dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Estética a distância

Descubra tudo sobre a graduação em Estética EAD: como funciona, o que se estuda e onde encontrar!

Estética

Um dos setores que mais cresce no País é o da estética e embelezamento. Cada vez mais os brasileiros se preocupam com a imagem pessoal e buscam tratamentos para melhorar a aparência e a saúde.

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome produtos no setor de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal. Uma oportunidade e tanto para quem está em busca de uma carreira promissora.

O curso superior em Estética foi criado para suprir a falta de profissionais qualificados no mercado. O setor evoluiu muito nos últimos anos e a oferta de empregos ainda é grande.

Uma boa notícia para quem quer aproveitar esta oportunidade é que o curso também está disponível na modalidade a distância.

Ficou interessado? Então descubra como funciona a graduação em Estética, o que se estuda e quais universidades têm vagas para esse curso no formato EAD!

Como funciona o curso de Estética a distância

Atualmente os cursos EAD em Estética são todos do tipo tecnológico. É uma formação de nível superior com duração de dois e meio a três anos.

A metodologia de ensino varia um pouco de uma universidade para a outra. Em algumas instituições o curso acontece quase que inteiramente pela internet. O aluno deve comparecer poucas vezes ao polo de apoio para realizar atividades práticas e avaliações.

Em outras universidades os encontros presenciais são mais frequentes. Na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), por exemplo, o aluno vai ao polo uma vez por semana para assistir às teleaulas, e duas vezes ao mês para realizar as práticas em laboratório. Neste caso a modalidade de ensino é a semipresencial.

No restante dos dias o estudante acompanha o curso por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Pelo computador é possível acessar o material didático, assistir às aulas gravadas, tirar dúvidas com professores, participar de debates, etc.

Seja qual for a escolha, será necessário comparecer ao polo em alguns momentos durante o semestre. Por esta razão é importante se matricular em uma instituição que tenha um polo de apoio perto de casa ou do trabalho.

Objetivo do curso de Estética

Esta graduação prepara o profissional para realizar atividades em estética facial, corporal e capilar. Um dos principais objetivos é contribuir para a promoção e recuperação da qualidade de vida, bem-estar e autoestima.

Além da realização de tratamentos estéticos, o profissional desenvolve habilidades para manipular produtos cosméticos, utilizar equipamentos dermatológicos voltados para a estética e gerenciar serviços neste setor.

O que se estuda em Estética a distância

Por se tratar de um curso superior de tecnologia, as disciplinas são focadas na prática do profissional, envolvendo técnicas e conhecimentos necessários para a realização das atividades do dia-a-dia de trabalho.

Os conteúdos abordados pertencem principalmente às áreas de Anatomia, Cosmetologia, Dermatologia e Medicina Estética.

As disciplinas sobre Anatomia e Fisiologia humanas exploram as características dos tecidos que formam nossa pele, músculos e cartilagens. São estudadas as doenças que podem afetar a pele e as formas de identificar distúrbios faciais, capilares e corporais.

Alguns conceitos de Nutrição são abordados para que o futuro profissional conheça a importância da alimentação na manutenção da beleza e saúde da pele.

No entanto, a maior parte da grade curricular é dedicada ao estudo dos tratamentos estéticos. O estudante tem contato com diversas técnicas que podem ser aplicadas para combater flacidez, estrias, calvície e envelhecimento, entre outros.

As matérias apresentam os procedimentos corretos para cada tratamento: desde como esterilizar os instrumentos até primeiros socorros e cuidados com a biossegurança.

Além das técnicas manuais (como massagens e aplicação de cosméticos), os alunos desenvolvem habilidades para utilizar equipamentos dermatológicos.

O nome das disciplinas pode mudar um pouco de uma universidade para a outra. De modo geral, estas são as principais matérias encontradas no curso de Estética a distância:

  • Anatomia Humana
  • Avaliação e Diagnóstico Corporal
  • Avaliação e Diagnóstico Facial
  • Biologia Humana
  • Bioquímica e Farmacologia
  • Biossegurança, Urgência e Emergência em Centros de Estética
  • Cosmetologia
  • Depilação e Epilação
  • Drenagem Linfática
  • Eletroterapia
  • Empreendedorismo e Administração de Negócios
  • Estética Corporal
  • Estética Facial
  • Fisiologia Humana
  • Fundamentos em Estética
  • Imagem Pessoal, Visagismo e Maquiagem
  • Massofilaxia
  • Nutrição e Dietética
  • Procedimentos Estéticos Pré e Pós Operatórios
  • Protocolos Práticos Corporais
  • Protocolos Práticos Faciais
  • Recursos Terapêuticos Manuais
  • Técnicas Alternativas Aplicadas à Estética
  • Teorias e Técnicas de Massagem
  • Tricologia e Estética Capilar

Em algumas universidades é necessário fazer um estágio ao final do curso. Em outras, o aluno deve participar de seminários de integração a cada semestre.

Seja qual for a instituição escolhida, parte da carga horária é reservada para atividades práticas.

Onde encontrar a graduação EAD em Estética?

Atualmente existem quatro universidades que disponibilizam o curso de Estética na modalidade a distância. Confira:

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Oferece esta graduação com o nome de “Embelezamento e Imagem Pessoal”.

Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Na Uniasselvi o curso recebe o nome de “Estética e Imagem Pessoal” e dura dois anos e meio.

Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)

No Ceuclar o curso tem duração de 3 anos e recebe o nome de “Estética e Cosmética”. Os encontros presenciais acontecem uma vez por mês para a realização de atividades práticas e avaliações.

Universidade Braz Cubas (UBC)

Oferece o curso de “Estética e Cosmética” em duas modalidades: online e semipresencial.

Quanto custa estudar Estética a distância?

Todas as universidades que oferecem o curso de Estética EAD são particulares. As mensalidades variam conforme a universidade, a modalidade de ensino (online ou semipresencial) e a cidade onde o curso é oferecido.

Em algumas regiões é possível fazer o curso com um investimento de cerca de R$ 500 por mês.

No entanto, o ideal é entrar em contato com o polo de apoio da universidade de seu interesse.

É importante lembrar que existem algumas alternativas que poderão ajudá-lo a pagar a faculdade. O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma delas. Com o ProUni é possível ganhar bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em cursos a distância. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação. O ProUni tem requisitos de renda familiar e escolaridade.

Antes de efetivar sua matrícula pergunte ao setor financeiro da universidade quais as condições de pagamento e as possibilidades de desconto ou parcelamentos especiais.

Universidades que oferecem o curso de Estética na modalidade presencial

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Estética na modalidade presencial:

Veja também:

Quanto ganha um esteticista?

Está pensando em fazer Estética a distância? Já sabe em qual universidade vai tentar uma vaga? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin