dcsimg

Direito Civil

Saiba como você pode ser um especialista em Direito Civil.

O que é Direito Civil

O Direito Civil é, hoje em dia, o principal segmento do Direito Privado, pois possui várias ramificações como as relações pessoais, os negócios jurídicos, a família, obrigações e contratos, propriedades e outros direitos reais. Essa especialização se torna fundamental e desafiadora para os profissionais formados em Direito, tanto na teoria quanto na prática. O advogado que tiver o domínio nesse setor pode conseguir grande destaque no mercado de trabalho. A pós-graduação interessa aos profissionais da área jurídica como advogados, juízes, promotores, defensores públicos, professores de Direito Civil e bacharéis de Direito que pretendem ingressar na carreira pública.

direito-civil

Algumas regras constituem os princípios do Direito Civil e se apoiam em outras áreas jurídicas como em regras de hermenêutica, os princípios relativos de prova do negócio jurídico, os defeitos dos negócios jurídicos e as disposições gerais sobre prescrição.

Curso de Pós-graduação

O curso de pós-graduação em Direito Civil, em geral, tem a duração de 18 meses e pode ser desenvolvido no período noturno, matutino ou na modalidade a distância. O curso de pós-graduação em Direito Civil tem por objetivo ir além de uma revisão da disciplina de Direito Civil, já estudada durante a graduação de Direito, pois busca um aprofundamento das questões, doutrinária e jurisprudencialmente, polêmicas, sem, contudo, perder de vista o caráter pragmático que deve envolver um curso de especialização.

Esse curso oferece aos alunos uma visão ampla do Direito Civil, abordando tanto as disciplinas teóricas quanto as práticas para que os estudantes possam obter um conhecimento amplo e eficaz, possibilitando, dessa forma, sua qualificação e atualização. Assim, esse profissional poderá adentrar no mercado de trabalho com mais facilidade.

Grade do curso de Pós-graduação

Veja as principais disciplinas desenvolvidas no curso de Pós-graduação de Direito Civil.

  • Teoria Geral do Direito Civil
  • Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie
  • Responsabilidade Civil
  • Direito de Família Contemporâneo
  • Direito das Sucessões
  • Direito do Consumidor
  • Direito Real
  • Efetividade e Instrumentalidade do Processo
  • Processo de Conhecimento
  • Cumprimento das Decisões e Processo de Execução
  • Processo Coletivo e Aspectos Polêmicos dos Procedimentos Especiais

Pós-graduação em Direito Civil

Essas são algumas das instituições de ensino superior que oferecem o curso de pós-graduação na área de Direito Civil.

A profissão

Após se formar em Direito, o estudante necessita se submeter e ser aprovado na prova do exame da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) para exercer suas funções. É de suma importância realizar uma especialização de Direito Civil para trabalhar nessa área, podendo, assim, conseguir um emprego no setor privado ou público.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os profissionais formados em Direito está aquecido, porém há muitos advogados atuando nele. Diante desse fato, é fundamental fazer uma especialização, sendo melhor se qualificar em um setor que é abrangente, gerando, assim, mais oportunidades.

O advogado especializado em Direito Civil pode trabalhar em escritório próprio atendendo a clientes com causas como as de consumidor, trabalho, divórcio, questões de direito imobiliário, contratos e, ainda, pode trabalhar em empresas. Além disso, esse profissional pode fazer concursos públicos, a fim de ocupar um cargo público como o de assessor jurídico.

Para fazer o curso de Direito e, posteriormente, se especializar em Direito Civil é necessário possuir o gosto pela leitura e estar sempre interessado em defender as pessoas e a verdade. Direito Civil é uma das áreas mais amplas do judiciário e, apesar de existir uma disciplina de Direito Civil, a especialização é importante, pois possui matérias mais aprofundadas que dá ao profissional uma maior visão dos direitos reais.

Já pensou em fazer um curso de pós-graduação em Direito Civil? Conte para nós o que você pensa sobre essa profissão e o que sabe sobre esse assunto nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin