dcsimg

Conheça 5 cursos técnicos na área da Saúde

Saiba quais são os cursos técnicos que estão em alta na área da Saúde!

saúde

Os cursos técnicos são uma formação de nível médio com foco no aprendizado de atividades profissionais práticas.

A duração deste tipo de curso é mais curta que a das graduações de nível superior, o que atrai muitos estudantes. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC), há 220 opções de formação profissional de nível médio reconhecidas atualmente no País, divididas em 13 eixos tecnológicos. Entre eles, encontramos cursos na área da Saúde.

Os cursos técnicos são uma boa opção pra quem precisa ingressar de forma rápida no mercado de trabalho e já tem certeza do tipo de função que deseja desempenhar dentro daquela área.

Mas fique atento aos diferenciais importantes dos cursos de nível superior: os profissionais que concluem uma faculdade costumam ganhar melhores salários, são preparados para exercer diferentes funções dentro da área profissional de atuação e podem ocupar uma variedade muito maior de cargos.

É preciso conhecer bem o conteúdo de cada curso e os resultados que ele agrega à sua carreira antes de tomar uma decisão sobre seu futuro profissional.

Se você pretende trabalhar na área da Saúde, veja a lista a seguir com cinco cursos técnicos em alta no mercado atual!

Cursos técnicos em destaque na área de Saúde

Na classificação do Ministério da Educação (MEC) os cursos técnicos da área de Saúde integram um eixo tecnológico chamado de Ambiente e Saúde, composto por 29 cursos. Conheça cinco deles que estão em alta:

1. Curso Técnico em Gerência em Saúde

O curso técnico em Gerência em Saúde tem duração média de dois anos e disciplinas da área de Gestão, Ciências Biológicas e Direito.

Os alunos são preparados para participar do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas na área. Na prática, os profissionais devem saber gerenciar serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Entre suas atividades de rotina estão:

  • Desenvolvimento de projetos de gestão
  • Tratamento estatístico de indicadores
  • Controle do sistema de estoque
  • Compras e distribuição de material
  • Acompanhamento de contratos e serviços de terceiros

Veja onde este profissional encontra oportunidades de trabalho:

  • Hospitais
  • Clínicas e policlínicas
  • Postos e unidades de saúde
  • Empresas de exames complementares, laboratórios, farmácias
  • Empresas seguradoras e de medicina de grupo

2. Curso Técnico em Radiologia

O curso técnico em Radiologia tem duração média de dois anos e sua grade curricular é composta basicamente por disciplinas das áreas de Biologia e Física.

Os alunos são preparados para operar diversos tipos de equipamentos que realizam diagnósticos através de radiografias. O trabalho destes profissionais é essencial na identificação de patologias e alterações em órgãos internos. Podem atuar ainda na indústria farmacêutica.

O técnico em Radiologia pode prestar serviços em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, em instituições públicas e privadas.

3. Curso Técnico em Enfermagem

O curso técnico em Enfermagem tem duração média de dois anos e possui no currículo disciplinas como Biologia, Administração, Sociologia e Psicologia. O objetivo é preparar profissionais para promover e restabelecer a saúde dos seres humanos, além de auxiliar na prevenção de doenças.

Na prática, este profissional faz a coleta de dados sobre o estado de saúde de pacientes através de exames físicos e psicológicos e é responsável ainda por outros cuidados como o acompanhamento da alimentação e higiene.

Veja onde o técnico em enfermagem encontra oportunidades de trabalho:

  • Hospitais, clínicas e postos de saúde
  • Empresas e domicílios

4. Curso Técnico em Farmácia

O curso técnico em Farmácia possui duração média de dois anos e sua grade curricular traz disciplinas como Microbiologia, Anatomia e Fisiologia Humana, Biossegurança e Legislação Farmacêutica.

Tem como objetivo formar profissionais qualificados para realizar o estudo de medicamentos, vacinas e substâncias químicas, além de analisar a relação dos medicamentos com os organismos vivos.

O técnico em Farmácia ajuda a desenvolver novos medicamentos e cosméticos, buscar métodos de produção mais eficientes para estes produtos, realizar testes de laboratório e fazer análises clínicas, toxicológicas, físico-químicas e biológicas.

Veja onde este profissional encontra oportunidades de trabalho:

  • Drogarias
  • Postos de saúde e de medicamentos
  • Farmácias de manipulação
  • Indústrias farmacêuticas
  • Unidades básicas de saúde
  • Hospitais
  • Distribuidoras de medicamentos e insumos

5. Curso Técnico em Nutrição e Dietética

O curso técnico em Nutrição e Dietética tem duração média de dois anos e seus alunos estudam Anatomia e Fisiologia Humana, Bioquímica, Microbiologia, Tecnologia de Alimentos e Administração.

É um currículo bastante diversificado que prepara profissionais para acompanhar e orientar as atividades de controle de qualidade no processo de produção de alimentos, e também os procedimentos culinários de preparo e transporte de alimentos.

O técnico em Nutrição e Dietética pode atuar ainda na avaliação nutricional de pacientes em programas de educação alimentar. Veja onde estão as oportunidades de trabalho mais comuns:

  • Restaurantes, hotéis, creches, escolas e supermercados
  • Hospitais, clínicas e asilos
  • Unidades básicas de saúde
  • Indústrias de alimentos

Outros cursos na área da Saúde

Se o seu objetivo é crescer na carreira, é importante investir em qualificação de nível superior. Na área da Saúde, há uma oferta imensa de cursos, tanto em grau de bacharelado como nos chamados tecnólogos (cursos superiores de tecnologia).

Independentemente do rumo que você pretende seguir, para que seu diploma tenha validade no mercado a faculdade precisa ter o reconhecimento do MEC para funcionar.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores (bacharelado e tecnólogo) na área da Saúde:

Veja também:

Curso técnico é a mesma coisa que tecnólogo?

Ficou interessado em algum dos cursos técnicos na área da Saúde? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin