Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Curso de Marketing

25 de junho de 2015
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

A área de Marketing busca entender e atender o consumidor. Pode parecer simples, mas para ser capaz de cumprir este propósito o profissional precisa estudar várias áreas do conhecimento, da Comunicação ao Cálculo, passando por Administração, Economia e Sociologia.

As graduações em Marketing têm as seguintes características:

  • Habilitação: o curso é oferecido como bacharelado e tecnológico.
  • Duração média: no bacharelado, são 4 anos. No tecnológico, 2 anos.
  • Modalidade: presencial ou a distância.
  • Turno presencial: diurno ou noturno.

Você quer saber como é o dia a dia em uma graduação em Marketing? Primeiro, vale a pena entender um pouco sobre esta área!

O que é o Marketing?

A área de Marketing vai muito além de fazer a propaganda sobre um produto, como é comum de se pensar. Ela é responsável por:

  • Analisar o mercado por meio de pesquisas e estatísticas.
  • Conhecer o consumidor e os concorrentes.
  • Ajudar a criar produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado.
  • Planejar a distribuição e divulgação dos produtos nos canais adequados.

Como você pode ver, o trabalho do Marketing passa por vários setores da organização e é considerado cada vez mais estratégico.

Como funciona o curso de Marketing

Para formar um profissional apto a atuar em funções tão diferentes, o curso de Marketing apresenta disciplinas das áreas de Administração e Comunicação. A ideia é aliar uma visão analítica e objetiva com a sensibilidade para entender as transformações da sociedade.

O curso combina teoria e prática. Da teoria, os alunos aprendem sobre Economia, Psicologia, Sociologia, Finanças e Estatística. Da prática, os professores trazem estudos de caso de problemas reais para os alunos resolverem.

O diferencial do curso de Marketing são as disciplinas sobre pesquisa e análise de dados. Com elas, o profissional é capaz de entender os competidores, fazer previsões sobre o mercado, identificar o comportamento do consumidor e a dinâmica das tendências. Essas informações são a base para a tomada de decisões. Veja algumas disciplinas que podem estar no currículo:

  • Análise Multivariada
  • Cálculo
  • Lógica Matemática
  • Probabilidade
  • Tratamento e análise de dados

Ao longo do curso, o estudante tem a visão geral das três principais atribuições da área:

  • Gestão de Marketing
  • Pesquisa de Marketing
  • Comunicação de Marketing

É possível aprofundar os estudos na área em que se tem mais afinidade, cursando disciplinas optativas, como por exemplo:

  • Análise de Campanhas de Comunicação
  • Estética dos Meios de Comunicação
  • Marketing Eletrônico
  • Marketing Social e de Organizações não Governamentais
  • Teorias da Opinião Pública

Durante o curso é comum que os estudantes visitem o setor de Marketing de empresas e agências de publicidade para verem na prática como é o dia a dia profissional.

A forma mais comum de contato com o mercado é pelos estágios. Neles os estudantes acompanham o planejamento de ações de marketing, campanhas de divulgação e eventos.

 

Perfil do estudante de Marketing

Para atuar em Marketing, é interessante que o estudante:

  • Seja comunicativo.
  • Goste de trabalhar em equipe.
  • Goste de planejamento e tenha habilidade em lidar com números.
  • Saiba trabalhar com novas tecnologias.
  • Fale outros idiomas e conheça outras culturas.
  • Seja curioso e tenha um repertório cultural amplo, para usar esse conteúdo em seu trabalho.
  • Tenha capacidade analítica e também a visão sistêmica da área em que atua.
  • Esteja sempre atualizado em relação às mudanças que acontecem no mundo e em sua área de atuação.

O Marketing atua onde as pessoas estão. E como as pessoas estão cada vez mais conectadas, surgem muitas oportunidades de estágio em áreas ligadas à internet, como gestão de comércio eletrônico, de mídias sociais e publicidade em mecanismos de busca. O Marketing Digital, por exemplo, é uma carreira em alta.

Os principais campos de atuação para quem se forma em Marketing são:

  • Agência de propaganda e marketing
  • Setor de Marketing de empresas
  • Consultorias
  • Organizações de todos os tipos e portes, com ou sem fins lucrativos.
  • Assessoria de celebridades, candidatos a cargos públicos, cidades, estados e países.

Onde estudar Marketing

O curso de Marketing é oferecido por centenas de instituições em todo o país, privadas e públicas, como por exemplo:

Privadas:

Públicas:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Faculdade de Tecnologia Sebrae (FATEC SEBRAE)

Veja também:

Marketing

 

Você tem interesse em fazer o curso de Marketing? Conta pra gente!

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

Por Guia da Carreira em 31/10/2016

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.