dcsimg

Curso de História

Conheça a graduação em História, que tem como principal função preservar a memória e o passado. Saiba como funciona o curso e onde estudar!

ciencias-sociaisEstudar História é essencial para saber de onde viemos, entender como a sociedade funciona  e para onde ela pode caminhar.

No curso de História o estudante aprende a investigar documentos antigos, avaliar fontes de informação, comparar registros e explicar como os fatos do passado se desenrolaram e impactam os dias atuais. A jornada passa por disciplinas teóricas, práticas e muita leitura.

Saiba mais sobre o curso de História e veja onde estudar esta graduação!

Como funciona o curso de História

Presencial e a distância, o curso de História tem duração média de quatro anos. São oferecidas três habilitações:

  • História Licenciatura: forma professores do ensino fundamental e médio.
  • História Bacharelado: forma  pesquisadores em História.
  • Patrimônio Histórico: forma o aluno para gestão de acervos, bibliotecas, museus e outras instituições, públicas e privadas.

Os currículos abordam o desenrolar da História ao longo do tempo. Pelo menos dois semestres são dedicados ao estudo da História Antiga, da Idade Média, da Era Moderna e da História Contemporânea. Durante dois anos do curso, em média, os estudantes aprendem sobre a História do Brasil, desde o tempo da Colônia, Monarquia e da República.

Em cada disciplina a ação humana é analisada nos seus mais diversos aspectos: sociais, econômicos, culturais, religiosos.

Previsivelmente, gostar de ler é um requisito obrigatório para o estudante de História. Porém, tão importante quanto o gosto pela leitura é ter muita curiosidade para investigar novas fontes, questionar o que se está lendo, relacionar os fatos e entender a vida de outros povos.

Isso porque, além de estudar as diferentes épocas, no curso de História o estudante aprende sobre  outras culturas, por meio de disciplinas como História Indígena, História da Península Ibérica, das Américas Coloniais, África e Ásia.

Disciplinas específicas do curso de História

Se nas disciplinas de base do curso de História o estudante atravessa diferentes tempos e espaços, nas disciplinas mais específicas, como Teoria da História e Metodologia ele é provocado a pensar sobre o que é fazer História:

  • Por que precisamos da História?
  • Como se fazia pesquisa no passado e como se faz hoje?
  • Como eram os textos históricos? E como produzir um texto histórico hoje em dia?

A aprendizagem prática do que é fazer pesquisa histórica surge muitas vezes de atividades como:

  • Busca em acervos: Uma pesquisa de qualidade envolve a procura os documentos originais para embasar os estudos. O futuro historiador aprende a acessar arquivos de jornais, documentos raros de bibliotecas, arquivos de instituições públicas e privadas.
  • História oral: uma das técnicas exercitadas no curso de História é fazer entrevistas com pessoas que testemunharam acontecimentos relevantes ou que possam contar o cotidiano de uma época ou lugar.
  • Pesquisa iconográfica: muitas informações estão disponíveis em linguagens e suportes diferentes,  como fotos, áudios e vídeos. O estudante deve aprender técnicas de análise para recuperar essas informações e usá-las em seus trabalhos.

Disciplinas optativas do curso de História

A História é muito abrangente e é praticamente impossível estudar sobre todos os assuntos durante a graduação. Por isso os cursos oferecem várias disciplinas optativas, que o aluno pode escolher para direcionar e aprofundar nas áreas que mais interessam a ele, como por exemplo:

  • Arqueologia
  • Ciência
  • Gênero
  • Política
  • Religião
  • Som e Imagem

Estágio em História

Para os cursos de licenciatura é obrigatório fazer estágio em escolas do ensino fundamental ou médio. Os estagiários podem observar as aulas de história, fazer monitoria, tirar dúvidas e dar aulas supervisionadas.

No bacharelado, é possível fazer estágio opcional em acervos de instituições públicas e particulares, como bibliotecas e museus, catalogando e digitalizando documentos,  ou participando da organização de exposições.

Para se formar, o estudante deve elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Diferenciais do curso de História

A experiência na graduação pode variar de acordo com a universidade. Veja o que algumas instituições oferecem:

  • Habilitação: diversos cursos oferecem Bacharelado e Licenciatura em uma única habilitação.  Para isso, o aluno cursa as disciplinas pedagógicas e faz estágio.
  • PET História: em várias instituições os estudantes participam do Programa de Educação Tutorial, em atividades que ajudam a prepará-los como pesquisadores.
  • História e Cinema: assistir e debater filmes têm sido um recurso bem comum nos cursos para aprofundar os temas tratados em aula.
  • Pesquisa: em algumas instituições os estudantes participam ativamente de projetos de pesquisa, coletando depoimentos ou analisando documentos.
  • Extensão: várias iniciativas levam a História para a população mais ampla, em projetos de cursos rápidos e de visitas guiadas a lugares históricos.

Onde estudar História

O curso de História é oferecido por centenas de instituições privadas e públicas em todas as regiões do País. Confira algumas das principais:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um professor de História?

E aí, você se imagina pesquisando documentos antigos, trabalhando em bibliotecas e museus ou dando aula de História? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin