dcsimg

Descubra quanto tempo dura o curso de Administração

Está pensando em fazer faculdade de Administração? Veja em quantos anos você pode conseguir o diploma!

AdministraçãoO curso de bacharelado em Administração é o que conta com o maior número de vagas entre todas as graduações oferecidas no Brasil. São mais de 2 mil cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), distribuídos em todas as regiões do País, e cerca de 1 milhão de estudantes matriculados.

Outras características que fazem esta formação ser bastante acessível é que ela é oferecida nas modalidades presencial e a distância (EAD)

É possível ainda trabalhar na área com formação de tecnólogo, que dura metade do tempo do bacharelado, aproximadamente. Mas há diferenças importantes entre estas graduações. Fique ligado nas características de cada uma, pois elas vão influenciar sua carreira.

Conheça melhor o curso de Administração, o que você vai aprender em cada fase e onde estudar para construir uma carreira de sucesso!

Quanto tempo dura o curso de Administração

Segundo a regulamentação do MEC, que define os padrões para a oferta dos cursos superiores no Brasil, a carga horária mínima do bacharelado em Administração é de 3 mil horas, distribuídas em 4 anos.

Nestas horas estão incluídas as atividades complementares, como a participação em workshops e seminários (até 10% da carga horária total do curso), além do estágio supervisionado (com no mínimo 10% da carga horária total do curso, quando houver).

A formação de tecnólogo na área de Administração

Existe uma opção de formação mais rápida para quem deseja trabalhar na área de Administração e precisa se colocar no mercado em curto prazo. Os cursos superiores de tecnologia na área de Gestão e Negócios preparam profissionais para atuar em algumas funções específicas da carreira.

A formação em Processos Gerenciais é a que tem o currículo mais semelhante ao bacharelado em Administração. A carga horária mínima do curso estabelecida pelo MEC é de 1.600 horas, distribuídas em 2,5 anos.

O diploma de tecnólogo é de nível superior, assim como o de bacharel. Mas a formação tecnológica prepara profissionais para funções específicas na área de atuação, geralmente em cargos operacionais. O diploma de bacharel em Administração garante aos profissionais a possibilidade de assumir diferentes funções ao longo da carreira e até chegar a cargos de diretoria, por exemplo.

As etapas do curso de Administração

O bacharelado em Administração é considerado um curso generalista. Ou seja, o currículo conta com disciplinas de diferentes áreas, especialmente das Ciências Exatas e Humanas, que dão aos estudantes uma visão geral do mundo dos negócios e da parte operacional deste setor. Veja o que você vai aprender ao longo da formação:

Etapa inicial (1º e 2º ano)

No início do curso de Administração os alunos terão contato com muitas disciplinas teóricas, o que exige bastante leitura e pesquisa. Elas vão formar uma base de conhecimento mais ampla, para que depois os estudantes possam conhecer as funções mais específicas de um administrador. Conheça algumas das principais matérias dos dois primeiros anos:

  • Teoria Geral da Administração
  • Economia
  • Psicologia
  • Sociologia
  • Direito
  • Contabilidade
  • Matemática
  • Estatística

Etapa intermediária (3º ano)

A partir do terceiro ano, os alunos passam a estudar as disciplinas específicas da área e também participam de muitas atividades práticas, como apresentação de seminários e análises de casos. Conheça algumas das principais matérias desta etapa:

  • Logística
  • Marketing
  • Recursos Humanos
  • Organização, Sistemas e Métodos
  • Administração da Produção
  • Empreendedorismo
  • Comércio Exterior

Etapa final (4º ano)

No último ano do curso, os alunos estão bastante envolvidos com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio supervisionado. Algumas universidades não exigem o cumprimento do estágio. Elas substituem esta atividade prática pelo estudo de outras disciplinas, geralmente optativas.

Por que o curso de Administração é tão procurado?

O profissional formado em Administração detém conhecimentos essenciais ao funcionamento de qualquer tipo de negócio: empresas públicas, privadas, de grande, médio ou pequeno porte, em todos os setores da economia.

Seja no comércio, na prestação de serviços, na indústria ou na agricultura e pecuária, é necessária a atuação de um profissional da área de gestão. Os administradores contam com um campo de trabalho muito vasto e podem ainda abrir seu próprio negócio. Grande parte dos estudantes procura esta formação por estas características. Além de tudo, é uma carreira que conta com alta empregabilidade em diferentes funções.

Onde estudar Administração

O curso de bacharelado em Administração está entre os mais acessíveis do País. Mas fique atento! Seja qual for a modalidade de ensino que você optar, presencial ou a distância, a graduação precisa ser reconhecida pelo MEC para que o seu diploma tenha validade no mercado.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Administração:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Conheça a carreira em Administração de Empresas

Você quer seguir a carreira de administrador? Em qual função pretende trabalhar? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin