dcsimg

Descubra tudo sobre a faculdade de Filosofia

Saiba tudo sobre o curso de Filosofia: o que se estuda, como funciona, oportunidades de trabalho e onde encontrar boas faculdades!

A faculdade de Filosofia é a escolha ideal para aqueles que gostam de refletir sobre a construção da sociedade, as relações humanas e a evolução do conhecimento. O curso exige muita leitura e pesquisa, pois o currículo é repleto de disciplinas teóricas.

A graduação em Filosofia pode ser encontrada na modalidade presencial e a distância, em universidades públicas e privadas de todas as regiões do País. A duração varia de 3 a 4 anos. O grau de licenciatura é o mais comum, mas há também bacharelados em muitas faculdades.

Você se identifica com a carreira de filósofo? Saiba mais sobre o curso, onde estudar, o mercado de trabalho deste profissional e se esta formação combina com você!

A faculdade de Filosofia

Quem opta por estudar Filosofia deve estar preparado para ler, pesquisar e escrever bastante ao longo de todo o curso. Os filósofos precisam entender muito sobre História, em especial sobre as questões éticas, morais e políticas da civilização, desde a Antiguidade.

Já no primeiro semestre o currículo propõe um mergulho profundo em disciplinas teóricas. Depois de adquirir uma noção geral sobre Filosofia, os alunos se dedicam ao estudo das obras de grandes pensadores, como Platão, Aristóteles, Kant e Hegel, entre outros importantes filósofos.

Diferentemente de outras graduações da área de Humanas, os alunos de Filosofia não precisam passar por laboratórios e nem muitas aulas práticas – o aprendizado se dá principalmente entre livros, teses e artigos e os estudantes passam grande parte do tempo em bibliotecas. Debates e seminários são atividades frequentes do curso. Nessas oportunidades os alunos aprendem a construir argumentos e exercitam o pensamento crítico.

Bacharelado ou licenciatura em Filosofia?

A diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em Filosofia é muito pequena. Quem opta pela licenciatura, que prepara professores, vai passar por disciplinas ligadas à prática da educação. Este foco na didática não acontece no currículo dos cursos de bacharelado. Os bacharéis em Filosofia são profissionais dedicados principalmente à pesquisa.

A duração dos dois tipos de formação é a mesma, 3 a 4 anos. Geralmente os cursos na modalidade a distância podem ser feitos num tempo mais curto, em seis semestres, se os alunos concentrarem esforços no cumprimento da carga horária e das atividades do currículo.

Os alunos da licenciatura em Filosofia devem realizar um estágio obrigatório, durante o qual poderão dar aulas na educação básica. Já os de bacharelado devem apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formarem.

O que se estuda na faculdade de Filosofia

As disciplinas do curso de Filosofia são divididas em dois grandes eixos: o Histórico e o Sistemático. No primeiro, elas formam uma base de conhecimentos sobre as teorias filosóficas desde a Antiguidade até a Era Moderna. No segundo, abordam as questões mais relevantes de cada época. Veja as principais disciplinas que estão no currículo de Filosofia, tanto na licenciatura quanto no bacharelado:

  • Estudos Socioculturais
  • Socioeconomia e Geopolítica
  • Pensamento Ocidental Antigo e Medieval
  • Filosofia na Grécia Antiga
  • Filosofia na Idade Média
  • Pensamento Ocidental Moderno e Contemporâneo
  • Ética
  • Ética Clássica e Medieval
  • Ética Moderna e Contemporânea
  • Estudo Filosófico do Raciocínio
  • Ontologia Antiga e Medieval
  • Ontologia Moderna e Contemporânea
  • Leitura e Interpretação de Textos Filosóficos
  • Pensamento Político
  • Investigações Filosóficas sobre a Linguagem
  • Conceito Filosófico de Homem
  • Filosofia e Educação
  • Religião
  • Filosofia, Ciência e Sociedade
  • Estética e História da Arte

A faculdade de Filosofia a distância

Há diversas faculdades no Brasil que oferecem o curso de Filosofia na modalidade a distância com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). O currículo desses cursos é muito semelhante ao da graduação presencial e o diploma tem a mesma validade no mercado.

A vantagem da metodologia a distância é a flexibilidade para estudar. As aulas podem ser assistidas online, no horário que for mais conveniente. Os alunos recebem materiais didáticos para cada disciplina, interagem com colegas e professores e realizam atividades por meio do computador, numa plataforma própria do curso. Eles devem se deslocar para o polo de apoio da faculdade apenas para as avaliações periódicas e as atividades presenciais.

Mercado de trabalho para quem se forma em Filosofia

A obrigatoriedade de Filosofia no ensino médio em todas as escolas particulares e públicas do Brasil, determinada recentemente por lei, consolidou o mercado de trabalho para os alunos de licenciatura. Entre os bacharéis, muitos ainda procuram a carreira acadêmica, lecionando em universidades.

Embora grande parte dos profissionais formados em Filosofia ainda atue como professor, as oportunidades de trabalho estão cada vez mais diversificadas nesta área. Há boas opções de emprego surgindo em outros campos.

O mercado editorial é um deles. Além de atuar na tradução de obras clássicas, os filósofos têm conquistado espaço também como escritores, publicando livros sobre temas variados.

Em ONGs, costumam trabalhar na implantação de projetos de transformação da realidade social de determinados grupos. Podem prestar consultoria e assessoria a movimentos sociais e políticos. Os filósofos também são contratados para proferir palestras em empresas sobre temas como análise do contexto social, motivação, relação entre família e trabalho, etc.

Os profissionais têm sido recrutados ainda para atuar em grupos interdisciplinares de pesquisa em ciências para contribuir no estudo de questões éticas, biológicas e médicas.

Onde estudar Filosofia

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Filosofia:

Veja também:

Quanto ganha um professor?

Vai tentar uma vaga em Filosofia? Que trabalho pretende desempenhar como filósofo? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin