dcsimg

Especializações e o Impacto no Mercado de Trabalho

O impacto positivo de profissionais habilitados no mercado de trabalho e as oportunidades provenientes do apagão de talentos residual.

Apagão de Talentos – Oportunidades e Desafios

Ultimamente no país inteiro se escuta muito o termo “apagão de talentos”. Mas o que isto quer dizer? Quando alguém se refere ao apagão de talentos, está comentando sobre a falta de profissionais qualificados em diversas áreas, o que gera um efeito muito negativo para a economia brasileira. A maior preocupação para os gestores é a falta de mão de obra especializada e competente, pois isto aumenta a dificuldade de preenchimento de vagas de forma satisfatória.

Mas nem tudo são prejuízos. Com esta falta de profissionais, os gestores de grandes empreendimentos resolveram mudar a estrátegia para as contratações, e começaram a observar mais as questões de habilidades técnicas e comportamentais excepcionais. Com este tipo de mudança, as empresas dão oportunidades de carreira a diversos tipos de pessoas, algumas com habilidade nata para a função, ou adquirida através de treinamento, o que permite que outras pessoas tenham chances de se desenvolverem na área pretendida. Outro caso que é bem visto são trocas de profissionais qualificados mais cansados ou descontentes com o trabalho, por pessoas novas que tenham energia e vontade de crescer dentro de uma empresa, mesmo que tenham pouca qualificação.

Um ponto negativo da grande demanda não atendida por profissionais, são as diferenças entre os sálarios de sênior e cargos mais baixos. Tal diferença é tão expressiva que o Brasil está posicionado entre os 20 países com esta singela diferença entre os salários de gerentes e auxiliares administrativos. De forma quantitativa, os profissionais com cargos mais altos ganham, em média, 7,3 vezes mais que os de cargos mais baixos.

Talento – Aptidão Nata e/ou Treinamento ?

A área de tecnologia está em grande expansão no Brasil, e tem feito muitos investimentos para aumentar o número de vagas e profissionais da área. A ideia das empresas é investir nos profissionais que buscam qualificação em cursos especializados para o nicho da empresa . Para ser reconhecido o profissional deve buscar trabalhar muito bem o marketing pessoal, participar de redes sociais especializadas em relacionamentos profissionais, ser proativo, motivado, dinâmico, buscar cursos conceituados e sempre se atualizar nos assuntos da área em que deseja atuar.

Para os inciantes em suas carreiras, é importante que trabalhem a criatividade e que saibam mostrar seus talentos pessoais. As soluções que as empresas estão buscando entre diversas outras, é a contratação de grandes executivos terceirizados por tempo limitado, enquanto não encontram um substituto bom o suficiente para preencher o espaço que estava faltando. O lado negativo desta solução são os altos salários que devem ser pagos a esses profissionais qualificados.

É importante que os líderes de equipes desempenhem um papel de extrema importância, pois cabe a eles criarem ambientes de confiança e compromissos aos colaboradores da empresa, gerando nos trabalhadores um desejo maior de permanecer na empresa e de se atualizarem. Desta forma é possível desenvolver o trabalho e alcançar as metas propostas.

De uma forma geral, o apagão de talentos gerou uma situação desconfortável para economia brasileira, pois atinge diversas empresas. As pautas de reuniões dentro de empresas de tecnologia, tem sido onde encontrar talentos. Os gestores estão buscando formas de encontrar colaboradores telentosos ou estão decidindo por moldar pessoas capazes de serem profissionais diferenciados . Usa-se expressão “talentos” por que trata-se de pessoas super capacitadas, que não precisam ser treinadas para entrarem no campo de atuação, são indivíduos que se adaptam rapidamente às necessidades da empresa, e principalmente que se envolvem com as mudanças e dão sugestões de como aperfeiçoar diversos pontos das empresas que trabalham.

As empresas estão cada vez mais exigentes, buscando novas diretrizes para alcançar suas metas e atingir uma situação confortável e estável para diminuir os efeitos da crise. Por isso necessitam de profissionais capazes de aumentar os seus resultados.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin