dcsimg

6 cursos para quem gosta de desenhar

Conheça 6 cursos de graduação para quem gosta de desenhar e veja se alguma destas profissões tem a ver com você!

desenhar2_600

Desenhar é uma forma de se expressar, de comunicar uma ideia ou de criar arte. Quem exercita este dom desenvolve criatividade, imaginação, noção de proporção, senso estético e diversas outras qualidades.

Há quem prefira manter esta atividade apenas como um hobby. No entanto, muitas pessoas buscam uma profissão em que possam aliar o gosto pelo desenho com um trabalho remunerado.

Pensando nisto, preparamos uma lista com alguns cursos de graduação que envolvem o ato de desenhar.

Descubra como o talento para o desenho pode ajudá-lo a se destacar em algumas profissões. Veja também algumas universidades de renome que oferecem cursos para quem gosta de desenhar!

1. Arquitetura

Um bom arquiteto precisa entender de desenho. Mesmo que utilize programas de computador pra criar suas plantas em vez de desenhar à mão livre, ele precisa conhecer técnicas de luz e sombra, perspectiva e representação de objetos. O currículo do curso de Arquitetura conta com diversas disciplinas de desenho técnico e geometria.

O arquiteto desenha e planeja espaços urbanos. Um dos objetivos é criar ambientes confortáveis, seguros e funcionais para seus usuários. A estética é outro fator importante e bastante presente nas obras arquitetônicas. Alguns arquitetos possuem um lado artístico tão aguçado que suas obras se tornam verdadeiros marcos e atrações turísticas.

Se você se imagina desenhando espaços urbanos, edifícios e ambientes internos, o curso de Arquitetura pode ser uma boa opção.

2. Artes Visuais

Quem faz o curso de Artes Visuais lida com diversas formas de expressão artística: pintura, cerâmica, escultura, fotografia, entre outros. O desenho também faz parte da formação deste profissional e o curso possui diversas disciplinas para quem gosta de desenhar, como por exemplo:

  • Ateliê de Desenho
  • Ilustração
  • História em Quadrinhos
  • Percepção e Desenho
  • Desenho Contemporâneo

Os profissionais formados em Artes Visuais podem trabalhar com produções artísticas, desenvolver projetos educativos e culturais, além de ministrar aulas. Os ambientes mais comuns em que estes profissionais estão inseridos são: galerias de arte, museus, ateliês, fundações culturais, escolas, secretarias de cultura, ateliê próprio, etc.

Se você curte fazer desenhos mais artísticos, o curso de Artes Visuais vai ajudá-lo a desenvolver bastante esse talento.

3. Desenho Industrial

O curso de Desenho Industrial, também conhecido como Design Industrial, capacita o estudante a criar e representar produtos dos mais diversos tipos para a indústria: desde garrafas de água até vidros de perfume, passando por móveis, joias, roupas, automóveis, máquinas, etc.

O objetivo deste profissional é criar desenhos com especificações técnicas sobre os aspectos construtivos dos produtos que serão produzidos pela indústria.

Criatividade e estética são importantes para a criação de produtos inovadores. No entanto, quem trabalha com desenho industrial fará desenhos mais técnicos envolvendo bastante geometria, cálculo, teorias de fabricação, características dos materiais e princípios mecânicos.

O curso de Desenho Industrial é legal para quem gosta de inventar novos objetos ou melhorar os existentes e se interessa pelo processo de fabricação de um produto.

4. Design Gráfico

Desenhar é a essência do trabalho de um designer gráfico. Ele cria projetos de comunicação visual, como logotipos de empresas, embalagens de produtos, panfletos, outdoors, revistas, páginas da internet e uma série de outros materiais visuais.

Muitas disciplinas deste curso são voltadas para a prática do desenho, abordando assuntos como técnicas artísticas, ilustração, representação de objetos em duas e três dimensões, entre outros.

É um curso com bastante utilização de software para a criação de imagens digitais, mas quem gosta de desenhar à mão livre também vai se encontrar nesta graduação.

5. Engenharia

Em algumas engenharias, desenhar faz parte do dia a dia do profissional. As Engenharias Civil e Mecânica, por exemplo, exigem um bom conhecimento sobre desenho técnico e geometria para que possa representar seus projetos, seja à mão livre ou utilizando programas de computador.

Outra Engenharia que é bastante ligada ao desenho é a Cartográfica e de Agrimensura, pois o objetivo deste profissional é coletar e analisar dados geográficos para desenhar mapas.

6. Moda

Quem se forma no curso de Moda trabalha essencialmente com a criação e comercialização de peças de vestuário e acessórios. O curso prepara o profissional para atuar com a confecção de roupas, produção de desfiles e eventos de moda, desenvolvimento de moldes e com diversos outros setores do mundo fashion.

Desenhar croquis e criar figurinos é uma das atividades do profissional desta área. Neste caso, a criatividade conta muito e, além de fazer desenhos técnicos, será preciso explorar o lado artístico para pensar em roupas, calçados, acessórios, além de estampas e texturas.

Onde estudar

Seja qual for a sua opção, é importante escolher uma instituição de ensino de boa qualidade, que ofereça um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Assim você garante que seu diploma será bem aceito no mercado de trabalho.

Conheça algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação dessa lista:

Veja também:

9 profissões para quem é tímido

Você também gosta de desenhar? Se identificou com algum destes cursos? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin