dcsimg
 
Ciências Humanas

Rádio e TV: saiba mais sobre este curso

Descubra como funciona a graduação em Rádio e TV e onde encontrar a faculdade ideal para você!

Rádio e TV

Uma das vantagens do curso de Rádio e TV é a versatilidade com a qual seus estudantes aprendem a lidar com novas tecnologias, a se adaptar às tendências de mercado e explorar formatos diferentes de comunicação.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o curso não trata apenas de rádio e TV. Muitas faculdades, inclusive, já acrescentaram “Internet” no título da graduação para se adaptar aos tempos atuais.

Novas formas de comunicar, como as que vemos em celulares, aplicativos e redes sociais, ampliaram ainda mais o espaço de atuação do profissional de Rádio e TV, que é responsável por criar vídeos e áudios, editar imagens e sons e elaborar roteiros – tanto para as plataformas novas quanto para tradicionais.

Com um mercado que vai muito além das emissoras de rádio e TV, quem se forma nessa faculdade encontra oportunidades em produtoras de todos os portes, agências de comunicação, assessorias, empresas de eventos ou em escritórios de tecnologia.

O curso é bastante concorrido. Para conseguir uma vaga será preciso investir bastante nos estudos.

Se você está interessado em ingressar em Rádio e TV, conheça a seguir detalhes sobre o curso, o que se estuda e onde encontrar boas faculdades reconhecidas pelo MEC para ajudar a dar aquele salto na sua carreira!

Sobre o curso de Rádio e TV

O curso de Rádio e TV pode ser encontrado com diferentes nomes:

  • Comunicação Social – Rádio, TV e Internet
  • Comunicação Social – Rádio e Televisão
  • Comunicação Social – Radialismo
  • Comunicação Social – Radialismo e Produção em Mídia Audiovisual
  • Radialismo

A graduação dura em média quatro anos e é oferecida apenas em grau de bacharelado, na modalidade presencial. É possível encontrá-la em faculdades públicas e privadas de todo o País.

O que se estuda em Rádio e TV

O curso de Rádio e TV tem uma extensa grade de disciplinas voltadas ao exercício prático da profissão. Durante a graduação o aluno irá aprender a criar, produzir, editar e publicar conteúdos em formato radiofônico, televisivo, para a internet e aplicativos.

Mas não é só isso. O curso também oferece um bom embasamento teórico, com disciplinas voltadas para as teorias da comunicação, as principais correntes culturais e os fundamentos da sociedade contemporânea.

Confira a seguir algumas das principais matérias vistas nos cursos de Rádio e TV:

  • Animações, Vinhetas e Efeitos
  • Antropologia Cultural
  • Captação e Edição de Áudio
  • Documentário
  • Edição de Imagens
  • Estrutura de Roteiros
  • Estudos Culturais
  • Fotografia
  • Fundamentos e Organização do Rádio e TV
  • Interfaces Gráficas Digitais
  • Internet, Games e Redes Sociais
  • Legislação e Direitos de Imagem
  • Linguagem Sonora
  • Locução e Apresentação em RTV
  • Oficina de Produção de Conteúdo Sonoro e Audiovisual
  • Produção para TV
  • Radiojornalismo
  • Redação e Comunicação
  • Sonoplastia
  • Teledramaturgia
  • Telejornalismo
  • Teorias Clássicas da Comunicação
  • Trilha Sonora

Mercado de trabalho para quem se forma em Rádio e TV

Quem se forma em Rádio e TV tem que sair da faculdade pronto para encarar a alta concorrência no mercado. Por vezes, os radialistas têm que competir uma vaga com jornalistas e publicitários. Por outro lado, a profissão oferece um leque bastante diverso de atuação.

O radialista encontra trabalho em empresas como:

  • Agências de Comunicação
  • Emissoras de Rádio
  • Emissoras de Televisão
  • Canais de TV a Cabo
  • Agências de Publicidade e Propaganda
  • Produtoras Digitais
  • Produtoras Independentes

Um mercado jovem como o de Rádio e TV pede profissionais que consigam agregar múltiplas habilidades. Bons roteiristas que também entendam de edição, diretores que fotografem, editores familiarizados com mídias digitais e por aí vai. Esses têm mais chances de encontrar trabalho mais rapidamente.

Outra área de atividade muito requisitada nessa profissão é a de gestão. Profissionais capazes de coordenar equipes de produção, desde a concepção da ideia até a entrega do produto final, são muito procurados por agências e emissoras. Também tendem a receber salários mais altos.

Alternativa: cursos de tecnólogo

Quem quer entrar no mercado mais rapidamente e em áreas específicas da Comunicação pode recorrer aos cursos de tecnólogo.

Além de oferecer um diploma nível superior de forma mais rápida, com apenas dois anos de estudo, são graduações criadas para atender a demandas específicas do mercado – o que aumenta bastante a empregabilidade.

Conheça alguns dos cursos disponíveis na área:

Produção Audiovisual

O curso fornece ao aluno todas as habilidades relacionadas à produção audiovisual, como filmagem, fotografia, gravação, iluminação, uso de câmeras, sonorização, etc. Estúdios de cinema, produtoras, emissoras de rádio e TV e agências de publicidade são as principais empregadoras.

Produção Multimídia

O curso ensina o estudante a desenvolver ambientes e produtos digitais usando textos, imagens, sons e animações. O foco é formar profissionais que atuem em empresas de comunicação, publicidade, estúdios de animação e produtoras digitais.

Produção Fonográfica

Embora tenha a ver com Rádio e TV, o curso de Produção Fonográfica é mais voltado para a indústria da música. Nele, o estudante irá aprender todos os processos relacionados à produção de discos, operar estúdios de áudio, editar vinhetas sonoras. Ao terminar a faculdade, estará pronto para trabalhar em produtoras, gravadoras, estúdios e espetáculos.

 

Onde estudar Rádio e TV

Conheça algumas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem curso superiores de Rádio e TV:

Universidade Privadas:

 

Universidades Públicas:

Cursos tecnológicos:

Os cursos de tecnólogo na área de Rádio e TV são ofertados principalmente em faculdades privadas, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Veja onde encontrá-los:

Produção Audiovisual

Produção Multimídia

Produção Fonográfica

 

Veja também:

Comunicação Social: saiba mais sobre essa carreira

 

Está interessado no curso de Rádio e TV? Compartilhe suas impressões conosco nos comentários!

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultor independente de educação, focado em carreiras e mercado de trabalho e colaborador ativo no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Ciências Humanas e Rádio e TV

Comunicação Social: saiba mais sobre essa carreira

Comunicação Social: saiba mais sobre essa carreira

O profissional desta área estuda os processos de comunicação e como a informação é transmitida, percebida e compreendida pelas pessoas. Entenda um pouco mais sobre a carreira em Comunicação Social, descubra em que áreas esse profissional pode atuar e onde cursar esta graduação!

Direito e Advocacia: saiba mais sobre a profissão

Direito e Advocacia: saiba mais sobre a profissão

Uma das profissões possíveis na área de Direito é a de advogado. Entenda mais sobre a carreira em advocacia, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde estudar esta graduação!

Economia: saiba mais sobre o curso e a carreira

Economia: saiba mais sobre o curso e a carreira

O economista é o profissional que estuda a produção e distribuição de bens na sociedade. Ele auxilia na construção de patrimônios de pessoas físicas e empresas. Entenda um pouco mais sobre a carreira em Economia, saiba onde cursar esta graduação e como está o mercado de trabalho!

Filosofia: saiba mais sobre este curso

Filosofia: saiba mais sobre este curso

Conheça a carreira em Filosofia, saiba onde estudar esta graduação e como está o mercado de trabalho para este profissional!

 
 
 

Comentários:

  1. Olivia

    Eu quero fazer técnico em rádio e tv,mas estou insegura,fico com medo de não conseguir emprego depois,moro na região de BH.Me ajude.Obrigada.

  2. Bruno

    EU gostaria de saber se Radio e Tv é a mesma coisa de Comunicação Social, e se também pode ser chamada de Comunicação, no caso achei dois no site da UFBA:
    Comunicação – Jornalismo
    Comunicação – Produção em Comunicação e Cultura = este abrangendo Radio, TV e Fotografia,etc…?

    • Thalita

      o nome completo é Comunicação social com habilitação em Rádio TV.
      publicidade é a mesma coisa, Comunicação Social com habilitação ou especialização em publicidade e propaganda e por aí vai…

  3. cocozilda

    parabéns pelo trabalho ai meu brodi ! pice endi lovi no corazon !

  4. Flavio fernandes

    eu vivo em angola e kero fazer esse curso mais o que fasso

  5. Samara

    Olá!
    Gostaria de saber se este curso é interessanta apenas para os jóvens. Tenho 34 anos e gostaria de fazer Rádio e Tv, mas e o mercado de trabalho? Como me receberia?

  6. badmaxa batidaseria badmaxa

    gostaria de fazer um curso de tv atraver da internet. quais sao os passos?

  7. Bruna Luiza

    Oi boa noite já sou formada em Jornalismo pela faculdade Una de BH, estou procurando me especializar na área. Gostaria de saber onde vcs estão localizados, quanto que é o curso técnico em rádio e tv, duração aguardo resposta.

    Att.

    Bruna Luiza

  8. Richard Dos Santos Souza

    E aí galera eu queria deixar esse comentário q eu ñ poderia deixar de projetar 2015. Tenho o sonho de trabalhar na Rádio Gaúcha no programa Sala de Redação e nas outras horas me envolver com os times de base. Grêmio, Inter e Juventude.

  9. Josivaldo trajando

    eu quero muito fazer esse curso mas gostaria de saber se vcs encaminha pra estágio Ou o drt agradeço se vc responde

  10. Julio Augusto

    Se eu fizer o curso de RÁDIO E TV poderei atuar tanto como APRESENTADOR (Como Eliana e Luciano) quanto como RADIALISTA?

  11. EDINEI DOS SANTOS

    ola bom dia so do parana e gostaria muito de fazer um curso de radia de preferensia presensil mas nao tenho aqi na minha região a onde moro moro na regiao sul do parana

  12. jussimar lucas

    bem sou estudante do 2 ano do medo e quero fazer radio e tv ,se eu fazer poderei atuar em radios

  13. Luana

    Estou afim de fazer este curso, alguém sabe onde tem aqui no RJ?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!