dcsimg

Faculdade de Direito a distância existe? Entenda

Será que dá para estudar Direito, um dos cursos mais badalados do Brasil, sem precisar ir à faculdade todos os dias? Descubra agora mesmo!

Estudar Direito a distância parece um sonho: já imaginou poder fazer um dos cursos mais procurados do Brasil em casa, com toda a comodidade e flexibilidade que o EAD oferece?

E depois, com um diploma reconhecido em mãos, poder ingressar em uma área que está sempre em crescimento e oferece oportunidades de empregos bem remunerados tanto na iniciativa privada quanto no serviço público?

Não é à toa que Direito é o curso que ocupa o primeiro lugar disparado na preferência nacional, rumo aos 900 mil alunos matriculados.

A graduação é facilmente encontrada em quase toda instituição de ensino superior, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Agora só resta saber: faculdade de Direito a distância existe?

A resposta vem logo a seguir. Acompanhe!

Existe faculdade de Direito a distância?

Quem quiser estudar Direito terá que encarar mesmo a faculdade presencial tradicional. Ainda não existe o formato distância para essa graduação.

O Ministério da Educação (MEC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não autorizaram a realização do curso nesse formato.

Portanto, se você encontrar alguma faculdade com Direito a distância, passe longe – ou pelo menos confirme junto ao MEC!

Talvez você encontre alguma promessa de curso de Direito na modalidade semipresencial, que equilibra a carga de disciplinas a distância e a presencial.

Mas aqui, a regra também se aplica: Direito só na faculdade presencial, tradicional.

Se você quer muito estudar a distância, o jeito é torcer para daqui a alguns anos surgir uma opção de curso de Direito nessa modalidade que tenha reconhecimento do o MEC. Até lá, será preciso encarar a boa e velha sala de aula, de segunda a sexta, no turno escolhido.

Aqui, vale um alerta: quem estuda em uma faculdade não reconhecida pelo MEC termina o curso sem poder atuar formalmente na área, entrar em pós-graduações, fazer concursos públicos ou mesmo tentar fazer o tão temido exame da OAB, que habilita a atuação de advogados. Ou seja, sem o reconhecimento do MEC, é jogar dinheiro e tempo fora!

Existe alguma maneira alternativa de estudar Direito a distância?

Só se você estiver disposto a mudar de curso. Por sorte, existem algumas graduações ligadas de alguma forma à área do Direito que podem ser feitas a distância.

Estamos falando dos tecnólogos, cursos mais curtos, com tempo de formação que varia de dois a três anos, que emitem diploma de nível superior.

No caso do Direito tem algumas opções interessantes para quem quer trabalhar com investigação e perícia, serviços penais, segurança pública e gestão ambiental.

Conheça:

Gestão Ambiental: Em apenas dois anos forma gestores para atuar no planejamento, coordenação e execução de atividades que dizem respeito à preservação e recuperação do meio ambiente, com bom conhecimento sobre legislação ambiental.

Serviços Penais: Com dois anos de estudos, o profissionais deixam a faculdade aptos a trabalhar na gestão de serviços penitenciários, incluindo a política de reinserção social até os projetos de melhoria de condições de vida dos encarcerados.

Investigação Forense e Perícia Judicial: Com duração de três anos, forma profissionais para atuar na área de inteligência e investigação. O estudante vai entender tudo sobre prevenção de fraudes, crimes, armas, ações preventivas, perícia, avaliação e laudos.

Segurança Pública: Com dois anos de estudos, o curso prepara gestores para atuar no planejamento e execução de ações na área de segurança. Eles saem da faculdade com bom conhecimento sobre legislação penal, defesa civil e os processos de segurança e ordem pública.

Mas é preciso ficar ciente de que os cursos acima não oferecem o mesmo potencial de atuação que tem um bacharel de Direito. Os tecnólogos não podem atuar como advogados, por exemplo, nem fazer concursos públicos para cargos como procurador, delegado, juiz, etc.

Que outro tipo de curso de Direito dá para fazer a distância?

Se você está determinado a estudar Direito a distância terá que fazer a graduação no formato presencial e, só depois disso, poderá optar por uma pós-graduação EAD na área.

Quem já tem curso superior, em qualquer área, já pode começar a pós em Direito hoje mesmo.

Aqui, o universo de possibilidades é imenso.

Tem opção – em nível de especialização – em tudo quanto é área: Direito Ambiental, do Trabalho, Tributário, Civil, do Consumidor, etc. Basta entrar no site da sua faculdade preferida e pesquisar.

Esses você pode estudar de casa, com a tranquilidade de que irá receber um diploma válido e bem aceito no mercado de trabalho – desde que, obviamente, a faculdade em questão tenha autorização do Ministério da Educação.

Como é o curso de Direito

Direito é um bacharelado com cinco anos de duração.

Durante esse tempo, o aluno terá que se dedicar pra valer às práticas de leitura, interpretação e argumentação. Cerca de 20% do total da carga curricular é reservada para os estágios obrigatórios.

O curso pode ser encontrado em quase 1.000 faculdades pelo país. Juntas, elas oferecem cerca de 250 mil vagas por ano – uma oferta que, embora pareça imensa, não dá conta de atender a todos os interessados.

O curso pode ser dividido em duas fases básicas. A fundamentação, em que o aluno irá formar toda base de conhecimentos do Direito, e a específica, em que terá como missão conhecer leis mais detalhadas, como Direito Civil, Penal, Ambiental, do Consumidor, Tributário, Constitucional, etc.

As práticas jurídicas aparecem nos últimos anos de estudos.

Direito é uma área que, embora saturada, está sempre à procura de novos profissionais. Os concursos públicos direcionados aos bacharéis e advogados são fortes também.

Faculdades que oferecem o curso de Direito na modalidade presencial

Direito está entre os cursos mais concorridos das universidades públicas. Conseguir vaga aqui vai exigir muito estudo e muito conhecimento. Se esse é o seu objetivo, é bom começar a se preparar desde já.

Entre as faculdades particulares, que respondem por mais de 90% de todas as vagas disponíveis no país, o desafio é encontrar aquelas que atendam plenamente às suas expectativas: boa infraestrutura, unidades mais próximas da sua casa ou do trabalho e, claro, que tenham um nome reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho.

Para facilitar, a gente resolveu dar uma forcinha e trazer para você algumas sugestões de faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação e que contam com presença em quase todo o Brasil.

Conheça:

Veja também:

Conheça as áreas mais bem pagas do Direito

Você tem planos de estudar Direito a distância? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin