dcsimg

Direito é Humanas ou Exatas?

Descubra se o curso de Direito pertence às Ciências Humanas ou às Exatas!

Dúvida

Os cursos superiores podem ser divididos em três grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Cada uma destas três ciências possui diversas subáreas que dão origem a centenas de profissões.

Uma das maneiras de escolher uma faculdade é identificar qual destas áreas do conhecimento tem mais a ver com você. Feito isto, o próximo passo é analisar os cursos que pertencem à área em questão.

No entanto, alguns cursos nos deixam na dúvida sobre qual área pertencem. Este é o caso do curso de Direito, que muitos ficam na dúvida se faz parte das Ciências Humanas ou Exatas.

Se você está pensando em fazer Direito, conheça mais detalhes sobre o curso e descubra se esta graduação é de Humanas ou Exatas!

O que significa Humanas e Exatas?

Antes de classificar o curso de Direito em uma destas áreas, vamos conhecer as principais características de cada uma delas. De forma bastante resumida, podemos afirmar que:

Ciências Exatas

As Ciências Exatas são aquelas que têm como objetivo resolver situações e problemas através do uso da Matemática, do raciocínio lógico e de métodos precisos e rigorosos. É muito comum, nesta área de conhecimento, a prática de testar hipóteses através de métodos quantitativos.

Os cursos considerados fundamentais desta área são Matemática, Física e Química. Também fazem parte deste grupo os cursos de Estatística, Ciências da Computação, Engenharias, etc.

Ciências Humanas

É toda ciência que tem como objeto de estudo o homem como indivíduo e como um ser social. Os cursos da área de Humanas se ocupam de todos os aspectos relacionados com o homem, sua cultura, história, crenças, sociedade, o rastro histórico que deixa no mundo, como se relaciona com outros povos e com sua própria comunidade.

São considerados cursos da área de Humanas: Serviço Social, Sociologia, História, Filosofia, Pedagogia, Ciência Política, Jornalismo, Geografia, entre outros.

O curso de Direito é de Humanas ou Exatas?

O principal objetivo do curso de Direito é capacitar profissionais para manter a ordem social e resolver conflitos entre pessoas através da aplicação das leis vigentes no país.

Como o homem se organiza em sociedade e como ele cria as regras desta convivência são objetos de estudo da área de Direito. Portanto, este curso pertence às Ciências Humanas.

Existem outras evidências que colocam o curso de Direito nesta área. A grade curricular do curso, por exemplo, apresenta diversas disciplinas que são claramente pertencentes às Ciências Humanas, tais como:

  • Ciência Política
  • Filosofia
  • Psicologia
  • Sociologia

Durante o curso são discutidas questões relevantes da sociedade atual e da vida em comunidade. Algumas matérias pretendem sensibilizar o futuro profissional sobre a questão da desigualdade social. O foco é a defesa dos direitos de cada cidadão e o respeito à legislação.

O perfil de quem faz Direito se encaixa no que é esperado de um aluno de Ciências Humanas. Algumas características destes estudantes são:

  • Gostar muito de ler. De modo geral, eles dedicam longas horas à prática de leitura, que é uma forma de adquirir múltiplos conhecimentos e ter uma visão ampla das coisas.
  • Ter domínio sobre a linguagem. Um bom profissional de Direito precisa escrever corretamente e se comunicar com clareza. O curso possui algumas matérias de Língua Portuguesa e linguagem jurídica.
  • Ter interesse pelo ser humano do ponto de vista social. Eles costumam se interessar pela história da humanidade, seus costumes, crenças, cultura, etc.
  • Ter ética e responsabilidade social. Os profissionais da área de Humanas são sensíveis aos problemas que a sociedade atual enfrenta.
  • Ser questionador. Levantar diversas questões sobre um assunto é uma maneira de entender todos os aspectos que o envolvem.

Quem se forma em um curso de Direito pode se tornar advogado ou seguir a carreira pública, atuando como juiz, desembargador, promotor, delegado de polícia, entre outros.

Em qualquer uma destas áreas de atuação, o profissional de Direito trabalha com o objetivo de organizar as relações entre pessoas, empresas e grupos da sociedade.

Onde estudar Direito

Se você se identificou com o perfil do estudante de Direito e quer seguir esta profissão, é preciso escolher bem a faculdade em que vai se matricular.

Para que seu diploma tenha validade no mercado de trabalho, é fundamental escolher um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Conheça algumas universidades credenciadas pelo MEC que possuem o curso de Direito:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

O que se estuda em Direito?

Você está pensando em fazer faculdade de Direito? Tem o perfil de um estudante de Humanas? Conte para a gente qual curso você vai fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin