dcsimg

Saiba mais sobre o curso técnico de Química

Conheça opções de cursos de nível médio e superior na área de Química e as vantagens de cada formação para a construção da sua carreira!

Química

Se você se identifica com o trabalho em laboratório, processos industriais de transformação de matérias-primas ou a criação de novos produtos, certamente Química é a área de atuação ideal para você. Para trabalhar neste campo você pode se formar num curso técnico, que é de nível médio, ou optar por uma faculdade.

Há diversas opções de formação em Química com diferentes especialidades e tempo de duração. Os cursos de tecnólogo na área, por exemplo, são de curta duração como os cursos técnicos, mas garantem um diploma de nível superior.

Conheça de perto as diferentes possibilidades de formação em Química para escolher a que se adapta melhor aos seus objetivos profissionais!

O curso técnico em Química

O curso técnico em Química é uma formação de nível médio e dura cerca de dois anos. Para ingressar nesse tipo de formação você precisa estar frequentando ou já ter concluído o ensino médio.

Esta formação conta com disciplinas das Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. Elas são essencialmente práticas e focadas em uma atuação profissional bem específica. Preparam o aluno para operar e coordenar processos químicos que ocorrem nas indústrias e manipular os equipamentos utilizados. O curso forma ainda profissionais para trabalhar em laboratórios, com análises de substâncias e controle de qualidade, para atuar na venda de produtos e na assistência técnica.

Principais características:

  • Nível Médio
  • Curta duração
  • Foco nas necessidades do mercado

O curso de Tecnólogo em Química

Os cursos de tecnólogo também são de curta duração, com média de dois anos, mas garantem formação em nível superior. Por isso você precisa já ter concluído o ensino médio. As disciplinas da grade curricular na área de Química têm foco nas Ciências Biológicas e Exatas.

A formação conta com muitas atividades práticas, especialmente em laboratórios. Ao final da graduação é exigido um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, em alguns casos, também a realização de um estágio.

Os profissionais graduados num curso superior de tecnologia contam com possibilidades de atuação diversificadas no mercado, alta empregabilidade e oportunidades de trabalho com diferentes faixas salariais. Os cursos de tecnólogo oferecem ainda diversas habilitações na área de Química, permitindo a especialização dentro das aptidões e preferências de cada um.

Principais características:

  • Nível superior
  • Curta duração
  • Rápida empregabilidade

Veja alguns dos principais cursos de tecnólogo na área de Química

Processos Químicos

O tecnólogo em Processos Químicos atua na indústria petroquímica, eletroquímica, farmacêutica e de produção. Trabalha no controle da qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais. Também é preparado para realizar análises laboratoriais e emitir pareceres.

Processos Ambientais

Este profissional planeja e gerencia intervenções nos processos ambientais com o objetivo de prevenir e minimizar impactos. Entre suas principais atividades estão a coleta e análise de amostras, coordenação de atividades de campo e laboratoriais, controle da logística e suprimentos, gerenciamento de resíduos, pesquisa de soluções tecnológicas e emissão de pareceres.

Alimentos

Este tecnólogo gerencia processos de beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. Atua em indústrias alimentícias, moinhos, fábricas de conservas e instituições de pesquisa. Acompanhamento dos processos, desenvolvimento de novos produtos, manutenção de equipamentos, controle de qualidade e preservação ambiental estão entre suas principais funções.

Biocombustíveis

O tecnólogo em Biocombustíveis atua na cadeia de produção, comercialização e uso de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos. Ele é preparado para planejar e gerenciar matérias-primas, produtos e processos da cadeia produtiva. É um profissional envolvido com a promoção da sustentabilidade.

Polímeros

Este profissional atua na fabricação de polímeros, que são compostos químicos utilizados na composição de inúmeros produtos. Ele avalia o desempenho de equipamentos e processos, aplica formulação química de polímeros, tintas e vernizes e desenvolve análises laboratoriais. O monitoramento da qualidade e dos processos de reciclagem também são sua responsabilidade.

O Bacharelado e a Licenciatura em Química

Outra possibilidade de formação em Química são os cursos superiores em grau de Bacharelado ou Licenciatura. Estes cursos têm duração mais longa, geralmente quatro anos, e uma carga horária com maior equilíbrio entre disciplinas práticas e teóricas.

A graduação neste formato exige bastante dedicação e o seu foco é a formação de uma base sólida de conhecimento. Os cursos técnicos e de tecnólogo buscam rápida inserção no mercado de trabalho a partir do domínio de atividades mais práticas.

Os profissionais com diploma de Bacharel em Química garantem um campo de atuação abrangente, com funções diversificadas. O diploma de Licenciatura prepara professores para lecionar na área.

Principais características:

  • Nível superior
  • Longa duração
  • Foco na formação do conhecimento

Onde estudar

Curso Técnico em Química

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma referência em cursos técnicos, muitos deles gratuitos. Você pode acessar o Portal do Senai para buscar uma unidade próxima de você e verificar quando haverá novas turmas para o curso Técnico em Química.

Institutos Federais e Escolas Técnicas Estaduais também oferecem essa formação de forma gratuita.

Tecnólogos na área de Química

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de tecnólogo na área de Química:

Bacharelado/Licenciatura em Química

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Química em grau de Bacharelado ou Licenciatura:

Veja também

Curso de Química

Você quer trabalhar na área de Química? Pretende fazer qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin