dcsimg

Curso de Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia forma profissionais dedicados a apoiar os processos de comunicação de seus pacientes. Veja como é esta graduação e onde estudar!

group of healthcare workers

O papel de quem trabalha com Fonoaudiologia é ajudar as pessoas a aperfeiçoar a forma como se comunicam com o mundo ao redor.  O foco do curso de Fonoaudiologia está na voz, fala, audição, motricidade oral e linguagem.

O trabalho de quem se forma em Fonoaudiologia vai desde ajudar um apresentador de televisão a perder um sotaque muito forte até contribuir para que uma pessoa que passou por cirurgia na boca possa voltar a falar.

O curso de Fonoaudiologia é oferecido na modalidade presencial e é um bacharelado com quatro anos de duração, em média.

Saiba mais sobre como funciona o curso de Fonoaudiologia e as principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem esta graduação!

Quando surgiu o curso de Fonoaudiologia

No Brasil, a Fonoaudiologia surgiu na década de 1930 em faculdades de Medicina e de Psicologia. Esta origem se reflete até hoje nas disciplinas que fazem parte do curso, que tem contribuições também da Pedagogia, Física, Fonética e Linguística.

Objetivo do curso de Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia forma uma base para que o estudante possa promover o bom funcionamento, prevenir distúrbios, diagnosticar problemas e desenvolver tratamentos relacionados a sete áreas principais:

  1. Audiologia: área que estuda os problemas relacionados à audição.
  2. Linguagem: trabalha tanto na comunicação oral quanto escrita, ajudando crianças, adolescentes e até adultos que têm dificuldades na fala em problemas relacionados à aprendizagem da linguagem.
  3. Voz: estuda os problemas criados pelo uso inadequado da voz e aponta caminhos para corrigi-los.
  4. Motricidade Orofacial: estuda a musculatura da face, boca e língua. Visa corrigir problemas relacionados a mastigação, sucção, posicionamento da língua, respiração, entre outros.
  5. Disfagia: trata da dificuldade de deglutir alimentos de forma segura.
  6. Saúde coletiva: estuda a ocorrência das alterações fonoaudiológicas na população. O trabalho é feito nas unidades de saúde da família, creches e escolas.
  7. Fonoaudiologia escolar: atua junto à equipe escolar, coordenação pedagógica, professores. Busca planejar o processo e estratégias de ensino aprendizagem, para desenvolver habilidades junto aos alunos e professores.

O que  se estuda no curso de Fonoaudiologia

No começo do curso, as disciplinas básicas ajudam o estudante a compreender como é o processo de aquisição da Linguagem. São matérias como Anatomia, Linguística e Fisiologia.

Nos semestres seguintes começam as disciplinas específicas da Fonoaudiologia, como Voz, Linguagem Oral e Escrita. Outro grupo de matérias forma o profissional para lidar com os pacientes e trabalhar em equipe, como por exemplo Neurologia e Psicologia.

Em seguida, o estudante começa a aprender sobre as patologias. O objetivo nesta fase é que ele seja capaz de identificar cada patologia, diferenciá-la, avaliar e entender os métodos terapêuticos.

A parte prática é essencial para formar o profissional dessa área e ocupa boa parte do currículo. Veja alguns exemplos de atendimentos que o estudante aprende a prestar durante o curso de Fonoaudiologia:

  • Teste da orelhinha em recém-nascidos para saber como está sua audição.
  • Audiometria para identificar perda de audição.
  • Seleção e adaptação de próteses auditivas.
  • Avaliação clínica da deglutição.
  • Avaliação do comportamento da voz, para identificar rouquidão, cansaço ou esforço para falar.

É pelo contato com os pacientes que o estudante irá exercitar a sensibilidade para identificar os problemas e propor as estratégias de tratamento. As matérias práticas também ajudam a conhecer de perto a rotina do profissional e descobrir por qual área se tem mais afinidade.

Em algumas universidades, as disciplinas práticas começam logo nos primeiros anos do curso. Outras optam por construir uma base teórica para depois passar para as práticas. Tudo vai depender do projeto pedagógico de cada curso.

O estágio é obrigatório e pode ser realizado em áreas como:

  • Fonoaudiologia Hospitalar Adulto e Pediátrica
  • Fonoaudiologia em Saúde Coletiva
  • Distúrbios da Comunicação Humana e Voz
  • Audiologia Clínica

Onde estudar Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia é oferecido na modalidade presencial por mais de cem universidades. Veja algumas das principais instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem esta graduação:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um fonoaudiólogo?

Você tem interesse em fazer o curso de Fonoaudiologia? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin