dcsimg

Curso Técnico em Administração Pública

O curso técnico de Administração Pública forma profissionais especializados para atuar no Governo, melhorando a administração. Saiba mais!

A Carreira no Curso Técnico em Administração Pública

Administração Pública

Habilitação:
Técnico em Administração Pública
Duração do Curso Técnico:
2 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Organização e Planejamento
Salário Médio:
R$ 1617,00

O profissional do Curso Técnico de Administração Pública é um profissional treinado para atuar como um Administrador Profissional.

O dinheiro, o tempo e os recursos que os Governo tem para cuidar do país são todos limitados, uma boa administração destes fatores faz toda a diferença.

Especializado em áreas tais como gestão de projetos, contabilidade e legislação, o técnico em Administração Pública, antes de mais nada é um planejador.

Podendo atuar em todos os níveis de Governo, desde prefeituras até cargos Nacionais, o profissional formado no curso técnico Administrador Público é um profissional que vem sendo cada vez mais requisitado.

Embora o foco deste profissional seja a questão da Administração Governamental, ele também pode atuar em empresas em funções tais como Gerente de Projetos.

Como planejador, as principais funções do profissional formado no curso técnico em Administração Pública são organizar cronogramas, planilhas de custo, criar métodos de organização, métodos de trabalho e principalmente combater o desperdício.

A parte financeira, em especial, é um dos principais pontos que deve ser abordado pelo técnico em Administração Pública.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal os Governos devem evitar ao máximo gastar mais do que tem.

O Curso Técnico em Administração Pública

Embora como curso técnico, o curso de Administração Pública seja curto, ele tem um conteúdo bem variado visando formar um profissional bem multi-disciplinar.

Durante os 2 anos de duração deste curso técnico o aluno terá muitas matérias relativas a Administração de Empresas e Contabilidade, no entanto, elas não serão estudadas muito a fundo, serão mais a nível de conhecimento básico.

Além de Administração em sí e Contabilidade também haverão conteúdos de Direito ( prinpalmente Legislação Trabalhista ) e muitas matérias práticas que vão dar uma boa idéia de como funciona o Governo ( licitações, pregões, gestão pública, políticas públicas, etc… ).

Técnico em Administração Pública: Especializado para um Governo mais Eficiente

Grade Básica do Curso Técnico de Administração Pública

  • Contabilidade Básica
  • Estatística
  • Gestão de Projetos
  • Direito Básico
  • Fundamentos da Teoria Econômica
  • Política Tributária
  • Políticas Públicas
  • Gestão de Pessoas
  • Balanço Patrimonial
  • Matemática Finaceira Básica

Administração Pública: Tipos de Governos pelo Mundo

Hoje em dia, apesar da Democracia estar presente na maioria dos Países, ainda existem muitos tipos de governo diferentes pelo mundo.

A Administração Pública varia bastante de país para país.

E mesmo em países que oficialmente tem o mesmo tipo de governo, ela pode variar um pouco.

Confira abaixo um mapa represantando os vários tipos de governos da Era Moderna e tipos de Administração Pública em cada um deles:

Mapa dos Tipos de Governo pelo Mundo

Os Vários Tipos de Governo pelo Mundo

Governo Presidencialista

O Governo Presidencialista é o tipo de Governo mais comum de administração pública que temos atualmente.

Predominante especialmente nas Américas e em grandes países como Estados Unidos e Brasil, no governo presidencialista, quem é o chefe da administração pública é o Presidente da República.

Para realizar a administração pública, o Presidente é auxiliado por 1 Câmara dos Deputados e 1 Senado, em países maiores pode haver ainda a figura do Governador de Estado, mas em países pequenos o Presidente administra o país como um todo.

Governo Parlamentarista

O Governo Parlamentarista é bastante comum na Europa e pode ser considerado como uma tipo de administração pública evoluído diretamente da Monarquia.

No Governo Parlamentarista, há 2 líderes para a nação, o Chefe de Estado ou Presidente que cuida de questões cerimoniais e também o Chefe de Governo ou Primeiro-Ministro que cuida de questões práticas do Governo.

O Parlamento, que dá nome ao Governo tem um papel mais forte que no Presidencialismo, em alguns casos ele pode até nomear e demitir o Chefe de Governo.

República Unipartidária

Um tipo particular de República onde podem até existir eleições, mas todos os candidatos são do mesmo partido.

Na questão da prática da administração pública é como se fosse um tipo de Ditadura só que com maiores liberdades.

Ao Contrário da Ditatura também não existe a figura do Ditador, na República Unipartidária quem governa de fato é o Partido Único.

É um tipo de administração Pública herdado da Antiga União Soviética, a China é o maior exemplo deste tipo de governo nos dias atuais.

Monarquia

Uma das formas mais antigas de Governo, na Monarquia a administração pública é feita pela figura do Rei, em alguns casos também chamado de Imperador.

No entanto, nos dias de hoje, existem poucas Monarquias Absolutistas como forma de administração pública.

Em outras palavras, de um modo geral, sempre existe uma constituição para limitar os poderes do Rei.

Em alguns casos, como na administração pública da Inglaterra, existe até um Parlamento.

Ditadura

É similar a Monarquia, no entanto, ao contrário do que foi dito logo acima, no sistema de administração pública da Ditatura não existem limites para os poderes do governante.

O Governante pode ter vários nomes, não existe um padrão, em geral cada ditador cria seu título, títulos tais como “Pai do Povo” ou “Grande Líder”.

Na Ditadura também de um modo geral, o Governante cultua muito a sua personalidade, exibindo sua figura em monumentos, palácios e cartazes por toda a nação.

A liberdade também é muito restringida nesse tipo de administração pública. A Ditadura é considerada um tipo de Governo primitivo.

Curso Técnico de Administração Pública: Pontos Negativos

O principal ponto negativo do curso técnico de Administração Pública é a concorrência que ele sofre de diversas áreas diferentes.

Muitas vezes, principalmente empresas, preferem pegar profissionais mais específicos tais como Administradores de Empresas e Contadores ao invés do profissional de Administração Pública que tem um perfil mais generalista.

Além da concorrência com Administração e Ciências Contábeis o curso também tem a concorrência de profissionais da área de Ciências Atuariais.

Curso Técnico de Administração Pública: Pontos Positivos

Como aspectos positivos da carreira do curso técnico de Administração públicas temos o crescente crescimento do mercado.

Os Governos, seja a nível Federal, Estadual ou Municipal, estão sempre abrindo novas vagas e novos concursos para quem faz este tipo de curso técnico.

Por ser um curso de apenas 2 anos, em pouco tempo o profissional já pode começar a procurar um emprego.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin