dcsimg

Saiba onde fazer Engenharia Civil a distância em BH

Belo Horizonte oferece excelentes opções para quem quer estudar Engenharia Civil na modalidade a distância. Confira!

A Engenharia Civil é a mais tradicional das engenharias e forma profissionais com alta empregabilidade.

Com o EAD, sua caminhada até o diploma de engenheiro civil é mais prática e econômica. Quatro instituições particulares disponibilizam essa graduação na modalidade a distância na capital mineira.

Descubra quais são as faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Engenharia Civil a distância em BH. Aproveite para conhecer melhor como funciona essa formação na modalidade EAD!

Onde fazer Engenharia Civil a distância em BH

As opções para fazer uma graduação a distância em Engenharia Civil em Belo Horizonte atualmente são quatro, número suficiente para que o interessado pesquise, conheça, compare e se decida pela instituição mais adequada às suas expectativas e possibilidades. Vamos a elas:

Todas são instituições particulares, o que pode dar a ideia de que os cursos são caros. Mas é aí que começam as vantagens do ensino a distância. Ao eliminar gastos com enormes edifícios que seriam necessários para receber diariamente centenas de alunos no modelo presencial, o EAD faz uso da tecnologia para diminuir custos que, é claro, se refletem no preço das mensalidades. Resumindo: os cursos EAD costumam ser mais baratos que os presenciais.

Outro ponto de fundamental importância sobre as faculdades da lista é que todas elas estão credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Para quem não sabe, somente instituições reconhecidas pelo MEC podem emitir diplomas com validade oficial em todo o Brasil.

Dependendo do semestre, as matrículas para o curso de Engenharia Civil EAD podem estar abertas em todas as faculdades listadas acima. Entre em contato com a instituição do seu interesse para obter informações atualizadas.

Como é o curso de Engenharia Civil a distância

O curso de Engenharia Civil EAD dura em média cinco anos e é oferecido no formato semipresencial – aquele em que uma parte do curso é feita online e o aluno comparece semanalmente a um polo de apoio para realizar as atividades presenciais obrigatórias.

As disciplinas mais teóricas são acompanhadas a distância, pela internet. Ao se matricular no curso, o aluno ganha uma senha para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ali ficam todos os conteúdos, programação curricular, material didático, exercícios e diversas funcionalidades, como ferramentas de comunicação para interagir com professores, tutores e demais colegas do curso.

Tudo isso é feito de forma muito bem organizada, obedecendo a um cronograma semanal de atividades, para que o aluno possa tirar o melhor proveito de cada uma das disciplinas.

A Engenharia Civil EAD exige bastante estudo e disciplina. O curso demanda muitas horas de dedicação, já que sua carga de conteúdo é grande e vai se tornando cada vez mais complexa com o passar dos semestres. A vantagem aqui é poder fazer tudo isso no seu ritmo, no horário e local mais convenientes.

É importante ter um lugar adequado, preparado previamente para assistir às aulas, onde você vai ler o material e fazer as atividades propostas. De preferência, escolha um local silencioso e bem iluminado, com boa conexão à internet.

Já a parte presencial, que representa uma porcentagem um pouco menor do curso, é ministrada no polo de apoio da faculdade em Belo Horizonte. Essa estrutura deve contar com salas de aula, laboratórios para as aulas práticas, biblioteca e todos os recursos necessários para cumprir o programa da graduação.

No curso semipresencial de Engenharia Civil, o estudante deverá comparecer em média duas vezes por semana ao polo para assistir a algumas aulas, desenvolver atividades práticas, utilizar o laboratório, apresentar trabalhos, fazer provas e se reunir com professores, tutores e colegas.

As aulas podem ser transmitidas ao vivo, via satélite, a partir de outra localidade (geralmente um campus ou polo da universidade em outro ponto do país). Normalmente, durante essas aulas, o aluno a distância tem a chance de participar em tempo real, por meio de chats ou videoconferência.

É fundamental cumprir a carga presencial do curso no polo de apoio. Além de ser uma excelente oportunidade de interagir com alunos e professores, a frequência é obrigatória.

Finalizando o tema dos polos de apoio presencial, recomendamos que você faça uma visita às unidades e veja com seus próprios olhos a infraestrutura que oferecem. Esse quesito pode ser determinante na escolha da faculdade.

Quanto ao diploma do curso de Engenharia Civil EAD, ele tem o mesmo valor dos diplomas de cursos de Engenharia Civil 100% presenciais. Aliás, a informação sobre a modalidade do curso – presencial ou a distância – nem aparece no diploma. O importante, aqui, é que a instituição e o curso sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O que se estuda no curso de Engenharia Civil a distância?

Como você já deve imaginar, o curso de Engenharia Civil é para quem gosta de matérias mais ligadas às Ciências Exatas. A carreira envolve cálculos e conceitos numéricos, além de bom raciocínio lógico, capacidade de organização, concentração e trabalho em equipe.

Veja algumas matérias tradicionais dos cursos de Engenharia Civil:

  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Ciência dos Materiais
  • Desenho Técnico
  • Estruturas de Concreto Armado
  • Estruturas de Madeira
  • Estruturas Metálicas
  • Álgebra e Geometria
  • Física Geral e Experimental
  • Gestão Ambiental
  • Geologia e Paleontologia
  • Hidráulica e Hidrometria
  • Instalações Elétricas
  • Mecânica dos Solos
  • Pontes e Grandes Estruturas

O currículo inclui também estágios em empresas, quando o estudante tem a oportunidade de entrar em contato com o mercado e o dia a dia da profissão. Nos últimos semestres, é o momento de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A apresentação do TCC ocorre no polo de apoio presencial, no último semestre do curso. Ser aprovado nesse trabalho é condição obrigatória para a obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil.

Veja também:

Vale a pena fazer faculdade a distância? Entenda

Está pensando em fazer Engenharia Civil a distância em BH? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin