dcsimg

Descubra quanto tempo dura o curso de Psicologia

Quer fazer Psicologia? Veja em quanto tempo você pode conseguir o diploma de psicólogo para começar a atuar no mercado!

Psicologia

Para aqueles que gostam de analisar o comportamento humano e lidar com pessoas diariamente, a carreira de Psicologia é apaixonante. Durante a graduação estes profissionais adquirem a capacidade de auxiliar o paciente a conhecer suas emoções e refletir sobre suas atitudes e escolhas na vida.

Para se formar em Psicologia, segundo as diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), é preciso estudar um período de cinco anos. O curso conta com muitas disciplinas teóricas e as atividades práticas aumentam a partir do segundo ano.

Existem dois tipos de formação em Psicologia: Bacharelado ou Licenciatura. O mercado está em ascensão para estes profissionais, seja atuando em consultórios próprios ou em empresas e instituições.

Conheça melhor o curso de Psicologia, o que você vai aprender ao longo da graduação e onde estudar para turbinar sua carreira!

Duração do curso de Psicologia

Todos os cursos superiores no Brasil seguem as diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC. Estas diretrizes tratam do conteúdo que deve ser estudado em cada área e da carga horária mínima para dar conta destas disciplinas, entre outros requisitos.

Para o curso de Psicologia o MEC determina que a carga horária mínima da graduação seja de 4 mil horas, distribuídas em 5 anos. Algumas faculdades funcionam em período integral. Fique atento na hora de se inscrever! Dentro da carga horária mínima é previsto o cumprimento do estágio obrigatório. A duração do estágio deve ser equivalente a 20% do tempo total do curso.

O curso de Psicologia pode ser do tipo Bacharelado ou Licenciatura. Dependendo do programa, o tempo da graduação pode se estender um pouco mais. Veja as características de cada um deles e qual combina melhor com os seus interesses:

Bacharelado em Psicologia: O curso de bacharelado em Psicologia é o mais comum nas universidades. Esta formação prepara o profissional para atuar como pesquisador ou psicólogo. Para se formar psicólogo é preciso cumprir uma carga horária de atividades práticas supervisionadas.

Licenciatura em Psicologia: O curso de Licenciatura em Psicologia forma professores. Além de lecionar em instituições de ensino, estes profissionais podem trabalhar como orientadores educacionais, desenvolvendo metodologias para o ensino fundamental, médio, técnico ou profissionalizante.

As etapas do curso de Psicologia

A estrutura curricular dos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Psicologia é muito semelhante. Há um conteúdo teórico inicial voltado à aprendizagem dos fundamentos da profissão e uma combinação entre teoria e prática a partir do quinto semestre.

O curso de Licenciatura, entretanto, prevê o estudo de matérias específicas da Educação, como Didática, Metodologia do Ensino e Compreensão do Ambiente Escolar, além das disciplinas básicas desta graduação.

Veja o que você vai estudar nas diferentes etapas da formação em Psicologia:

Etapa inicial (1o e 2o ano)

Nos primeiros semestres do curso os alunos terão contato com as matérias teóricas que compõem um núcleo comum da graduação, tanto para o Bacharelado quanto para a Licenciatura. Veja as principais disciplinas:

  • Avaliação Psicológica
  • Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
  • Gênero, Corpo e Sexualidade
  • Neuroanatomia
  • Psicologia Comportamental
  • Psicologia de Atenção à Saúde
  • Sociedade e Loucura
  • Teoria e Técnicas Psicoterápicas

Etapa intermediária (3o e 4o ano)

Na maioria das universidades, os alunos começam a exercer atividades práticas a partir do quinto semestre. Algumas delas são voltadas a diferentes áreas de atuação, como orientação vocacional e saúde no trabalho. As optativas também aparecem em maior quantidade nesta fase, quando os alunos começam a definir os rumos que pretendem seguir na profissão. Em alguns cursos de Licenciatura, o currículo começa a se diferenciar do Bacharelado no terceiro ano, com a inclusão de matérias da área de ensino. Veja algumas das principais disciplinas da fase intermediária do curso:

  • Processos Psicológicos na Infância, Adolescência e Juventude
  • Psicologia de Base Fenomenológica
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia do Trabalho
  • Psicologia e Pessoas com Deficiência
  • Psicologia Jurídica
  • Psicopatologia
  • Práticas Clínicas
  • Dinâmica de Grupo

Etapa final (5o ano)

No quinto ano da graduação em Psicologia os alunos estão envolvidos com o estágio obrigatório em sua área de interesse. A área clínica, para atuar em consultórios, e a organizacional, para atuar em empresas, são as mais comuns. A maioria das universidades exige também um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nesta fase final.

Onde estudar Psicologia

Existem muitas universidades, públicas e privadas, que oferecem o curso de Psicologia com reconhecimento do MEC em todas as regiões do Brasil. Esta graduação existe apenas na modalidade presencial.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Psicologia:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também

Faculdade de Psicologia

Pretende estudar Psicologia? Bacharelado ou Licenciatura? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin