dcsimg

Saiba as Diferenças entre Cursos Técnicos e Tecnológicos

Vai fazer algum curso e não sabe a diferença entre os cursos técnicos e tecnológicos? Saiba mais sobre esses cursos e tire suas dúvidas!

cursos-tecnicos-tecnologicos

Ainda surgem dúvidas, principalmente entre os estudantes e selecionadores de recursos humanos, quando o assunto é a diferença de um profissional tecnólogo e técnico. Muitos acreditam que seja o mesmo tipo de qualificação, porém existem diferenças entre eles.


Técnico

Os cursos técnicos tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos práticos e teóricos nas diversas atividades do setor produtivo. Um dos principais motivos de buscar esse tipo de qualificação é a necessidade de entrar rapidamente para o mercado de trabalho. Para cursar este tipo de qualificação, é necessário que tenha cursado no mínimo o ensino fundamental e para obter o diploma como técnico, é preciso a conclusão do Ensino Médio.  Não é considerado curso superior.


Tecnólogo

Os cursos que qualificam os tecnólogos duram menos que os cursos de graduação tradicionais, que são bacharelado ou licenciatura. A diferença é que os cursos de graduação dão uma formação mais generalizada, enquanto os cursos superior de tecnologia com duração de no mínimo dois anos, tem o objetivo de especializar profissionalmente os alunos em áreas específicas do mercado de trabalho. Para cursar este tipo de qualificação é necessário que tenha cursado o ensino médio completo. É considerado nível superior.

Para quem está em busca de diferencial no currículo ou deseja se aprofundar em uma área específica, quem tem o desejo de mudar de área profissional e para quem tem pressa em entrar para o mercado de trabalho o mais interessante é fazer cursos técnicos.

Já para quem está em busca de uma formação acadêmica de nível superior, possui interesse de seguir  uma carreira acadêmica, prefere a parte teórica do que á prática e não possui renda financeira suficiente para pagar uma graduação bacharelado ou licenciatura, o mais adequado é investir em um curso superior tecnológico.

Bom lembrar que no mercado de trabalho não é só o diploma que é importante, a competência, conhecimento e algumas habilidades que podem ser adquiridas em cursos técnicos e tecnológicos podem ser mais eficazes na hora de concorrer uma vaga de emprego.

Invista nos estudos, são os estudos que vão te garantir uma carreira de sucesso. Pense nisso!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin