dcsimg

Conheça o curso técnico em Edificações

Saiba mais sobre o curso técnico em Edificações!

edificacoes

A carreira no curso técnico em Edificações

O profissional formado no curso técnico em Edificações está apto para atuar nos diversos setores da construção civil. Pode realizar estudos sobre a situação de determinadas áreas que irão receber construções, instalar canteiros de obras, elaborar e organizar o licenciamento de obras e acompanhar cronogramas de construções.

Além disso, o profissional desse campo pode trabalhar em conjunto com arquitetos, interpretando e desenhando projetos, sendo que os técnicos em Edificações trabalham com a parte externa das construções, coordenando o uso de equipamentos e fiscalizando as aplicações de sistemas construtivos. Vale lembrar que o curso técnico em Edificações se diferencia do curso de Engenharia Civil, sendo que o primeiro tem uma ênfase maior na atuação do profissional no mercado de trabalho.

O curso técnico em Edificações

O curso técnico em Edificações tem como principal objetivo fornecer conhecimentos para que o aluno tenha habilidades para interpretar e desenhar construções, elaborar orçamentos e cronogramas, gerenciar obras prediais e escolher materiais de boa qualidade.

O curso prepara o aluno para que ele trabalhe dentro dos procedimentos legais, sempre levando em consideração a preservação ambiental e o respeito às leis. Além disso, oferece disciplinas que permitem fazer análises de projetos utilizando ferramentas computacionais, verificando qual é a viabilidade deles.

O curso de Edificações possui disciplinas de diversas áreas do conhecimento. Matérias que envolvem desenhos estão presentes em todo o curso e é nelas que os alunos irão aprender a fazer esboços de obras e plantas.

Oportunidades no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso técnico de Edificações oferece diversas oportunidades. Vale ressaltar a importância desse profissional no campo das construções, pois ele está apto a trabalhar de acordo com técnicas legais, sempre analisando qual é a viabilidade da construção antes de iniciá-la.

Este profissional pode trabalhar nos mais diversos campos da construção civil, desde a execução e a coordenação de serviços de manutenção de edificações até a assistência técnica ao desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e projetos na área da edificação.

O aluno formado nesse curso técnico pode trabalhar em construtoras, plataformas, refinarias, estaleiros, empresas de paisagismo e decoração, entre outras. Também pode atuar como profissional autônomo ou para órgãos federais e estaduais.

Grade curricular

As principais disciplinas oferecidas no curso técnico em Edificações são:

  • Topografia
  • Mecânica dos Solos
  • Instalações Elétricas
  • Planejamento de Edificações
  • Instalações Hidráulicas
  • Desenho Industrial
  • Organizações e Normas
  • Segurança do Trabalho
  • Materiais de Construção
  • Técnicas Construtivas

Melhores Faculdades

Apesar de ser um curso oferecido em diversas instituições de ensino superior do País, o curso técnico em Edificações ainda possui uma abrangência menor se comparado aos cursos de graduação. Saiba quais são as principais universidades que oferecem o curso técnico em Edificações:

Veja também:

Melhores Faculdades de Engenharia Civil

E você, já pensou em fazer o curso técnico em Edificações? Conte para gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin