dcsimg

Faculdade de Comunicação

Saiba tudo sobre a faculdade de Comunicação, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde estudar para se destacar na carreira!

Faculdade de Comunicação

Quem estuda Comunicação precisa entender as diferentes formas de gerar e transmitir uma informação e como as pessoas recebem e interpretam uma mensagem. Esta formação exige muita leitura, criatividade, curiosidade e boa cultura geral.

A faculdade de Comunicação, ou Comunicação Social, oferece diferentes habilitações reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos são encontrados em grau de bacharelado ou tecnológico, na modalidade presencial e a distância, dependendo da habilitação.

Conheça as principais características de cada especialidade profissional e onde estudar Comunicação!

A Faculdade de Comunicação

A graduação em Comunicação Social dura em média quatro anos, se for de grau bacharelado, ou dois anos, ser for um curso tecnológico. O currículo conta com muitas disciplinas da área de Ciências Humanas e algumas das Ciências Exatas, no caso da Habilitação em Marketing. Há atividades práticas em todos os semestres, geralmente ligadas à redação de textos e divulgação de informações em diferentes meios de comunicação. A pesquisa também é uma parte importante dos estudos nesta área.

Algumas faculdades oferecem a possibilidade de escolher a habilitação no momento da inscrição no vestibular. Outras permitem que a escolha da especialidade profissional aconteça ao longo do curso, depois de cumprir carga horária de disciplinas básicas. Nestes casos, o currículo concentra nos primeiros semestres matérias que são comuns a todas as habilitações, como Teoria da Comunicação, Língua Portuguesa e Sociologia, por exemplo.

Conheça as principais habilitações da faculdade de Comunicação Social reconhecidas pelo MEC:

Comunicação Social – Habilitação em Marketing

O curso de Comunicação com habilitação em Marketing prepara o profissional para compreender as necessidades dos clientes e elaborar estratégias de comunicação e venda de produtos e serviços. Quem escolhe esta graduação estuda temas como o comportamento dos consumidores, técnicas de negociação, estratégias de venda, posicionamento de marca. O bacharelado tem duração média de quatro anos. Entre as opções de curso tecnológico, com duração de dois anos, temos o curso superior de tecnologia em Marketing, além de formações voltadas para determinados setores ou atividades, como Gestão Comercial, Gestão de Varejo e Eventos.

Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda

A graduação em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda forma profissionais que dominam técnicas de divulgação de produtos, serviços, marcas ou ideias. O bacharelado tem duração de quatro anos. Durante a faculdade o aluno estuda tecnologias digitais de comunicação, produção gráfica, fotografia e pesquisas de mercado. Também fazem parte do currículo disciplinas como produção textual e redação, para que os alunos aprendam a criar textos gramaticalmente corretos, com linguagem adequada aos diferentes meios de comunicação e ao público-alvo das mensagens.

Quem quer fazer o curso de tecnólogo, formando-se em apenas dois anos, existe a opção Produção Publicitária, mais focada na prática dessa atividade.

Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo

O curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo é oferecido em grau de bacharelado, nas modalidades presencial e a distância, e tem duração média de quatro anos. Durante a formação, o aluno aprende técnicas de divulgação de informações para diferentes meios de comunicação. Os jornalistas precisam desenvolver sua análise crítica para aprender a selecionar os fatos que mais interessam à sociedade. É uma das habilitações que mais exigem aptidão em redação. Em quase todas as disciplinas específicas do Jornalismo há atividades práticas como a redação de notícias, realização de entrevistas, coberturas fotográficas, editoração de jornais, apresentação de programas de rádio e televisão.

Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas

O curso de Comunicação com habilitação em Relações Públicas é oferecido em grau de bacharelado, com duração de quatro anos. Pode ser realizado tanto na modalidade de ensino presencial quanto a distância. É preciso dominar os processos de comunicação e ter bom relacionamento com as pessoas para exercer a função de Relações Públicas. Estes profissionais costumam atuar em grandes empresas e precisam interagir com diferentes setores da organização, com o mercado e com os clientes. O currículo inclui disciplinas da área de Gestão, como Administração e Economia, e também prepara os estudantes para organizar eventos.

 

Comunicação Social – Habilitação em Cinema

O curso de Comunicação com habilitação em Cinema é oferecido em grau de bacharelado, com duração de quatro anos, somente na modalidade presencial. O profissional formado em Cinema produz filmes e vídeos de ficção, publicitários, artísticos, documentais, institucionais ou jornalísticos. O estudante passa por todas as etapas de produção durante o curso: direção, direção de atores, de fotografia, de arte, montagem e edição, som, cenografia, animação, efeitos especiais. Na parte teórica, os alunos são preparados para escrever roteiros, fazer pesquisas, conhecer diferentes formas de comunicação e arte.

Quem gosta da área e prefere fazer uma faculdade mais curta, pode optar pelo curso tecnológico em Produção Audiovisual.

 

Comunicação Social – Habilitação em Multimídia

O curso de Comunicação com habilitação em Multimídia é oferecido em grau de bacharelado, apenas na modalidade presencial, e em grau tecnológico, nas modalidades presencial e a distância. A duração do bacharelado é de 4 anos e do curso tecnológico, 2 anos. As atividades ao longo da graduação são bastante práticas e preparam profissionais para trabalhar em meios digitais. O currículo combina disciplinas teóricas básicas da Comunicação com conhecimentos sobre tecnologia, habilidades com desenho e arte. Os alunos aprendem a planejar, criar e executar projetos de portais na internet, redes sociais e aplicativos para celulares e tablets. Aprendem também a editar vídeos, criar animações ou vinhetas eletrônicas.

 

O que se estuda na Faculdade de Comunicação

O currículo dos cursos de Comunicação Social varia de acordo com a habilitação. E dentro de cada habilitação, as disciplinas podem mudar conforme o enfoque de cada universidade. No entanto, existe uma base comum, com disciplinas como:

  • Comunicação em Língua Portuguesa
  • Comunicação Global, Regional e Local
  • Economia em Comunicação
  • Fotografia
  • Fundamentos das Mídias
  • Introdução ao Design
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • Pesquisa em Comunicação
  • Psicologia da Comunicação
  • Semiótica e Comunicação
  • Sociologia da Comunicação
  • Teoria da Comunicação
  • Teoria das Ciências Humanas
  • Teoria Política

Mercado de trabalho para quem faz Comunicação Social

Os grandes centros urbanos, principalmente no Sul e Sudeste do país, concentram o maior número de vagas de trabalho. O uso de novas tecnologias também vem criando boas perspectivas nestas regiões para os profissionais de Comunicação.

Algumas carreiras desta área, como Diretor de Marketing e Apresentador de TV, estão entre as mais bem pagas do País. Conheça alguns dos cargos mais comuns exercidos por profissionais formados em faculdades de Comunicação:

  • Repórter
  • Analista de Propaganda e Marketing
  • Desenvolvedor de Conteúdo – Marketing e Propaganda
  • Consultor de Marketing
  • Gerente de Relações Públicas
  • Assessor de Imprensa
  • Editor de Audiovisual
  • Editor de Redação
  • Gerente de Comunicação Interna

Onde estudar Comunicação

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos de Comunicação, em diferentes habilitações:

Veja também:

Cursos de Humanas mais bem pagos

Ficou interessado em estudar Comunicação? Com qual habilitação você se identifica mais? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin