dcsimg

Descubra quanto tempo dura o curso de Pedagogia

O mercado para pedagogos está em alta. Veja em quantos anos você consegue se formar em Pedagogia!

PedagogiaO curso de Pedagogia pode ser encontrado na modalidade de ensino presencial e a distância (EAD) em centenas de universidades públicas e privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), em todas as regiões brasileiras.

Esta formação é muito importante, pois prepara professores do ensino infantil e fundamental, além de gestores de escolas. Os pedagogos formam a base de conhecimento de cada nova geração do Brasil!

A carga horária mínima do curso de Pedagogia sofreu um acréscimo em 2006, em função de mudanças promovidas no programa de ensino da educação básica. Atualmente, a maioria das graduações tem duração de quatro anos.

Conheça melhor a formação em Pedagogia, o que você deve aprender ao longo do curso e onde estudar para se destacar nesta carreira!

Duração do curso de Pedagogia

O Ministério da Educação (MEC) regulamenta os cursos superiores no Brasil e estabelece requisitos que devem ser cumpridos para a obtenção do diploma.

A carga horária mínima do curso de Pedagogia, segundo o MEC, é de 3.200 horas. Deste total, 2.800 horas devem ser dedicadas às atividades em sala aula, pesquisas, consulta a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas e participação em grupos de estudos.

Outras 300 horas são destinadas ao cumprimento do estágio supervisionado obrigatório que deve acontecer, de preferência, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. As 100 horas restantes devem ser dedicadas a atividades em áreas de interesse específicas dos alunos, como iniciação científica, extensão e monitoria.

Muitas universidades oferecem cursos com carga horária um pouco superior àquela estabelecida pelo MEC. Mesmo assim, a duração dos cursos não costuma ultrapassar os quatro anos.

Tipos de curso de Pedagogia

Antes de contar como funciona o curso de Pedagogia, é importante você saber que existem dois tipos de formação nesta área: licenciatura e bacharelado. A carga horária mínima é a mesma nos dois casos. O que muda é que na licenciatura o currículo e as atividades têm foco maior no exercício da função de professor. Já no bacharelado, a tendência é que os programas dediquem mais espaço ao estudo de questões administrativas e de gestão das escolas. Consulte o currículo do curso na faculdade de seu interesse!

De qualquer forma, o MEC entende que grande parte dos estudantes que procura a formação em Pedagogia pretende se tornar professor. A maioria dos cursos oferecidos nas universidades, inclusive, é de licenciatura. Por isso a legislação estabelece que 70% do currículo deve ser reservado a disciplinas da área de didática, que formam professores, mesmo que a graduação seja um bacharelado.

Como funciona o curso de Pedagogia

O curso de Pedagogia está entre as graduações que mais exigem leitura. A maior parte das disciplinas é teórica, da área de Ciências Humanas. Logo nos primeiros semestres os alunos estudam vários pensadores, muitas vezes de outros campos do conhecimento, como Sociologia, Antropologia, Psicologia e Filosofia.

A partir do segundo ano os alunos estudam as metodologias específicas de ensino, a estrutura e o funcionamento do sistema educacional no Brasil, as novas tecnologias e métodos de administração escolar. Também nesta fase há aulas de Psicologia e Metodologia, que preparam o aluno para prestar orientação educacional.

O currículo inclui ainda disciplinas optativas, que permitem complementar a formação com foco em áreas de interesse, como Artes ou História. Algumas faculdades oferecem cursos com uma concentração específica. Educação Indígena, Educação Especial e Educação do Campo (para atuação em escolas rurais) são alguns exemplos.

Grade curricular do curso de Pedagogia

Conheça algumas das principais disciplinas da formação em Pedagogia, presentes tanto nos cursos de licenciatura como no bacharelado:

  • História da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Sociologia da Educação
  • Filosofia da Educação
  • Estrutura e Organização do Sistema Educacional
  • Gestão da Educação
  • Didática
  • Alfabetização e Letramento
  • Metodologia de Ensino das Matérias da Educação Básica (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais)
  • Literatura Infantil
  • Técnicas de Avaliação da Aprendizagem
  • Coordenação do Trabalho na Escola
  • Política e Organização da Educação Básica

Onde estudar Pedagogia

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Pedagogia:

Veja também:

Pedagogia: curso, carreira e mercado de trabalho

Pretende estudar Pedagogia? Vai seguir a carreira de professor ou prefere a parte administrativa? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin