dcsimg

Direito a Distância

Conheça o curso de Direito, quais as opções de cursos a distância e como está o mercado de trabalho para este profissional!

direito-constitucional-compressor

Direito é uma das carreiras mais tradicionais e, ainda hoje, um dos cursos mais procurados nas faculdades. Esta ciência cuida da aplicação das leis vigentes de um país para assegurar uma boa relação entre os indivíduos e organizações na sociedade.

Para cursar Direito, é importante que o estudante goste de ler, seja organizado e disciplinado em seus estudos. Senso crítico, boa memória e argumentação também são características importantes para quem busca uma carreira na área de Direito.

Um profissional formado em Direito pode seguir carreira como advogado, juiz, promotor de justiça ou delegado de polícia, só para citar algumas possibilidades.

Conheça um pouco mais sobre o curso de Direito, as opções de cursos a distância e o mercado de trabalho para este profissional!

O Curso de Direito

A graduação em Direito tem como característica uma formação humanista, permitindo que o profissional conheça e compreenda as desigualdades sociais e as leis que regem o trabalho, do meio ambiente, o direito do consumidor, as políticas públicas etc.

A duração média do curso é de 5 anos e o objetivo da graduação é formar profissionais com postura ética e visão crítica capazes de:

–       Atuar nas diversas áreas e carreiras jurídicas de forma crítica e condizente com a legislação.

–       Ler, interpretar e redigir textos técnico-jurídicos utilizando-se corretamente da linguagem jurídica.

–       Interpretar o Direito e aplicá-lo individual ou coletivamente.

–       Utilizar o raciocínio lógico, de persuasão, de argumentação e de reflexão crítica.

–       Resolver problemas por meios extrajudiciais de prevenção e resolução de conflitos.

Cursos de Direito a Distância

Atualmente não existe no Brasil um curso de graduação em Direito na modalidade a distância que esteja credenciado pelo MEC e em atividade.

Uma pesquisa realizada no site do MEC revelou apenas um curso de graduação em Direito EAD, já extinto (não está aceitando novas turmas).

Por outro lado, as opções de cursos de especialização a distância são muitas. São cursos com carga horária que varia de 360 a 500 horas e nas mais variadas áreas do Direito. Listamos alguns destes cursos:

  • Direito Administrativo
  • Direito Aeronáutico
  • Direito Agrário
  • Direito Ambiental
  • Direito Aplicado aos Serviços de Saúde
  • Direito Bancário
  • Direito Civil
  • Direito Comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Criminal
  • Direito de Família e Sucessões
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho
  • Direito Educacional
  • Direito Eleitoral
  • Direito Esportivo
  • Direito Médico
  • Direito Militar
  • Direito Municipal Brasileiro
  • Direito Público
  • Direito Tributário

Mercado de trabalho para quem faz Direito

O mercado de trabalho para o profissional formado em Direito oferece inúmeras possibilidades de atuação e a procura por este professional é constante.

Para atuar como advogado, é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já para exercer alguns cargos públicos, essa exigência não existe.

O profissional formado em Direito pode atuar como autônomo, montar seu próprio escritório de advocacia, trabalhar em empresas do setor público, privado ou terceiro setor.

Algumas áreas mais novas têm ampliado bastante a oferta de trabalho para este profissional. É o caso do direito ambiental, da tecnologia da informação e da propriedade intelectual.

Abaixo, citamos algumas das áreas onde este profissional pode atuar:

–       Advocacia Pública – Defende cidadãos que não possuem renda suficiente para pagar os custos de processos judiciais.

–       Arbitragem Internacional – Este professional lida com disputas entre governos ou empresas de diferentes países, geralmente resolvendo questões comerciais, fiscais e aduaneiras.

–       Delegacia de Polícia – Elabora inquéritos policiais, emite documentos públicos e chefia investigações.

–       Direito Administrativo – Aplica a legislação que regulamenta órgãos públicos e empresas privadas em sua relação com a sociedade.

–       Direito Ambiental – Atua nas questões entre o indivíduo e o meio ambiente.

–       Direito Civil – Representa o interesse de seus clientes em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares ou transações comerciais.

–       Direito Comercial – Intermedia as relações jurídicas no comércio. Aplica as legislações municipais, estaduais e federais no momento da abertura, funcionamento e encerramento de comércios.

–       Direito Contratual – Representa pessoas físicas ou jurídicas no momento de redigir e assinar contratos de compra e venda ou fornecimento de serviços.

–       Direito da Tecnologia da Informação – Analisa as questões jurídicas ligadas à informática. Atua nas relações entre usuários, agentes, provedores de internet, fornecedores, lojas virtuais e empresas de software.

–       Direito de Propriedade – Defende e preserva os direitos de autores em relação às suas obras a fim de protegê-los contra roubo e falsificação.

–       Direito do Consumidor – Aplica as normas que garantem direitos ao consumidor perante os fornecedores de bens e serviços.

–       Direito Penal ou Criminal – Atua na defesa ou acusação de crimes e contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas.

–       Direito Trabalhista e Previdenciário – Representa pessoas ou empresas em questões sindicais, previdenciárias e em disputas entre empregado e empregador.

–       Direito Tributário – Cuida das normas relativas ao pagamento de impostos e taxas e obrigações tributárias.

–       Magistratura – Atua como juiz, julga processos e expede mandatos de prisão, busca e apreensão.

–       Ministério Público – Defende os interesses da sociedade perante o juiz, apura responsabilidades e fiscaliza o cumprimento das leis.

 

Você tem interesse em seguir carreira no Direito? Deixe seu comentário aqui.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin