança nos bairros, nas cidades ou em áreas rurais. Também é um bom conhecedor da legislação penal, dos processos de segurança e ordem pública, defesa civil, política técnico-científica e polícia investigativa. A graduação dura dois anos.

Por que fazer um curso de tecnólogo a distância?

Os cursos de tecnólogo EAD oferecem diversas vantagens. Conheça as principais:

  • Os cursos superiores de tecnologia são mais curtos que os bacharelados, com tempo médio de duração de 2,5 anos.
  • O diploma é de nível superior e o profissional pode usá-lo para se inscrever em concursos públicos, ocupar cargos que exijam este nível de formação ou entrar em pós-graduações. A validade é a mesma de um diploma de curso presencial.
  • Todos os cursos de tecnólogo na área de Direito podem ser feitos a distância, ou seja: o aluno tem mais flexibilidade de tempo!
  • No fim, são graduações mais econômicas. Além de ter de serem mais curtas, quem opta pela modalidade a distância ainda economiza com deslocamentos e encontra mensalidades mais em conta que as presenciais.

Direito x Cursos de Tecnólogo: entenda as diferenças

Embora os cursos de tecnólogo habilitem o aluno a atuar em algumas áreas próximas do Direito, é preciso observar alguns pontos bem importantes antes de fazer a escolha.

Faça um curso de Direito presencial se você:

  • Quer atuar na área jurídica como delegado, promotor, advogado, juiz, etc. Para isso, é preciso ter, obrigatoriamente, o diploma de bacharel em Direito. Algumas atividades vão exigir ainda a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
  • Não tem medo de concorrência. Direito é uma profissão muito procurada, às vezes com excesso de profissionais nos grandes centros urbanos.
  • Pretende alcançar uma remuneração alta, ocupando cargos de destaque no Direito (juiz, desembargador, procurador, diretor jurídico, etc.).

Faça um curso de tecnólogo EAD se:

  • Quer atuar em áreas mais específicas do Direito (no caso, ambiental, segurança pública e penal).
  • Precisa ingressar rapidamente no mercado de trabalho.
  • Tem disciplina para estudar a distância.

Outra alternativa: pós-graduações a distância em Direito

Quem já tem um diploma de curso superior e quer estudar Direito a distância pode optar por uma pós-graduação.

Nesse caso, o céu é o limite. São tantas opções de pós-graduação a distância em Direito que o interessado pode levar horas e horas pesquisando as alternativas que se adequem melhor às suas necessidades.

Veja algumas áreas do Direito que oferecem pós-graduações a distância:

  • Direito Administrativo
  • Direito Ambiental
  • Direito Constitucional
  • Direito de Negócios
  • Direito Desportivo
  • Direito do Trabalho
  • Direito Militar
  • Direito Penal
  • Direito Previdenciário
  • Direito Processual
  • Direitos Humanos

Onde estudar

Antes de buscar um curso superior é fundamental certificar-se de que a instituição desejada é reconhecida pelo MEC. Isso garante que seu diploma terá validade no mercado de trabalho.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de tecnólogo na área de Direito:

Veja também:

Cursos a distância ajudam a aumentar o salário

E aí, qual dessas opções de curso parece mais interessante para você? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin